A Biblioteca do IME e o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi) estão organizando o Workshop Integridade Acadêmica e Prevenção de Plágio que se realizará em 12 de abril de 2018 no Bloco B do IME.
 
O objetio do evento é o de apresentar aos participantes noções básicas de integridade acadêmica e científica, comportamento ético, boas práticas em pesquisa, significado de plágio, quando ocorre e como prevenir. 
 
Foram convidados os palestrantes:
 
Prof. Dr. Hamilton Varela (IQSC/USP) - Comitê de Boas Práticas em Pesquisa - PRP/USP -  Possui graduação em Engenharia Química pela UFRN (1998), mestrado em Físico-Química pela USP (2000) e doutorado no Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft, com tese defendida na Freie Universität Berlin - Alemanha (2003). Realizou estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Física Experimental (E19) da Technische Universität München - Alemanha. Foi Jovem Pesquisador apoiado pela FAPESP entre 2005 e início de 2007 e atualmente é Professor Associado no Instituto de Química de São Carlos - USP. Atualmente integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da USP.
 
André do Nascimento Serradas - (DT/SIBiUSP) - Departamento Técnico do SIBi - USP -   É Bibliotecário Chefe Técnico da Divisão de Gestão de Sistemas de Comunicação e Disseminação de Produtos/Serviços (DGCD) do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e membro da Comissão de Credenciamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP. Em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Graduação da USP gerencia o acesso às ferramentas da Plataforma Turnitin (OriginalityCheck e FeedBack Studio). Coordena o Portal de Revistas e o Portal de Livros Abertos da USP.
 
 
O evento é gratuito. Inscreva-se através do link http://bit.ly/2HPb2mc

Durante todo o mês de março, no saguão do bloco B do IME, a exposição "Ela está em tudo" traz a perspectiva da mulher na matemática.

"Uma exposição para romper com o mito de que Matemática não é coisa de menina. Damos espaço a mulheres que gostam de Matemática, com suas diversas personalidades e pontos de vista. Conheça um pouco dessas mulheres e encante-se com a matemática que as fascina".

Confira!

Confira a reportagem que o Jornal da USP fez sobre a presença de mulheres no curso de Computação do IME, com o gancho do dia e mês internacional das mulheres.

http://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceram-dos-cursos-de-computacao/

Reunião do Diretor com os Pais dos alunos ingressantes de 2018.

 

Data: 26.02.2018

Horário: 19h50

Local: Sala B05 do IME-USP

 
Foi lançado o 3o Edital Santander/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, que pode ser encontrado no site:
 
 
Sobre o prazo
 
05.04.2018  - Prazo para envio das propostas para a CCEx do IME (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
20.04.2018 - Prazo final de envio das propostas para a Pró-Reitoria
 
Sobre restrições
 
Este Edital é o "3o" porque ainda se refere ao conjunto de editais planejados para 2017. Em particular, o Edital veda, em letras vermelhas, a participação a qualquer dos aprovados nos editais anteriores de 2017: 1o, 2o e 3o de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas, e 1o e 2o de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão. Além disso, como de praxe, não são permitidos dois projetos com o mesmo coordenador. E há ainda a lista de dispêndios financiáveis e não financiáveis. Essas regras devem ser observadas pela própria CCEx e pela Assistência Financeira antes do envio à Pró-Reitoria (texto enviado pelo Prof Eduardo Colli, Presidente da CCEx-IME).

Organizado pelo British Council, o FameLab 2018 acontece em 32 países simultaneamente. A etapa da semifinal brasileira será em abril com a participação de pesquisadores de todas as regiões do País.

Como Participar

Produzir um vídeo de três minutos, sem edição e nenhum apoio de dispositivo eletrônico, para explicar um conceito científico ou tecnológico e mostrar sua importância ou impacto na vida cotidiana. Este é o desafio da 3a edição do FameLab Brasil – competição internacional voltada para
pesquisadores que acontece simultaneamente em 32 países e é organizada pelo British Council.

Os autores dos 30 melhores vídeos (julgados pelo conteúdo, clareza e carisma) ganharão passagem e estadia para ficar de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro, onde serão treinados por um especialista britânico da comunicação para se apresentarem ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados. Serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de junho, na Inglaterra.

Inscrições – A submissão dos vídeos (em duas versões – português e inglês) deve ser feita pelo site www.famelab.com.br até 28 de fevereiro. Nesse site também consta o edital com as regras do concurso. “De forma geral, podem participar pessoas que têm paixão pela ciência, com nível mínimo de mestrado nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia [STEMM, na sigla em inglês]. Estas áreas essenciais para a inovação”, explica o diretor presidente do British Council, Martin Dowle. Os interessados podem se inspirar assistindo os vídeos do FameLab global (http://bit.ly/2AR6eZm) e da semifinal brasileira de 2017 (http://bit.ly/2DoeAuJ).

Segundo Dowle, esta edição deverá atrair um grande número de inscritos uma vez que, além dos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e das demais Fundações de
Amparo à Pesquisa (FAPs) mencionadas no edital, também poderão participar pesquisadores independentes e outros não-bolsistas, incluindo estrangeiros que atuem no Brasil. “A primeira edição do FameLab no Brasil, em 2016, foi realizada por meio de uma parceria entre o British Council e a FAPESP e abrangia apenas bolsistas desta fundação. Em 2017, aumentamos a competição incluindo bolsistas do CNPq e de sete FAPs, por meio da coordenação do CONFAP – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. Este ano expandimos ainda mais o alcance do FameLab, abrindo-o para a participação nacional de não-bolsistas graças à parceria com Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio do CNPq”, explica Dowle, lembrando que o Museu do Amanhã continuará a apoiar o FameLab.

Este já é o segundo ano em que o Museu do Amanhã participa do Famelab, considerado uma importante iniciativa segundo o diretor de Desenvolvimento Científico da instituição, Alfredo Tolmasquim. “Por mais complexo que seja, um tema científico sempre pode ser traduzido em uma
linguagem acessível. O concurso estimula o estudante de pós-graduação a explicar um conceito de forma simples e direta, com o objetivo de colaborar para formar futuros cientistas que saberão se comunicar melhor com a sociedade. Todos ganham com isso: tanto a ciência como a população.”

Sobre o FameLab: Trata-se da maior competição de comunicação científica do mundo, que acontece em 32 países e é organizada pelo British Council (www.britishcouncil.org.br/famelab). Seu objetivo é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral. No Brasil, a iniciativa conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Conheça o British Council e seus parceiros:


https://www.britishcouncil.org.br/

https://museudoamanha.org.br/

http://www.mctic.gov.br/

http://cnpq.br/

http://confap.org.br/news/

http://www.fapesp.br/

********************************

ATENDIMENTO À IMPRENSA:
Acadêmica Agência de Comunicação
www.academica.jor.br
55 11 5549-1863 / 5081-5237
Angela Trabbold – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Prof. Fabio Kon do Departamento de Computação foi premiado com uma "Fulbright Visiting Professor Fellowship" para ser professor visitante no laboratório de Cidades Inteligentes do Massachussets Institute of Technology (MIT) (http://senseable.mit.edu) no período de Agosto de 2018 a Janeiro de 2019.

Parabéns ao Prof. Fabio Kon pela posição obtida em tão prestigiosa instituição.