Download como arquivo ICAL
"Novos modelos estatísticos de resposta limitada para dados de compreensão leitora com estruturas dependentes"
Sexta-feira 27 Março 2020, 14:00 - 18:00

Candidata: Sandra Elizabeth Flores Ari

Orientador: Prof. Dr. Heleno Bolfarine

Resumo: Flores Ari, S.E. Novos modelos estatísticos de resposta limitada para dados de compreensão leitora com estruturas dependentes. Tese (Doutorado) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

Na prática, encontra-se conjuntos de dados os quais conservam relações que dependem do instrumento de medição ou das unidades de análise localizadas no espaço as mesmas que possuem características comúns com outras unidades ao redor delas. Simultaneamente, as variáveis de resposta têm a característica de estar restrita no intervalo unitário. Ambas situações, a dependência e a restrição do soporte nas variáveis respostas, presentes na realidade, são abordadas de forma conjunta na presente tese. As relações de dependência geradas pelo instrumento de medição, como o caso das provas de Compreensão leitora são abordadas com a inclusão de efeitos aleatórios os quais conseguem modelar relaçoes para estruturas específicas geradas pelo instrumento de mediçaõ. As relações geradas pelo análise de unidades com localização espacial incluem também um efeito aleatório, sui generis, para modelar tais relações no contexto dos modelos de regressão. O soporte unitário das variáveis são modelas considerando distribuições com suporte no intervalo unitário como é o caso das distribuições Beta, Simplex ou Kumaraswamy. Estas propriedades especícas dos conjuntos de dados analizados logram o propósito de sugerir um modelo geral o qual abrange as relações de dependência e respostas limitadas de forma conjunta com a intenção de apresentar no presente trabalho modelos adequados com a realidade evidente no conjunto de dados de Compreensão Leitora analizados no presente trabalho para atingir o objetivo de obter estimativas realistas.

Palavras-chave: Compreensão leitora, resposta limitada, testlet, regressão espacial, estimação bayesiana.

Local https://join.skype.com/akRSIyXAzoaS