futorny icm2018

 

Vyacheslav Futorny, Professor do Departamento da Matemática do IME ministrou a palestra convidada na Seção ”Lie Theory and Generalizations” (número 7) do International Congress of Mathematicians (ICM-2018) no dia 02.08.2018.

A palestra, com duração de 45min e com o título ”Representations of Galois algebras” abrangeu pesquisas desenvolvidas nos últimos 30 anos em conjunto com vários colaboradores da Argentina, Austrália, China, Estados Unidos, República Tcheca e Ucrânia.

Contou com a colaboração dos nossos alunos João Shwartz e Jian Zhang e dos ex-alunos Luis Enrique Ramirez e Pablo Zadunaisky.

O Professor Pedro Antonio Santoro Salomão do Departamento da Matemática do IME ministrou a palestra entitulada "Global surfaces of section for Reeb flows in dimension three and beyond", em conjunto com U. Hryniewicz. A palestra teve duração de  45 minutos e  fez parte da seção de Geometria do International Congress of Mathematicians (ICM-2018) no dia 02.08.2018.

O professor Yoshiharu Kohayakawa, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, é o primeiro brasileiro e latino-americano a ganhar o prêmio Fulkerson de matemática.

O prêmio é concedido a cada três anos pela American Mathematical Society (MAS) e pela Mathematical Optimization Society (MOS). Um dos mais importantes prêmios da área, o Fulkerson é destinado a artigos científicos sobre matemática discreta, área chamada dessa forma por ser diferente da matemática contínua, que envolve conceitos de cálculo diferencial e integral, assunto que todos os estudantes universitários da área de exatas encontram no começo de seus cursos.

A discreta, que possui campos de estudo como programação matemática, redes, aplicações combinatórias entre outros, pode tanto ser objeto da matemática pura como aplicada à ciência da computação, no desenvolvimento de algoritmos, por exemplo.

Essa área trabalha também, entre outros assuntos, com a Teoria dos Grafos – uma forma matemática de estudar diferentes objetos de um determinado grupo e suas relações e conexões –, tema do artigo The chromatic thresholds of graphs, de 2013 e ganhador do prêmio, de autoria de Kohayakawa e colegas que participaram do estudo.

Do IME, também participaram o inglês Peter Allen e a alemã Julia Böttcher, ambos pós-doutorandos, na época com bolsas da Fapesp, e supervisionados por Kohayakawa. Allen e Julia são casados e, hoje, professores no Departamento de Matemática do London School of Economics and Political Science, na Inglaterra.

Outros dois participantes do estudo foram o inglês Robert Morris, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, e o então pós-doutorando da instituição, o também inglês Simon Griffiths, atual professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), que teve bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O estudo foi realizado em grande parte no IME, com visitas de Morris e Griffiths ao instituto”, conta Kohayakawa. Ele exemplifica do que trata o artigo. “Um resultado da Teoria dos Grafos bem conhecido, chamado de Teorema das Quatro Cores, diz que mapas podem ser coloridos com quatro cores sem que países limítrofes tenham a mesma cor. No estudo ganhador do prêmio, trabalhamos com certos problemas que envolvem essa noção de coloração e número cromático”, disse à Agência Fapesp.

Parabéns ao Professor Yoshiharu e seus colaboradores pela honra em receber um prêmio tão importante para um pesquisador na área de Otimização Discreta.

(texto extraído da matéria sobre o prêmio publicada no Jornal da USP. Veja também matéria publicada pela FAPESP

icm2018 deborah

 

A Professora Deborah Raphael, do Departamento de Matemática do IME e Vice-Diretora da Matemateca, participou da mesa-redonda "Math museums: a worldwide explosion", como parte da Seção 18 - Mathematics Education and Popularization do International Congress of Mathematicians (ICM), no dia 04.08.2018.

A mesa-redonda, de 1h30 de duração, foi sobre museus de Matemática: seus objetivos, possíveis atividades, ações educativas e culturais. Teve como moderadora Cindy Lawrence, Diretora Executiva do MoMath e contou  com a participação de Albrecht Beutelspacher, professor na Universidade de Giessen e Diretor do Mathematikum, Sylvie Benzoni, professora na Université Claude Bernard Lyon 1 e Diretora do Institut Henri Poincaré e Sujatha Ramdorai, professora na Universidade de British Columbia, Canadá e cofundadora da Gyanome Foundation, em Bangalore na  India.

