Primeira Fase: 19 de setembro de 2009
Final Brasileira: 23 e 24 de outubro de 2009

Maratona de Programação 2009

A Maratona de Programação foi realizada em 2009 em uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Computação e a Fundação Carlos Chagas. A competição teve duas fases. A primeira fase teve a participação recorde de 410 times de 145 escolas em 44 sedes espalhadas pelo país.

Problemas e resultados da primeira fase 2009

Cinquenta e dois times classificaram-se para as finais brasileiras, disputadas nos dias 23 e 24 de outubro de 2009 no Instituto de Computação da Unicamp. O diretor da final foi o Prof. Rodolfo Azevedo.

O time campeão da Maratona de Programação 2009 foi o time Pedrov, Victorov e Mairova da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), formado por Pedro Bello, Víctor Medeiros, Maíra Araújo e coach Liliane Salgado.

Os times que receberam medalhas foram:

O placar final da competição pode ser conferido neste link. Os problemas do warmup e da prova, assim como o comitê de juízes estão disponível no link acima.

Várias fotos estão disponíveis na página da Maratona no Facebook.

Participação nas finais mundiais

As Finais Mundiais do Concurso de Programação da ACM (ICPC) ocorreram neste ano nos dias 1 a 6 de fevereiro de 2010 em Harbin, China. Neste ano, mais de 22000 estudantes representando 1931 universidades de 82 países nos 6 continentes disputaram regionais em todo o mundo, e 100 participaram da final mundial. Dos 410 times que participaram da Maratona de Programação, sete se classificaram para as finais mundiais:

O time da UFPE e do IME-USP resolveram 5 dos problemas propostos e terminaram no 14o. lugar. No desempate o time da UFPE sagrou-se campeão latino-americano da competição. Os outros times do Brasil tiveram excelente desempenho. Os times do ITA e Unicamp resolveram 4 problemas e ficaram na 36a. colocação. Os outros times brasileiros resolveram três problemas ou menos, obtendo menção honrosa na competição.