A Maratona de Programação é evento da SBC desde o ano 2000, e está ligada à Secretaria de Eventos Especiais da SBC, coordenada pelo Prof. Dr. Ricardo de Oliveira Anido (IC-Unicamp).
Desde 1996 times brasileiros vêm disputando o concurso regional e, com exceção às finais de 1999-2000 desde então sempre houve participação brasileira nas finais mundiais da competição. Na tabela abaixo mostramos a evolução no número de times e escolas brasileiras participantes da Maratona de Programação, a porcentagem de times brasileiros na regional sulamericana e o número de times brasileiros nas finais mundiais da competição.
Ano | Num de times | Num de IES | Part Bras na Regional | Part Bras nas finais |
1996 | 13 | 13 | 100% | 1 |
1997 | 18 | 18 | 75% | 1 |
1998 | 21 | 21 | 46.6% | 2 |
1999 | 26 | 22 | 44.8% | 0 |
2000 | 40 | 26 | 44.4% | 2 |
2001 | 68 | 39 | 56.6% | 2 |
2002 | 114 | 61 | 64.4 | 3 |
2003 | 119 | 60 | 61.9% | 2 |
Em 2003 o evento ocorreu simultaneamente em quatro cidades: Campinas, no Instituto de Computação da Unicamp, sob coordenação do Prof. Rodolfo Jardim de Azevedo; Campo Grande na Univ. Federal do Mato Grosso do Sul, sob coordenação do Prof. Edson Norberto Cáceres; Erechim na URI campus Erechim, sob coordenação do Prof. Jacques Brancher e em Fortaleza, na Unifor, sob coordenação do Prof. Pedro Porfirio.
Conforme havia sido acordado no Comitê Diretor do Concurso Regional Sul-Americano, os dois melhores times brasileiros participaram das finais mundiais da competição que ocorreram na cidade de Praga, República Checa, de 28 de março a 1 de abril de 2004. Os representantes do Brasil foram os times do IC-Unicamp e UFPE. Ambos os times receberam menção honrosa na competição.
O sucesso que a competição vem demonstrando é devido à participação de dezenas de voluntários na organização da competição: diretores de sede e seu apoio local, responsáveis pela organização local, responsáveis pela elaboração da prova e sua correção no dia da competição e responsáveis pelo sistema utilizado durante a competição e sua instalação. A eles se deve a realização de um concurso perfeito em que os times tiveram oportunidade de desenvolver seus problemas com tranqüilidade e em que se verificou a integração dos estudantes. É sempre bom lembrar que são para eles, os estudantes, que a competição é realizada e neles que as atenções devem ser focalizadas.
Como dito anteriormente, a Maratona em 2003 ocorreu sem grandes problemas de organização, sistemas e na prova. O único evento desagradável se deu na indicação dos times que representariam a regional sul-americana nas finais mundiais da competição. Os membros do comitê diretor da regional já haviam decidido o número de participantes nas finais de cada sub-região (Brasil, Argentina-Chile e Venezuela), sem, entretanto, divulgar esta decisão no site. Isso causou em alguns times a sensação de que tinham sido preteridos após a realização da prova, o que não ocorreu. O comitê diretor está estudando propostas de permitir que a escolha dos representantes da região seja o mais justa possível, dando igualdade de condições de participação a todos os países e valorizando os países em que a competição tem maior participação. Neste ano as regras devem ser divulgadas ainda no primeiro semestre.
Neste ano pretendemos tornar a competição ainda mais forte no Brasil, realizando-a em dois níveis. Numa primeira fase, descentralizada, serão realizadas seletivas locais, que classificarão os melhores times para as finais brasileiras, com um número pequeno (cerca de 20) de times. Pretendemos que este modelo seja aplicado à regional sulamericana, o que permitiria que a participação regional fosse respeitada e, ao mesmo tempo, os melhores times da final (independente de sua procedência) representassem a regional nas finais mundiais.
