Primeira Fase: 15 de setembro de 2018
Final Brasileira: Salvador, 9 e 10 de novembro de 2018

Vagas para a final brasileira

A primeira fase da Maratona de Programação teve 746 times inscritos, de 219 diferentes escolas. A primeira fase ocorreu em 52 sedes espalhadas por todo o país. Além dos times inscritos, participaram 87 times "café com leite" totalizando 770 times competindo. A competição teve ainda a participação de times da Costa Rica, Nicaragua, Guatemala e México, num total de 1156 times simultâneos.

Todas as sedes ocorreram sincronizadas (em todos os países envolvidos) e a correção foi centralizada. A equipe de juízes preparou a prova e fez a correção. O juiz chefe foi o Prof. Ricardo Anido da Unicamp, que contou na sua equipe com Guilherme A. Pinto, Paulo Cezar P. Costa, Vinicius F. dos Santos, Mauricio C. Neto, Cláudio Lucchesi, Arthur F. do Nascimento e Juan P.M. Rosas. Toda a instalação de sistemas foi realizada pelo Prof. Cassio de Campos e Prof. Bruno Ribas. Durante a competição foi realizada uma transmissão ao vivo, com fotos das várias fotos, entrevistas, placar on line, e explicações dos problemas por Marcos Kawakami e Yan Couto.

Os times "Geração Coda Coda" (Universidade de Passo Fundo) e "Cavaleiros do Karma" (Faculdade das Américas) foram desclassificados da competição por conduta imprópria.

Sobre a prova:

Sobre a competição: Veja nesta página as regras para distribuição de vagas pelas sedes. Em resumo, as vagas são de três tipos: Além disso, segundo as regras, uma sede se qualifica para vagas na final se tiver pelo menos 10 times e 5 escolas O número de vagas pelo tamanho da sede é calculado pela fórmula abaixo:

NúmerodeVagas = arredonda(45 * NumerodeEscolasnaSede / TotaldeEscolas).

Uma mesma escola pode classificar dois times para a final brasileira apenas no caso dos times classificarem-se pela regra 1. Um time só pode se qualificar para a final brasileira se resolver pelo menos dois problemas na primeira fase.

A formação das supersedes segue o que está descrito nas regras da competição. Apenas o melhor time de cada sede dentro de uma supersede pode se classificar para a final brasileira.

Foram considerados apenas os times aceitos até 30 de agosto, 13:00.

Os times classificados pelo comitê pela regra (3) seguiram os seguintes critérios: