Primeira Fase: 10 de setembro de 2005
Final Brasileira: 11 e 12 de novembro de 2005

Regras

A Maratona de Programação faz parte da Regional Sul-Americana do Concurso de Programação da ACM. Assim, as regras das regionais se aplicam neste concurso no tocante à formação dos times, pontuação e classificação para as finais mundiais do Concurso da ACM.

Realização da Maratona de Programação

Neste ano a Maratona de Programação ocorrerá em duas fases. A primeira fase da Maratona será no dia 10 de setembro de 2005 em várias sedes no país aprovadas pelo Comitê Diretor da Maratona. As inscrições para sediar a primeira fase devem ser feitas ao Comitê Diretor da Maratona até 15 de julho, e as sedes aceitas estarão cadastradas no site do ICPC até 31 de julho .

As inscrições dos times devem estar completas (veja as informações sobre inscrições) até 2 de setembro. A prova da primeira fase será a mesma para todas as sedes, e o responsável pela sede garantirá as condições para a realização do concurso local. Os resultados das sedes deverão ser enviados ao Comitê Diretor da Maratona até 13 de setembro de 2005.

O Comitê Diretor informará até 17 de setembro de 2005 as equipes classificadas para a final brasileira, que se realizará nos dias 11 e 12 de novembro. As despesas dos times durante a final serão cobertas pela organização. Poderá haver ajuda parcial para o transporte dos times mais distantes ao local da final brasileira. Os times brasileiros classificados para a final mundial terão sua viagem à final paga pela organização da Maratona.

Inscrição de times e classificação para a final brasileira

Na primeira fase da Maratona cada instituição poderá inscrever até três times na sede em que julgar mais conveniente. A fase final da Maratona de Programação ocorrerá nos dias 11 e 12 de novembro, e contará com cerca de 30 times classificados. Cada escola poderá ter no máximo dois times nesta final.

As vagas na final brasileira serão distribuídas pelas sedes como descrito abaixo e serão ocupadas pelos primeiros classificados desta sede, desde que o time tenha resolvido mais de um problema na prova da primeira fase:

Havendo vagas restantes, estas serão atribuídas por decisão do Comitê Diretor da Maratona de Programação sob forma de incentivo ao crescimento de sedes ainda não contempladas onde tenham competido times que tenham resolvido mais de um problema da prova, ou por outros critérios que serão divulgados na ocasião da definição dos times participantes da final.

Formação dos times

Cada time representa uma instituição de ensino superior, e é formado por um coach e três alunos desta instituição. Uma mesma instituição pode ter até três times participantes da primeira fase do concurso. A aceitação do terceiro time está sujeita à capacidade da sede em que a inscrição se realiza e será atendida por ordem de chegada.

O concurso se destina a alunos de instituições superiores tipicamente da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) e áreas afins (matemática e engenharia). O coach será o representante da instituição junto à organização do concurso e deverá ser um docente desta instituição ou deverá ser indicado (através deste formulário) para a função por um representante da instituição. O mesmo coach poderá representar todos os times da instituição. Os times da instituição poderão ser inscritos em qualquer das sedes brasileiras aceitas pelo Comitê Diretor do concurso, respeitado o máximo de três times inscritos na Maratona de Programação. Todos os times da instituição devem competir na mesma sede.

Cada time é composto por três alunos e, no máximo um reserva, que deverá ser também aluno da instituição de ensino. A participação do reserva no concurso se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização do concurso. Depois de iniciado o concurso não há possibilidade de substituições no time.

Um time é elegível se todos os seus membros satisfizerem a condição abaixo:

Ou, reescrevendo de outra forma, siga o seguinte "programa" para verificar se o competidor é ou não elegível segundo as regras: Veja ainda a árvore de decisão de elegibilidade para tirar suas dúvidas.

Há a possibilidade de, em casos excepcionais, recorrer à direção do ICPC sobre a elegibilidade de um competidor. Em caso de dúvida, entre em contato com o Comitê Diretor da Maratona.

Formato do concurso

Em cada uma das fases da Maratona de Programação os times receberão uma prova com diversos (entre 6 e 10) problemas que devem ser resolvidos durante 5 horas de competição. Os problemas são resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis: C, C++, Pascal ou Java (Pascal está sendo abandonada pela organização do ICPC e deverá não mais constar entre as linguagens permitidas a partir de 2006). Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.

O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 5 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time com a primeira submissão correta. Persistindo o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.

A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação dos programas submetidos pela organização da competição.

Premiação e qualificação para as finais mundiais

A Maratona de Programação da SBC oferece medalhas aos dez primeiros colocados na fase final da competição: ouro para os três primeiros; prata para o quarto, quinto e sexto; e bronze para o sétimo a décimo lugares. Além disso, o time campeão recebe uma cópia do troféu "Maratona de Programação".

O time campeão da Maratona de Programação garante participação nas finais mundiais do concurso de programação da ACM, que neste ano ocorrerão em abril de 2006, em San Antonio, Texas, Estados Unidos. Caso o Brasil receba outras vagas da regional sul-americana da competição, estas serão ocupadas pelos primeiros colocados da final brasileira.

Recursos

Apenas o coach do time poderá recorrer à organização do evento caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição. Qualquer recurso deve ser inicialmente enviado ao diretor da Maratona de Programação dentro de dois dias úteis a contar no dia da realização do concurso. O Comitê Diretor da Maratona de Programação decidirá sobre o caso nos três dias úteis seguintes. O Comitê Diretor da Maratona de Programação encaminhará o recurso e a decisão local ao Regional Contest Director da Regional Sul-Americana do ICPC. Os resultados da Maratona de Programação serão finais apenas quando todos os recursos tiverem sido julgados.

Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de um time ou má conduta da administração do concurso com intenção de prejudicar. As decisões dos juízes são finais. Não cabe recurso quanto a um julgamento de um problema.


Qualquer dúvida a respeito das regras deve ser encaminhada ao Comitê Diretor da Maratona de Programação.
Last modified: Mon Aug 1 14:16:17 BRT 2005