Os programas de Mestrado e Doutorado em Bioinformática Interunidades da USP têm como objetivo a formação de recursos humanos de excelência que possam atuar tanto em pesquisa quanto em desenvolvimento e inovação, em situações que demandem conhecimento especializado em biologia e métodos computacionais. Esse programa é constituído diversas unidades de pesquisa em biologia e informática da USP, abrangendo áreas como estudo do genoma, metagenomas, transcritoma, proteoma, metaboloma, biologia estrutural, biologia sistêmica, entre outras.

A definição de trabalho que o Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade de São Paulo usa para entender o que é Bioinformática está em linha com a interpretação mais inclusiva do termo: Bioinformática é o estudo da aplicação de técnicas computacionais e matemáticas à geração e gerenciamento de informação pela/para Biologia e/ou Biotecnologia.

De forma a atender especificamente à ampla multidisciplinaridade característica dessa área, um núcleo de disciplinas básicas foi estabelecido, permitindo aos ingressantes da área biológica um nivelamento em exatas, e aos ingressantes da área de exatas um nivelamento na parte de biologia. O programa de créditos é complementado por disciplinas mais específicas e avançadas, que poderão ser cursadas em qualquer campus da USP, a serem definidas em função dos programas de pesquisa de cada aluno.

Egressos do programa ocupam posições de destaque em empresas de biotecnologia e na academia, sendo o nosso programa responsável pela formação de professores que hoje criaram e atuam na área da bioinformática em diversas Universidades pelo País.

 

destaque ibusp destaque imeusp destaque icbusp destaque iqusp destaque esalq destaque ffclrp destaque ifsc destaque fmusp

 

  

Em virtude da pandemia da COVID-19, desde o dia 17 de março de 2020, as atividades didáticas passaram a ser ministradas a distância. Com isso, várias medidas precisaram ser adotadas para regulamentar e orientar a comunidade acadêmica sobre a alteração dos procedimentos adotados nesse período.

 

 

 

 

Editais

Prêmio Vídeo Pós-Graduação da USP no combate ao COVID-19

 

 

 Instruções para realização de defesa não presencial  

 

 

 

Próximas Defesas

22/07/20 14:00 -
Plataforma computacional de seleção de modelos para predição de sítios de ligação de fatores de transcrição: um estudo de caso em Drosophila melanogaster