ORIENTAÇÕES GERAIS

Requisitos para a realização de estágios não-obrigatórios (atividades opcionais, não incluídas no currículo escolar):

  1. O estágio deve ter como objetivo a complementação do ensino e da aprendizagem, proporcionando treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-científico, cultural e de relacionamento humano.

  2. A data de início do contrato de estágio deverá ser obrigatoriamente posterior à data de assinatura do convênio entre o IME e a empresa contratante.

  3. De acordo com as Normas de Estágio do IME, só serão aceitos contratos de alunos que tiverem obtido aprovações em, no mínimo, 40 créditos/aula. Esta regra não se aplica aos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação, que possui regras particulares, Consulte-as no menu "Legislação". - Caso o aluno ainda não possua os créditos necessários, poderá entregar na Seção de Estágios do IME os documentos para análise, devidamente acompanhados de uma carta informando a ciência das normas e a justificativa para o pedido. Caberá ao Coordenador de Estágios do curso do aluno a aprovação ou não da solicitação.

  4. Antes do Termo de Compromisso de Estágio ser gerado pela empresa concedente, é necessário solicitar na Seção de Alunos o Atestado de Matrícula com Semestre. Este documento é imprescindível para que a empresa preencha corretamente no contrato o semestre que o aluno está cursando, e passa a ser obrigatório entregá-lo juntamente com os documentos para concessão de estágio que serão analisados pela Comissão.

  1. Toda a documentação de estágio a ser analisada deve ser entregue na Seção de Estágios do IME com no mínimo 10 dias úteis de antecedência da data do início do contrato/aditamento. Conforme as Normas de Estágio do IME, cláusula 7: “Não serão aceitos contratos para períodos anteriores à data de entrega no setor de alunos, nem para períodos anteriores à vigência do convênio da empresa com o IME”.

  2. Em atendimento ao artigo 8º da Resolução USP 5528/2009, a cada seis meses, o estagiário deverá entregar um relatório assinado pelo seu supervisor de estágio na empresa, contendo carga horária realizada e atividades desenvolvidas.

  1. Ao final do estágio, deverá ser providenciado pela empresa concedente e entregue pelo estagiário (conforme Lei 11.788/2008, art. 9º, parágrafo V) o Termo de Realização do Estágio, com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos, e da avaliação de desempenho.

  2. Demais informações e requisitos podem ser consultados na lei 11.788/2008, Resolução USP 5528/2009, Resolução USP 6090/2012, Resolução USP 7456/2019 e Normas de Estágio do IME.