Projeto contemplado no 1º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a LIGA PROMAT 2017 é uma competição matemática destinada a alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de São Paulo, visando a promover a Resolução de Problemas como forma de fazer Matemática num ambiente rico e estimulante. Esta competição tem como diferencial, a participação dos alunos em equipes (grupos de 2 a 4 integrantes), em suas duas fases.

Pretende-se, com esse tipo de atividade, divulgar a Matemática para além do calcular, memorizar e treinar procedimentos, desenvolvendo o gosto por essa ciência entre crianças e jovens da Educação Básica e propiciando o prazer pela descoberta. Considera-se que confrontar os alunos a tarefas que exijam a utilização e a articulação de conhecimentos, que os desafiem a descobrir padrões, a fazer conjeturas e tentar validá-las, a recorrer a desenhos, esquemas e a diferentes maneiras de expressar ideias matemáticas, pode contribuir para o desenvolvimento de formas mais elaboradas de raciocínio e torná-los jovens mais curiosos, críticos e criativos.

Do ponto de vista da aprendizagem, a competição propõe aos alunos:

  • Fazer Matemática resolvendo problemas;
  • Entender regras elementares do debate científico, por meio da discussão e argumentação de soluções propostas;
  • Desenvolver suas capacidades - cada vez mais essenciais no mundo de hoje - de trabalhar em equipe, assumindo coletivamente a responsabilidade de resolver problemas;
  • Competir com outros colegas da mesma escola ou com alunos de outras escolas.

Do ponto de vista do ensino, os professores das escolas participantes terão oportunidade de:

  • Observar e avaliar as produções de seus alunos em atividade de Resolução de Problemas, auxiliando-os durante todo o processo, dadas as possibilidades de discussão e exploração dos problemas, em sala de aula, e das resoluções fornecidas pelas equipes;
  • Introduzir elementos inovadores em seu ensino por meio da troca de informações com outros professores participantes e com os membros da equipe do CAEM-IME-USP.

O projeto iniciou em agosto de 2017 e o evento de encerramento acontece no sábado, dia 02 de dezembro, com a premiação das equipes vencedoras.

Confira a matéria veiculada no dia 17 de janeiro de 2018 no Jornal da USP.

 

 

A Biblioteca "Prof.Carlos Benjamin de Lyra" foi fundada em 1969, e atualmente possui um do mais completos acervos na área de MATEMÁTICA da América Latina. 
 
Seu Acervo, com mais de 200 mil itens, é especializado em MATEMÁTICA APLICADA, ESTATÍSTICA, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO e ENSINO DA MATEMÁTICA. O acervo básico da Biblioteca do IME foi formado por obras vindas de várias Bibliotecas da USP, entre as quais pode-se citar o Centro de Computação Eletrônica (CCE/USP), Departamento de Matemática da Faculdade de Econonia e Administração (FEA/USP), Departamento de Estatística e de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL/USP), Departamento de Matemática da Escola Politécnica (POLI/USP), do Instituto de Pesquisas Matemáticas (IPM) e por fim, da Sociedade de Matemática de São Paulo. 

Para acomodar todo esse material bibliográfico e melhorar os ambientes de estudo para seus usuários, foi iniciada uma reforma da Biblioteca do IME em 2016 com previsão de término no primeiro semestre de 2018.

A reforma completa prevê a adequação da infraestrutura elétrica e de iluminação, mudança de mobiliários no salão de leitura, otimização da rede sem fio para uso coletivo, compra de poltronas e bancadas de estudo individual para o ambiente do acervo, reforma das salas de estudo em grupo e compra de novos móveis e a readequação do espaço de trabalho dos funcionários - mudança para o 1º andar. Os passos e fotos da reforma podem ser visualizados através do link https://www.ime.usp.br/bib/reforma.

A Agência Universitária de Notícias da USP (AUN) acaba de lançar uma matéria especial sobre o assunto que pode ser lida na íntegra na página da AUN.

