Primeira Fase: 10 de setembro de 2016
Final Brasileira: Belo Horizonte, 11 e 12 de novembro de 2016

Primeira Fase 2016

A primeira fase da Maratona de Programação 2016 teve 779 times inscritos de 231 escolas que representaram todos os estados do Brasil, estabelecendo um novo recorde de participação. Além destes times, algumas sedes ainda receberam times "café com leite" fazendo um total de 789 times participantes.

Pela primeira vez, todas as sedes participaram da correção centralizada, e a equipe de juízes formada por Ricardo Anido (Unicamp), Bruno Adami (Google), Cláudio L. Lucchesi (UFMS), Guilherme A. Pinto, Luis Fernando D. de Abreu (Google), Paulo Cezar P. Costa (UFG), Vinicius dos Santos (UFMG) e Juan Pablo Marin Rosas (Universidad de Guadalajara) corrigiu as submissões de todas as sedes. Boa parte da correção ocorreu de forma automática e sem contratempos, graças aos esforços dos diretores de sede e suas equipes técnicas, coordenadas por Cassio P. de Campos (Queens Univ.) e Bruno C. Ribas (UTFPR).

Sobre a prova:

Sobre a competição:

Veja nesta página as regras para distribuição de vagas pelas sedes. Em resumo, as vagas são de três tipos:

Além disso, segundo as regras, uma sede se qualifica para vagas na final se tiver pelo menos 10 times e 5 escolas O número de vagas pelo tamanho da sede é calculado pela fórmula abaixo:

NúmerodeVagas = arredonda(40 * NumerodeEscolasnaSede / TotaldeEscolas).

Uma mesma escola pode classificar dois times para a final brasileira apenas no caso dos times classificarem-se pela regra 1. Um time só pode se qualificar para a final brasileira se resolver pelo menos dois problemas na primeira fase.

A formação das supersedes segue o que está descrito nas regras da competição. Apenas o melhor time de cada sede dentro de uma supersede pode se classificar para a final brasileira.

Foram considerados apenas os times aceitos até 2 de setembro, 11:00.