O Instituto de Matemática e Estatística parabeniza o aluno Jandson Santos Ribeiro Santos doutorando do curso de Pós Graduação em Ciência da Computação e sua orientadora, Profa. Dra. Renata Wassermann, docente do Departamento de Ciência da Computação, pelo prêmio "Marco Cadoli Distinguished Student Paper Prize", que será recebido na 16th International Conference on Principles of Knowledge Representation and Reasoning - KR 2018.

 

No último dia 15 de setembro, aconteceu a primeira fase da Maratona de Programação e os times do IME tiverem um excelente desempenho nessa etapa. 

Participaram mais de 700 times em todo o país, competindo por vagas para a final brasileira, que acontece em novembro em Salvador. Nessa edição participaram 7 times da USP (campus da capital), com a maioria formada por alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, alunos da pós-graduação do Departamento de Ciência da Computação e alunos da Escola Politécnica.

Os 7 times obtiveram as 7 primeiras colocações na sede de São Paulo, sendo que 3 times se classificaram no Top 15 do Brasil inteiro. Desses times, dois se classificaram para a final brasileira!

A B2W premiou os campeões da sede São Paulo (um dos nossos times) com crédito de R$ 10 mil reais para uso nas Lojas Americanas. Parte desse dinheiro será usado pelo grupo MaratonIME para comprar equipamentos para gravação de aulas.

Os times são treinados pelos alunos Yan Soares Couto (mestrado DCC), Renzo Gonzalo Gómez Diaz (doutorado DCC) e Marcos Massayuki Kawakami (ex-BCC):

  • Time "Meu patrão", formado por Gabriel de Russo e Carmo, Victor de Oliveira Colombo e Victor Sena Molero, todos do BCC, foi o campeão da sede e terceiro colocado no Brasil
  • Time "dog hits dog", formado por Gabriel Fernandes de Oliveira (BCC), Nathan Benedetto Proença (mestrado DCC) e Pedro Teotônio de Sousa (BCC), ficou em 7o lugar no Brasil
  • Time "Calíporas Rotatórias", formado por Giovanna Kobus Conrado (BCC), Jiang Zhi (BCC) e Víctor Lamarca (Poli), ficou em 12o lugar no Brasil
  • Time "Seria meu sonho?", formado por Breno Helfstein Moura, Germano Hüning Neuenfeld e William Hideki Kondo, todos do BCC, ficou em 24o lugar no Brasil
  • Time "Turma de Humanas", formado por Enzo Hideki Nakamura, Gustavo Chicato Wandeur, e Pedro Vítor Bortolli Santos, todos do BCC, ficou em 25o lugar no Brasil
  • Time "Arrebento", formado por Bento Bruno Pereira, Felipe Castro de Noronha, e Vitor Guidi, todos do BCC, ficou em 67o lugar no Brasil
  • Time "Fe III", formado por Felipe Hilst Padula, Felipe Hiroyuki Tabuti Sibuya, e Fernando Kurike Matsumoto, todos da Poli, ficou em 67o lugar no Brasil

 

Parabéns a todos!!

 

(texto recebido dos Professores Carlos Eduardo Ferreira e Marcel Kenji de Carli Silva)

premiacao luna

Nathalia Bezerra, Sabrina Lisboa, Jaqueline Soares, Luna Lomonaco, Ethel Wilhelm, Angelica Vieira e Fernanda Cruz

 

A Professora  Luciana Luna Anna Lomonaco, do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP, foi a vencedora do Prêmio L'Oréal-UNESCO "Para Mulheres na Ciência" de 2018 na categoria Matemática, pelo seu trabalho de pesquisa em sistemas dinâmicos.

O prêmio é uma colaboração da L’Oréal Brasil com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), cujo objetivo é promover a igualdade de gênero no ambiente científico, e uma descrição do mesmo pode ser encontrada em http://www.abc.org.br/2018/08/13/premio-loreal-unesco-abc-divulga-as-sete-vencedoras-do-para-mulheres-na-ciencia-2018/

Parabéns à professora pela conquista.