 

 

 

 

 

 

 

É com grande satisfação que comunicamos que o professor Pedro Antonio Santoro Salomão, do Departamento de Matemática do IME-USP, foi agraciado com o prestigioso prêmio "Friedrich Wilhelm Bessel Research Award" da fundação Alexander von Humboldt (Alemanha), em decorrência das suas realizações na pesquisa e no ensino da Matemática.

A descrição do prêmio encontra-se na página: https://www.humboldt-foundation.de/web/bessel-award.html

Desde 2013, aproximadamente 20 prêmios são concedidos todos os anos para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. O professor Pedro é o terceiro brasileiro a receber o prêmio, os dois que o antecederam foram os professores Fábio Armando Tal do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP (Sistemas Dinâmicos) e João Marcos de Almeida da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lógica e Filosofia).

Confira a entrevista com o professor Pedro Salomão, onde ele fala sobre a sua carreira e pesquisa.

 

Professor Pedro Antonio Santoro Salomão

Premiado em 2017

Alunos do BCC do IME em intercâmbio na Universidade conveniada com o IME - a Technische Universität München - Alemanha,  pelo Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP.
O próximo pode ser você!
Inscreva-se nos Editais do Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus/)

 Foto Intercâmbio

Da esquerda para a direita: Victor Matta, Gabriel Russo, Germano Huning, Luis Gustavo Bittencourt, Victor Wichmann, Pedro Sola. 

Em homenagem ao professor Angelo Barone Netto, ex docente do Instituto de Matemática e Estatística, falecido no ano de 2013, foi plantado um Jequitibá Branco doado pelo professor Alexandre Megiorin Roma do Departamento de Matemática Aplicada.

Uma breve história do Prof. Barone pode ser vista na edição número 16, de maio de 2013 do Jornal Acontece no IME, através do link https://www.ime.usp.br/images/arquivos/aconteceime/acontecenoime_edicao16.pdf

O  descerramento da placa foi realizado no dia 01 de dezembro de 2017, às 11h00, próximo ao mastro da bandeira. (fotos).

Recentemente muitas das árvores no entorno do IME, e também do Instituto de Biociências, foram identificadas pelos nomes popular e científico.

O Professor José Rubens Pirani do Departamento de Botânica foi o responsável por esse projeto de identificação, tendo a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) como uma das financiadoras do projeto. Mais informações sobre as árvores do IB e do IME podem ser encontradas na página do projeto. Após clicar no ícone "IME", aparecerá um mapa com as árvores que foram catalogadas. Ao clicar em cada árvore aparecerão as características da mesma.

O IME presta a homenagem ao Professor Pirani por ter incluído o Instituto neste projeto cultural que valoriza as árvores da USP.

O professor Amadeo Peter Hiller, do Departamento de Matemática, em meados de 1975, iniciou o plantio das árvores em torno do IME que deram origem ao maravilhoso arboreto que temos hoje.

Detalhes dessa história podem ser encontrados em https://www.ime.usp.br/arvores-do-ime, originalmente publicada no jornal Acontece no IME, número 29, de agosto de 2015.

Pelo plantio das árvores o professor Amadeo foi homenageado.

Para se inscrever, o interessado deve entregar o formulário de matrícula (PDF, DOC) direto na secretaria de Pós-Graduação até 29/11/2017 (quarta-feira)

 

Minicurso: MAT6667 - Sombreamento em Sistemas Dinâmicos (Shadowing for Dynamical Systems)

Ministrante: Pós-doutoranda – Raquel Ribeiro

Data – Horário (Podendo haver alteração de acordo com a disponibilidade dos interessados):

27/11 – segunda – feira – 16h00 às 18h00

29/11 – quarta – feira – 16h00 às 18h00

01/12 – sexta – feira – 16h00 às 18h00

04/12 – segunda – feira – 16h00 às 18h00

06/12 – quarta – feira – 16h00 às 18h00

08/12 – sexta – feira – 16h00 às 18h00

Local: Sala 267 – bloco A do IME-USP

** 2 créditos **