A partir da parceria entre Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP e Departamento de Ciência da Computação do IME surge a proposta de um curso on-line de introdução à Ciência da Computação na plataforma Coursera.

"Hoje, a programação passou a permear todas as áreas do conhecimento, das artes e humanidades às exatas, passando pelas biomédicas. Saber programar pode ser um diferencial importante para um profissional de qualquer área", afirma o professor Fabio Kon do Departamento de Ciência da Computação do IME, que ministra o curso.

As aulas do curso são gratuitas, em português e envolvem além de vídeos, vários quizzes e exercícios semanais com correção automática. O material está disponível para qualquer interessado com acesso à internet. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de computação. 

Veja a matéria completa no site do Jornal da USP.

Parabéns ao professor Luiz Renato Fontes do Departamento de Estatística do IME que foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Veja a indicação no site da Academia Brasileira de Ciências

 

 

 

 

A inovação é uma das principais razões da existência da universidade, sobretudo a pública. Para incentivar e aumentar o empreendedorismo entre os alunos, são criadas ações como o HackathonUSP. Um evento organizado pelo IME Workshop, do Instituto de Matemática e Estatísca da USP e o Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

A segunda edição do Hackathon USP aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro. O tema explorado foi e-Governance, isto é, encontrar novas formas de melhorar a administração pública através de um protótipo de software e/ou hardware. Foram inscritos um total de nove projetos, cujos participantes estudam em quatro diferentes campi da USP de sete unidades, tanto na graduação como na pós. Para a premiação, os projetos foram divididos em três diferentes categorias: Ética em Pesquisa, Eficiência e Desburocratização e Transparência e Combate à Corrupção.

A equipe vencedora, constituída por alunos do IME, ganhou com o Motirõ, um sistema de horizontalização do debate político universitário e facilitador da participação ativa de todos os estudantes e funcionários da USP.

Para ver a matéria completa divulgada no Jornal da USP, acesse o link: http://jornal.usp.br/universidade/alunos-usam-tecnologia-para-melhorar-a-gestao-publica/

 

Parabéns a todos os participantes!!

 

O trabalho de um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação da Unifesp, USP e Unesp recebeu medalha de prata em um dos principais eventos em Biotecnologia do mundo, a competição internacional The International Genetically Engineered Machine (iGEM), que aconteceu entre os dias 27 e 31 de outubro em Boston, EUA.

Na ocasião, o grupo apresentou os primeiros resultados de uma proposta inovadora, de fácil utilização e que pode ser produzida em larga escala: o projeto AlgAranha, que visa criar um curativo composto por proteínas de teia de aranha e proteínas antimicrobianas para vítimas de queimaduras e, em conjunto, open hardwares para laboratorio de baixo custo.

Para o desenvolvimento da pesquisa, o Grupo de Hardware Livre do IME, se envolveu construindo tais equipamentos de baixo custo, como uma microcentrifuga (equipamento usado em varias etapas do processo de modificação genetica), um transiluminador (equipamento usado para identificar proteinas) e uma cuba de eletroforese (utilizada para fazer separação de proteinas e DNA). O aluno do BCC, Bruno Rafael Aricó, que foi o principal desenvolvedor destes equipamentos, foi o aluno representante do Grupo de Hardware livre escolhido para ir para a competição, representando tambem o IME.

Lançada em 2004, o iGEM é uma competição que visa o desenvolvimento e divulgação da biologia sintética. Anualmente, equipes de alunos de graduação e pós-graduação do mundo inteiro se reúnem para apresentar seus projetos, com alto impacto tecnológico, científico e industrial. Na edição deste ano, participaram mais de 300 equipes.

 

Parabéns a todos os alunos que participaram do projeto.

 

IMG1 IMG2
IMG3

 

Página do evento: http://igem.org/Main_Page

Página do projeto do grupo: http://2016.igem.org/wiki/index.php?title=Team:USP_UNIFESP-Brazil

 

 

No início de novembro, foram divulgados os INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) que serão financiados por parcerias entre instituições federais (Capes, CNPq e Finep) e a FAPESP.

Entre eles encontra-se o projeto do Prof. Fabio Kon, do Departamento de Ciência da Computação do IME, o "INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes".

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia tem metas ambiciosas e abrangentes em termos nacionais como possibilidade de mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país; impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente; estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações para promover a inovação e o espírito empreendedor, em estreita articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). É coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A matéria completa sobre os INCTs que serão financiados pode ser acessada a partir do site da  Agência FAPESP.

Parabéns ao Prof Fabio Kon pela iniciativa e pela premiação.

 

Nosso aluno de Doutorado em Matemática Aplicada, André Pierro de Camargo, sob orientação do Prof. Walter Figueiredo Mascarenhas (DCC-IME), ganhou uma menção honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2016.

 

Parabéns a todos!

 

Resumo da Tese

 

 

 

Dentre os 28 competidores que apareceram no quadro de mérito do resultado final da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), 6 alunos são da USP:

  1. Breno Helfstein Moura (medalha de bronze) 
  2. Gabriel Oliveira Lefundes (medalha de bronze) 
  3. Leonardo Akira Shimabukuro (honra ao mérito) 
  4. Pedro Teotonio de Sousa (honra ao mérito) 
  5. Pedro Vítor Bortolli Santos (honra ao mérito)
  6. Raphael dos Reis Gusmão (honra ao mérito)

Os resultados completos estão em: http://olimpiada.ic.unicamp.br/noticias/qmerito/programacaoU

O grupo é formado por alunos do IME, Poli e IF e vários deles participam dos treinos semanais, realizados no Centro de Ensino de Computação do IME, do grupo MaratonIME (http://www.ime.usp.br/~maratona/), organizados pelo aluno de doutorado Renzo Gonzalo Gómez Diaz.

Parabéns a todos!