Primeira Fase: 20 de setembro de 2008
Final Brasileira: 14 e 15 de novembro de 2008
As inscrições dos times devem estar completas (veja as informações sobre inscrições) até 10 de setembro. A prova da primeira fase será a mesma para todas as sedes, e o responsável pela sede garantirá as condições para a realização do concurso local. Os resultados das sedes deverão ser enviados ao Comitê Diretor da Maratona até 23 de setembro de 2008.
O Comitê Diretor informará até 3 de outubro de 2008 as equipes classificadas para a final brasileira, que se realizará nos dias 14 e 15 de novembro. As despesas dos times durante a final serão cobertas pela organização. Poderá haver ajuda parcial para o transporte dos times mais distantes ao local da final brasileira.
As vagas na final brasileira serão distribuídas pelas sedes que tiverem atingido o mínimo de 6 times e 3 escolas participantes na sede. O número de vagas da sede será definido como descrito abaixo e estas vagas serão ocupadas pelos primeiros classificados desta sede, desde que tais times tenham resolvido pelo menos dois problemas na prova da primeira fase:
O concurso se destina a alunos de instituições superiores tipicamente da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharia). O coach será o representante da instituição junto à organização do concurso e deverá ser um docente desta instituição ou deverá ser indicado (através deste formulário) para a função por um representante da instituição. O mesmo coach poderá representar todos os times da instituição. Os times da instituição poderão ser inscritos em qualquer das sedes brasileiras aceitas pelo Comitê Diretor do concurso. Todos os times da instituição devem competir na mesma sede.
Cada time é composto por três alunos e, no máximo, um reserva. Todos devem ser alunos regulares de cursos de graduação ou pós-graduação da instituição de ensino. A participação do reserva no concurso se dará apenas em caso de algum problema ocorrer com um dos participantes antes da realização do concurso, e a substituição deverá ser comunicada ao Comitê Diretor da XIII Maratona de Programação até, no máximo, a véspera da competição. Depois de iniciado o concurso não há possibilidade de substituições no time.
Um time é elegível se todos os seus membros satisfizerem a condição abaixo:
Apresentamos abaixo novamente as regras, agora em forma de um "programa" para verificar se o competidor é ou não elegível:
se
o competidor já participou de cinco regionais,
ele não é elegível
ATENÇÃO: Conforme descrito nas as regras das regionais do ICPC há a possibilidade de, em casos excepcionais (afastamentos por motivo de saúde, serviço militar, etc) ser concedido uma extensão no período de elegibilidade de um competidor. Para isso o coach deverá encaminhar um pedido ao comitê de elegibilidade do ICPC. No parágrafo abaixo (extraído das regras do ICPC) está descrito como o coach deve proceder:
To make such a request, the coach must petition the ICPC Eligibility Committee at least three weeks before the regional contest. The ICPC Eligibility Committee will render a decision within five business days.
Caso seu pedido seja atendido, envie uma cópia da mensagem do Comitê de Elegibilidade do ICPC ao Comitê Diretor da Maratona.
Em caso de dúvida, entre em contato com o Comitê Diretor da Maratona.
Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.
O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 5 horas de competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time com a primeira submissão correta. Persistindo o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.
A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.
O time campeão da Maratona de Programação garante vaga nas finais mundiais do concurso de programação da ACM. Caso o Brasil receba outras vagas nas finais da competição, estas serão ocupadas pelos primeiros colocados da final brasileira, respeitado o limite de uma vaga por instituição, conforme regra do ICPC.
Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de um time ou má conduta da administração do concurso com intenção de prejudicar. As decisões dos juízes são finais. Não cabe recurso quanto a um julgamento de um problema.
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