Primeira Fase: 9 de setembro de 2017
Final Brasileira: Foz do Iguaçu, 10 e 11 de novembro de 2017

Maratona de Programação 2017

No ano de 2017 ocorreu a XXII Maratona de Programação, uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação. A primeira fase ocorreu em 9 de setembro, e nela participaram oficialmente 816 times de 232 escolas. Havia 51 sedes simultâneas no país, e, em várias delas, times "café com leite" puderam participar (sem competir a vagas) num total de 837 times participantes. Todas as sedes estavam sincronizadas e a correção foi centralizada.

Problemas e Resultados da Primeira Fase 2017

A final brasileira de 2017 foi realizada em Foz do Iguaçu, PR, com realização da UNILA, Unioeste e do Parque Tecnológico de Itaipu. Os diretores da final brasileira são Marcelo Cesar Pinto (UNILA) e Antônio Marcos Massao Hachisuka (Unioeste).

A prova ocorreu no Cine Teatro Barrageiros, que acomodou confortavelmente os 72 times times presentes. Com a exceção do Amapá, tivemos times de todos os estados brasileiros.

Os problemas do warm-up. Folha de informações. Tempos limite do warm-up. Entradas e saídas ( zip file) e autores dos problemas:

Problemas da competição. Folha de informações. Tempos limite. Entradas e saídas ( zip file) e autores dos problemas: As pessoas abaixo ajudaram no desenvolvimento do conjunto de problemas criando e aperfeiçoando os enunciados, soluções casos de teste e checadores das entradas e saída: Alejandro Strejilvich de Loma, Argentina; Guilherme Albuquerque Pinto, Brasil; Gabriel Poesia, Brasil; Jeferson Lesbão, Brasil; Maurício Collares, Brasil; Paulo Cezar Pereira Costa, Brasil; e Ricardo Anido, Brasil.

Os juízes fizeram uma apresentação sobre os problemas da competição.

Resultados da competição

Neste ano, todos os site da América Latina ocorreram simultaneamente e todas as submissões foram julgadas pela equipe de juízes. O resultado global da América Latina e comunicado sobre incidentes ocorridos podem ser vistos abaixo:

O time campeão da XXII Maratona de Programação 2017 foi o time ¯\_("/)_/¯ da Universidade de São Paulo, formado por Yan Couto, Victor Sena Moleiro e Arthur Nascimento e pelos coaches Renzo Gomez e Marcos Kawakami. É a terceira vez que uma equipe da Universidade de São Paulo é campeã da Maratona em 22 edições da competição. Será a décima quinta vez que a USP representará o Brasil em uma final mundial do ICPC.

Os times medalhistas foram:

O placar final da competição pode ser conferido neste link. Estatísticas. Clarifications. Runs.

Foram reconhecidos os campeões regionais:

Várias fotos, vídeos e muito da festa estão disponíveis na página da Maratona no Facebook.

Além da competição oficial houve uma competição "café com leite" com a participação de 5 equipes. A equipe "Is it rated?" sagrou-se campeã e era formada por Junior Andrade, Marcos Kawakami, Thiago Carvalho Pinto.

Brazilian ICPC Summer School 2018

A escola ocorreu de 22 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018 na Unicamp, sob coordenação dos Profs. Rodolfo Azevedo, Rafael Schouery e Diego Aranha. Participaram 105 estudantes, dos quais 23 são finalistas mundiais de Pequim. Os instrutores foram Mikhail Tikhomirov e Tomasz Idziaszek que organizaram 10 aulas e 10 contests para os participantes. O evento teve o patrocínio de Google, Movile, iFood, Sympla, Ingresso Rápido, Rapiddo, PlayKids e Microsoft.

Brazilian ICPC Summer School 2018

Participação na Final Mundial do ICPC

Classificaram-se para participar da Final Mundial do ICPC, na cidade de Pequim, China, de 15 a 20 de abril de 2018 as seguintes universidades: Durante a final mundial, os líderes da competição na América Latina reuniram-se para discutir como será a organização nos próximos anos, e a possibilidade de criar uma final latino-americana da competição. A reunião marcou a transição no comando da super-região latino-americana. Depois de mais de 20 anos a frente da região, o Prof. Ricardo Dahab (Unicamp) afastou-se da competição e foi substituído por Federico Meza (Universidade de Talca).

Uma das atividades da final foi uma visita à Muralha da China, quando times e staff tiveram a oportunidade de conhecer esta maravilha do mundo.

As equipes brasileiras tiveram um excelente desempenho na competição. No placar final temos os times do IME, UFCG e UFPE com menção honrosa tendo resolvido 3 problemas; USP-São Carlos, UFRN e UFRJ na 56a. posição, com 4 problemas e o time da USP na 14a. posição, com 6 problemas. O time da USP sagrou-se campeão latino-americano nesta final. Foi a terceira vez que um time da USP alcançou este feito. O placar geral com os desempates pode ser conferido neste link.

Abaixo a tradicional foto com todos os times brasileiros na final.


Last modified: Mon Nov 13 16:06:05 -02 2017