 

Vyacheslav Futorny

 

futorny icm2018

 

Vyacheslav Futorny, Professor do Departamento da Matemática do IME ministrou a palestra convidada na Seção ”Lie Theory and Generalizations” (número 7) do International Congress of Mathematicians (ICM-2018) no dia 02.08.2018.

A palestra, com duração de 45min e com o título ”Representations of Galois algebras” abrangeu pesquisas desenvolvidas nos últimos 30 anos em conjunto com vários colaboradores da Argentina, Austrália, China, Estados Unidos, República Tcheca e Ucrânia.

Contou com a colaboração dos nossos alunos João Shwartz e Jian Zhang e dos ex-alunos Luis Enrique Ramirez e Pablo Zadunaisky.

 

Pedro Antonio Santoro Salomão

 

O Professor Pedro Antonio Santoro Salomão do Departamento da Matemática do IME ministrou a palestra entitulada "Global surfaces of section for Reeb flows in dimension three and beyond", em conjunto com U. Hryniewicz. A palestra teve duração de  45 minutos e  fez parte da seção de Geometria do International Congress of Mathematicians (ICM-2018) no dia 02.08.2018.

 

Eventos Satélites

Na semana que antecedeu ao Congresso Internacional de Matemáticos (ICM2018), aconteceram quatro conferências satélites organizadas por professores do IME (sendo uma delas organização conjunta IME-IF):
1) Geometria: https://www.ime.usp.br/~mtg/ (auditório da Poli)
2) Análise e Aplicações: https://www.ime.usp.br/~7thistime/ (Gilioli)
3) Física-Matemática: https://www.ime.usp.br/~mathphys/ (IF)
4) Combinatória: https://epa-combinatorics2018.ime.usp.br/ (Biblioteca Brasiliana)

A conferência-satélite de Álgebra em Cusco foi organizada conjuntamente pelo IME e por três instituições peruanas:
https://sites.google.com/view/icm2018satellitecusco/introduction

A conferência-satélite de Espaços de Banach em Ubatuba, que ocorrerá depois do ICM, está sendo organizada por professores do IME:
https://secondbrazilianworkshopingeometryofbanachspaces.wordpress.com/

Lista dos Eventos satélites aprovados (http://www.icm2018.org/portal/eventos-satelites-aprovados).

 

Estão abertas as inscrições para o 26. SIICUSP/2018, de 24/07/2018 a 24/08/2018 através da plataforma: https://uspdigital.usp.br/siicusp/

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denomidada "Etapa internacional". Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária - São Paulo. A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.

Confira a programação completa no site do evento.

 

Nosso aluno do curso de Bacharelado em Matemática, ingressante 2018, Andre Yuji Hisatsuga, ganhou medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática disputada em Cluj-Napoca, na Romênia.

Parabéns André pela dedicação e esforço.

Veja aqui como foi a participação brasileira na Olimpíada

Na sexta, 13 de julho, o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, recebeu o Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), Júnior Barrera, para a assinatura de um Protocolo de Intenções para Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o IME-USP. A ocasião também contou com a presença de Eduardo Laurentino, estudante da IME-USP e integrante do Tecs - Grupo de Computação Social da USP e de Priscilla Santos, integrante da equipe do Pátio Digital, iniciativa de Governo Aberto da SME.

O Protocolo de Intenções tem por objeto declarar a intenção entre a SME e o IME-USP em unir esforços para o desenvolvimento de ações no âmbito do Programa de Cooperação em Pesquisa da SME, iniciativa integrante do Pátio Digital, prevista na Portaria nº 3.786 de 17 de abril de 2017.

A cooperação se dará por meio de produção de análises e estudos sobre desafios de gestão educacional, realização de oficinas e participação em eventos realizados no âmbito do Programa de Cooperação em Pesquisa. Sempre que possível, as atividades decorrentes do Protocolo de Intenção deverão considerar, em sua execução, as diretrizes de Ciência Aberta do Programa de Cooperação em Pesquisa.

Programa de Cooperação em Pesquisa - integra a iniciativa Pátio Digital, que promove o uso da tecnologia e da informação no aprimoramento das políticas educacionais.

A matéria foi publicada no Portal da Secretaria Municipal de Educação.

Portal da Secretaria Municipal de Educação