Primeira Fase: 17 de setembro de 2011
Final Brasileira: 4 e 5 de novembro de 2011

Maratona de Programação 2011

A Maratona de Programação foi realizada em 2011 em uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Computação e a Fundação Carlos Chagas. A competição teve duas fases. A primeira fase teve a participação recorde de 536 times de 191 escolas em 44 sedes espalhadas pelo país.

Problemas e resultados da primeira fase 2011

Cinquenta times classificaram-se para as finais brasileiras, disputadas nos dias 4 e 5 de novembro de 2011 na UFG, Goiânia, e o diretor da final foi o Prof. Humberto Longo (UFG).

A final brasileira de 2011 ocorreu em Goiânia, Goiás, no excelente centro de convenções daquela Universidade. A final ocorreu num clima excelente, e contou com a participação do Dr. Fernando Freire, presidente da Fundação que prestigiou o evento.

Os problemas do warmup foram elaborados por Ines Kereki (Uruguai). Entradas e saídas

Os problemas da competição ( Entradas e saídas) tiveram os seguintes autores:

O Comitê de problemas foi formado por Alejandro Strejilevich de Loma (Argentina), Fabio Dias Moreira (Brasil), Pablo Ariel Heiber (Argentina), Pedro Oscar Perez Murueta (Mexico), Rafael Armando Garcia Gomez (Colombia), Ray Williams Robinson Valiente (Cuba) e Ricardo Anido (Brasil), e contou ainda com os testers Cláudio L. Lucchesi (Brasil), Joel Ucho (Brasil), Pablo dal Lago (Argentina e Nicolas Alvarez (Argentina).

O time campeão da Maratona de Programação 2011 foi o time Challenge Accepted da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), formado por Davi Pinheiro, Filipe Melo, Luiz Silva e pela coach Liliane Salgado. É a sétima vez que a UFPE ganha a Maratona de Programação, quarta vez em seguida. Além do troféu e da classificação para o mundial em Varsóvia, o time da UFPE ganhou 4 iPads, gentilmente oferecidos pela Fundação Carlos Chagas.

Os times que receberam medalhas foram:

O placar final da competição pode ser conferido neste link. Várias fotos estão disponíveis na página da Maratona no Facebook.

Treinamento para o mundial

A Escola de Verão 2012 da Maratona de Programação visa treinar os competidores brasileiros que participarão da final mundial do ICPC em 2012. Aproveitando a oportunidade, vagas extras foram abertas para outros times brasileiros e sul-americanos com o intuito de melhorar a qualidade da competição nos próximos anos. A organização do treinamento foi do Prof. Rodolfo Azevedo (IC-Unicamp) e ela ocorreu de 16 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012.

Participação nas finais mundiais