Júlia Jaccoud, formada pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, tem um canal de divulgação científica desde 2015. No auge dos seus 24 anos, Júlia tem nada menos do que 50 mil seguidores.

Durante o Encontro Internacional de Matemáticos, realizado no Rio de Janeiro no início de agosto, teve a oportunidade de entrevistar os mais renomados matemáticos do mundo. Foi também a oportunidade para os fãs que a reconheceram de tirar fotos com a Matemaníaca do YouTube.

A ideia de criar o canal de divulgação científica sobre matemática surgiu quando Júlia Jaccoud estava no início do curso de Licenciatura em Matemática no IME. 

Veja a entrevista feita pelo Jornal Estado de São Paulo, publicada no dia 19 de agosto, contando um pouco mais sobre a trajetória dessa jovem recém-formada e que conseguiu alcançar seu objetivo, contribuindo para despertar o encanto pela matemática e esclarecer dúvidas de muitos outros jovens que estão no ensino médio.

João Eduardo Ferreira, Superintendente de Tecnologia de Informação da USP e professor do Departamento de Ciência da Computação do IME, foi novamente indicado para concorrer ao prêmio CIO Destaque SP, agora em 2018 (recebeu o prêmio em 2017, https://jornal.usp.br/institucional/usp-se-destaca-na-area-de-tecnologia-da-informacao/).

 

O prêmio é uma homenagem da IT4CIO Network Ltda a um CIO cujo trabalho e liderança são referências para a TI do Estado de São Paulo.

A IT4CIO realiza anualmente a Pesquisa de Tendências e Investimento em TI. Por meio deste estudo e outras informações sobre o mercado, é elaborado um ranking com as 4 mil empresas e instituições que mais investem em tecnologia no país, considerando seus CIOs como responsáveis pelo desenvolvimento da TI em tais instituições. O nome do professor João Eduardo Ferreira está entre os 100  escolhidos pela Comissão Organizadora na primeira fase do prêmio (dentre aproximadamente 4 mil nomes).

Na primeira etapa do prêmio, há uma votação por meio do Portal IT4CIO até o dia 24 de agosto:
http://www.it4cio.com/votacao/index/codigoevento/325

 

A indicação do professor João Eduardo Ferreira é motivo de orgulho para o nosso Instituto e o reconhecimento pela gestão transformadora que tem feito junto à área de Tecnologia da Informação na USP.

 

(texto recebido do prof Roberto Hirata)

 

 

A Professora  Luciana Luna Anna Lomonaco, do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP, foi a vencedora do Prêmio L'Oréal-UNESCO "Para Mulheres na Ciência" de 2018 na categoria Matemática, pelo seu trabalho de pesquisa em sistemas dinâmicos.

O prêmio é uma colaboração da L’Oréal Brasil com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), cujo objetivo é promover a igualdade de gênero no ambiente científico, e uma descrição do mesmo pode ser encontrada em http://www.abc.org.br/2018/08/13/premio-loreal-unesco-abc-divulga-as-sete-vencedoras-do-para-mulheres-na-ciencia-2018/

Parabéns à professora pela conquista.

icm2018 deborah

 

A Professora Deborah Raphael, do Departamento de Matemática do IME e Vice-Diretora da Matemateca, participou da mesa-redonda "Math museums: a worldwide explosion", como parte da Seção 18 - Mathematics Education and Popularization do International Congress of Mathematicians (ICM), no dia 04.08.2018.

A mesa-redonda, de 1h30 de duração, foi sobre museus de Matemática: seus objetivos, possíveis atividades, ações educativas e culturais. Teve como moderadora Cindy Lawrence, Diretora Executiva do MoMath e contou  com a participação de Albrecht Beutelspacher, professor na Universidade de Giessen e Diretor do Mathematikum, Sylvie Benzoni, professora na Université Claude Bernard Lyon 1 e Diretora do Institut Henri Poincaré e Sujatha Ramdorai, professora na Universidade de British Columbia, Canadá e cofundadora da Gyanome Foundation, em Bangalore na  India.