Primeira Fase: 22 de setembro de 2007
Final Brasileira: 9 e 10 de novembro de 2007

Maratona de Programação 2007

A Maratona de Programação foi realizada em 2007 em uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Computação e a Fundação Carlos Chagas. A competição teve duas fases. A primeira fase teve a participação recorde de mais de 288 times de 114 escolas em 33 sedes espalhadas pelo país.

Problemas e resultados da primeira fase 2007

Cinquenta e um times classificaram-se para as finais brasileiras, disputadas nos dias 9 e 10 de novembro de 2007 na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte. A final foi realizada pelo Prof. Wagner Meira e por Fernando Duarte. A competição ocorreu no saguão da Reitoria da UFMG.

O time campeão da Maratona de Programação 2007 foi o time O que é overflow do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), formado por Anderson Aiziro, Felipe Souza, Rafael Daigo Hirama, coach Armando Gouveia.

Os times que receberam medalhas foram:

O placar final da competição pode ser conferido neste link. Estão também disponíveis: lista de submissões, lista de clarifications, lista de tasks, sumário do site, e estatísticas.

Os problemas do warmup e da prova, assim como o comitê de juízes está disponível no link acima.

Veja um vídeo sobre a final (e o inesquecível rallye a pé). Outro vídeo sobre o rallye. Neste outro vídeo uma equipe mostra suas habilidades de malabarista e resolvedores de cubos mágicos (ao mesmo tempo!!).

Alguns álbuns de fotos da competição:

Se você tem fotos da final e quer compartilhá-las, mande-me o link.

Participação nas finais mundiais

Oito times sul-americanos conseguiram se classificar para as Finais Mundiais da competição em 2008, em Banff, Canadá. Os quatro times brasileiros eram: As finais ocorreram nos dias 7 a 10 de abril de 2008 em Banff, Canadá. O melhor colocado entre os times latino-americanos (incluindo os sul-americanos e mexicanos) foi o time da Universidad de Buenos Aires que resolveu 4 problemas propostos. Entre os times brasileiros o do IME-USP e do ITA resolveram três problemas e terminaram em 47o. lugar. Os times da Unicamp e IME resolveram dois problemas.