Sobra de 2002 | R$ 15.611,42 |
CNPq Proc. no.460003/03-8 | R$ 50.000,00 |
Inscrições de 119 times a R$ 300,00 | R$ 35.700,00 |
Apoio da IBM Mundial | R$ 13.991,45 |
Total | R$ 115.302,87 |
Medalhas para os melhores times | Cheque no. 850001 | R$ 715,00 |
Troféu para o campeão | Cheque no. 850002 | R$ 108,00 |
Camisetas de participação | Cheque no. 850003 | R$ 4.263,00 |
9 passagens aéreas para participação dos times nas Finais Mundiais | Cheque no. 850004 | R$ 26.173,06 |
Total gasto: | |
R$ 31.259,06 |
Os R$ 18.740,94 restantes foram incorporados aos R$ 50.000,00 depositados no aditamento, e serão gastos na competição do próximo ano. Vale lembrar que as finais mundiais de 2005 ocorrerão em Shangai, China, o que acarretará em um grande custo nas passagens aéreas para participação nestas finais.
Passagens aos observadores externos das sedes | Cheque no. 850011 | R$ 3.424,70 | |
Adiantamento ao site de Campinas (65 times) | Cheque no. 850012 | R$ 19.500,00 | |
Adiantamento ao site de Erechim (20 times) | Cheque no. 850013 | R$ 6.000,00 | Gastos R$ 5.609,80 |
Adiantamento ao sitede Fortaleza (19 times) | Cheque no. 850014 | R$ 5.700,00 | Gastos R$ 5.005,91 |
Correio para as sedes MS, CE e RS | Cheque no. 850015 | R$ 114,00 | |
Repasse ao site de Campinas (+7 times) | Cheque no. 850016 | R$ 2.100,00 | |
Gastos do site de Campo Grande | Cheque no. 850017 | R$ 1.170,00 | |
Cobertura das despesas de Marcus Poggi em Fortaleza | Cheque no. 850018 | R$ 89,44 | |
Despesas de importação dos prêmios enviados pela IBM | Cheque no. 850019 | R$ 4.149,77 | |
Repasse de despesas no site Campinas | Cheque no. 850020 | R$ 172,00 | |
Placas dos troféus | Cheque no. 850021 | R$ 19,00 | |
Repasse dos 15% da SBC | Cheque no. 850022 | R$ 5.355,00 | |
Total gasto | |
R$ 47.793,91 | |
Total corrigido | |
|
R$ 46.709,62 |
Os comprovantes estão à disposição caso seja necessário. Dos R$ 5.700,00 repassados à sede de Fortaleza foram devolvidos R$ 649,09 (conforme descrição detalhada dos gastos abaixo). Dos R$ 6.000,00 repassados à sede de Erechim foram devolvidos R$ 390,20 (conforme descrição). Informamos à IBM-Mundial o valor do imposto de importação dos brindes enviados e a taxa deve ser ressarcida em breve.
Hospedagem | R$ 6.020,00 |
Transporte dos times | R$ 1.070,89 |
Lanches | R$ 2.581,00 |
Aluguel do ginásio | R$ 2.519,45 |
Churrascaria | R$ 4.305,00 |
Material de consumo (balões e papelaria) | R$ 320,13 |
Serviço de segurança | R$ 732,60 |
Serviço de rede elétrica e lógica | R$ 3.314,12 |
Seguro e transporte dos computadores | R$ 659,00 |
Telefone e CPMF | R$ 85,75 |
Lanche dos voluntários | R$ 164,38 |
Total | R$ 21.772,32 |
O custo por time foi de R$ 302,39.
Coquetel, lanches, despesas gerais, jantar | R$ 770,00 |
Hotel do juiz | R$ 218,50 |
Despesas com juiz e palestrante | R$ 136,00 |
Outros materiais (balões, telefone, xerox) | R$ 45,50 |
Total | R$ 1.170,00 |
O custo médio de um time no site foi de R$ 234,00.
