Download como arquivo ICAL
Pavimentações do plano com caleidoscópios no desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência com professores
Quarta-feira 04 Março 2020, 14:00
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Canditato: Vitor Hugo Matias dos Santos

Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Jahn

Resumo:

O estudo das transformações geométricas planas na Educação Básica pode oferecer ao professor de Matemática diversas oportunidades de tornar mais interessante o ensino de Geometria, por meio de sequências didáticas que envolvam o uso de materiais concretos em atividades experimentais e com discussões coletivas. Dessa forma, o uso de espelhos planos e caleidoscópios em sala de aula pode representar uma abordagem significativa para o aprendizado de Geometria Plana. É isso que se buscou validar experimentalmente com esta pesquisa. Apresenta-se aqui, uma experiência com professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis de ensino que se concretizou em um curso de atualização. O curso ocorreu em oito encontros presenciais e foi composto por diversas atividades acerca dos temas de pavimentações do plano usando espelhos e caleidoscópios, transformações geométricas e polígonos. As atividades foram realizadas, na maioria das vezes, em duplas ou grupos, utilizando materiais concretos e manipuláveis e por meio de inúmeras discussões coletivas visando desenvolver o pensamento geométrico em direção a uma geometria axiomática, cuja criação de conjecturas depende da abstração e têm validação lógica-dedutiva. Após a realização do curso, os professores elaboraram uma sequência didática cujas atividades são semelhantes às vivenciadas nos encontros presenciais e fizeram um trabalho final composto por um plano de aula conforme sugestões dos ministrantes, um relatório de como foi o desenvolvimento das atividades com seus alunos e uma discussão dos resultados. As análises interpretativas foram concebidas a partir das produções dos professores e mostram em que medida eles se apropriaram das abordagens de ensino de geometria apresentadas e das atividades desenvolvidas. As discussões finais mostram que alguns professores se apropriaram de forma significativa dos conceitos explorados e da forma de se produzir uma sequência didática que vise o desenvolvimento do pensamento geométrico, enquanto alguns se apropriaram apenas aos aspectos de uma geometria concreta, cuja criação de conjecturas depende da evidência material.

Palavras-chave: Pavimentação do plano; caleidoscópio; ensino de Geometria; pensamento geométrico; práticas docentes.

Local Auditório Jacy Monteiro Bloco “B” - IME-USP