Decoração, balões, faixas | R$ 113,00 |
Lanches e coffe-breaks | R$ 756,10 |
Jantar | R$ 603,00 |
Xerox | R$ 163,00 |
Material de consumo (cabos) | R$ 218,50 |
Hospedagem | R$ 1.596,20 |
Despesas diversas (fotos, livros, cartazes) | R$ 960,00 |
Pagamento de terceiros | R$ 1.200,00 |
Total | R$ 5.609,80 |
O custo por time foi de R$ 280,49.
Hospedagem | R$ 1.500,00 |
Jantar de confraternização | R$ 1.116,25 |
Transporte | R$ 800,00 |
Lanche | R$ 1.050,00 |
Materiais diversos (xerox, balões, etc) | R$ 518,00 |
CPMF | R$ 21,66 |
Total | R$ 5.005,91 |
Nesta sede o custo médio de um time foi de R$ 263,46.
Com isso, restou na conta 12550-4 da agência 3559-9 do Banco do Brasil, após a cobrança de taxas, CPMF, etc a quantia de R$ 19.341,45 que foi aplicada e será utilizada na competição de 2004. Mais uma vez solicitamos especial atenção da SBC ao evento. Segundo o manual de prestação de contas, a verba deveria ser dividida em duas metades: uma recolhida à diretoria da SBC a que pertence a competição e outra à instituição organizadora (no caso o IME-USP). Pelo caráter permanente da Maratona solicito a permissão de deixar o saldo aplicado a ser utilizado no evento (ou outros da diretoria de eventos especiais, se assim solicitado) neste ano.
Os maiores agradecimentos se devem às pessoas que efetivamente "carregam o piano" da Maratona, doando parte do seu tempo à competição. Foi o caso, em 2003, dos diretores de sede: Prof. Rodolfo Jardim de Azevedo (IC-Unicamp), Prof. Edson N. Caceres (UFMS), Prof. Jacques D. Brancher (URI campus Erechim) e Prof. Pedro Porfirio (Unifor). Peço a eles que repassem meus mais sinceros agradecimentos à legião de voluntários que auxiliaram antes, durante e depois da prova, preparando o material, instalando a competição, entregando listagens e balões e até limpando as salas após o evento. Sua ajuda foi inestimável. Agradeço também aos responsáveis pela elaboração e correção da prova em nome do Prof. Ricardo de Oliveira Anido (IC-Unicamp). Neste ano estreamos um novo sistema de controle da competição, assim como um novo ambiente de desenvolvimento que funcionou praticamente sem problemas durante a prova. Meus agradecimentos ao Prof. Cassio P. de Campos (PUC-SP) pela coordenação da equipe de sistemas e pela valorosa ajuda de cada um dos responsáveis locais: Ulisses F.F. da Silva (IC-Unicamp), Erik Joey Hanashiro (UFMS), Ismael Perin (Uri Erechim) e Marcos Helano M. Carneiro (Unifor). Além da preparação do sistema, a equipe produziu manuais de uso do Boca e do Maratona Linux que se mostraram muito úteis para os times.
Nossa tarefa na organização da competição é fazer o melhor dentro de nossas possibilidades para que a competição ocorra em um ambiente em que os alunos possam aprender conceitos de algoritmos, estruturas de dados e técnicas de programação ao mesmo tempo que desenvolvem suas habilidades de resolução de problemas, companheirismo e trabalho em equipe. Nossa tarefa é garantir que a competição seja justa ao mesmo tempo que todos os participantes possam efetivamente se divertir. Finalmente, abaixo está a foto dos dois times brasileiros no Obecni Dum, local de realização das finais mundiais deste ano, em Praga, República Checa. É sempre bom rever na alegria deles o motivo pelo qual a competição se realiza.
Carlos Eduardo Ferreira - IME-USP
Maratona de Programação