Na segunda edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia, que teve como tema A Matemática Está em Tudo, o Instituto de Matemática e Estatística (IME) teve um destaque especial, concentrando várias atividades abertas ao público, que ocorreram até o último final de semana de outubro, dia 28.

A programação do IME incluiu palestras e oficinas: a palestra-show de mágica do Prof Marco Dimas Gubitoso, palestras do programa Embaixadores da Matemática, oficinas de Estatística e outras. Teve participação também nas atividades apresentadas no Centro de Difusão Internacional (CDI-USP), com a Exposição da MatematecaEla está em tudo (sobre mulheres na matemática), Estatística para tod@s, Sala dos 1001 Problemas (CAEM), A matemática dos caleidoscópios (CAEM), Hardware Livre USP e Exposição de Computação Musical.

Em entrevista ao Diário Oficial de São Paulo, um dos coordenadores do evento, o professor Eduardo Colli, do Departamento de Matemática Aplicada do IME, diz que a intenção é “trazer a ciência para mais perto das pessoas, tanto o público escolar quanto o público em geral”. 

A escolha do tema da Semana da USP está vinculada ao fato de o País estar em pleno Biênio da Matemática, explica Colli: “Dois eventos importantes apareceram no calendário científico brasileiro: em julho, no Rio de Janeiro, ocorreu a Olimpíada Internacional de Matemática, pela primeira vez no Brasil. E, no próximo ano, haverá o Congresso Internacional de Matemáticos, também no Rio de Janeiro”. Em virtude disso, o Congresso Nacional aprovou lei instituindo o Biênio da Matemática 2017-2018, como meio de realizar ações que destaquem essa ciência.

 

Para ver a matéria completa, onde outros professores do IME também são entrevistados, visite a página da Imprensa do Diário Oficial

 

O aluno Fábio Happ Botler, do programa de Doutorado do Departamento de Ciência da Computação, recebe  a Menção Honrosa no Prêmio Gutierrez em sua edição de 2017.

Sob orientação de Yoshiko Wakabayashi, Fábio Happ Botler foi contemplado por sua tese de doutorado "Decomposição de Grafos em Caminhos", defendida em 2016.

O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é uma iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que visa premiar a cada ano a melhor Tese de Doutorado em Matemática defendida no Brasil.

Veja mais na página sobre a premiação.

Além de receber a Menção Honrosa no Prêmio Gutierrez 2017, Fábio também recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2017, seção 1, páginas 9 a 14.

O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 07 de dezembro de 2017, no Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB, às 17 horas. Durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados e entre eles estará nosso aluno Fábio.

Parabéns ao aluno e a sua orientadora pelos prêmios recebidos!!

 

 

 

 

O Projeto Temático intitulado Dinâmica e Geometria em Baixas Dimensões, do IME-USP, tem disponíveis 7 bolsas de Doutorado Direto da FAPESP.

O valor da bolsa é, em média, 20% mais alto que bolsas de doutorado do CNPq e CAPES, conta com reserva técnica (30% do valor anual da bolsa) e auxílio instalação, além de possibilitar que o bolsista passe até 12 meses em estágio sanduíche no exterior.

Convidamos alunos de alto potencial e a se candidatarem. Para tanto é necessário que se inscrevam, até o dia 31 de Outubro, no processo seletivo para o Programa de Pós-graduação no Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP, indicando interesse nestas bolsas no item "9. Observações", do formulário de inscrição.

 

 

 12a-mostra-estatistica

 

A 12a​ ​aMostra​ ​de​ ​Estatística​ ​IME-USP​ é um evento organizado por estudantes do curso Bacharelado de Estatística que ocorrerá nos dias 02, 03, 04, 05 e 06 de outubro no auditório Jacy Monteiro do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

A aMostra é uma excelente oportunidade para os estudantes do IME terem contato com o que ocorre fora da sala de aula, ampliando assim sua visão sobre os assuntos da estatística tanto na área acadêmica, quanto no mercado de trabalho. Além disso, é um ótimo momento para estabelecer contatos, facilitando a difícil escolha da área de atuação do estatístico.

Para mais informações acesse:

Site do evento: https://www.ime.usp.br/~amostra/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/aMostraEstatistica/

 

(texto enviado pelo aluno Rodrigo Marcel Araujo, que faz parte do grupo que está organizando o evento)

No dia 18.09.2017 o IME recebeu a visita dos Representantes da Delegação Estrangeira da Universität de Hamburg para tratativas de acordo de cooperação.

 

foto-delegacao

Da esquerda para direita: Prof. João Carlos Setubal (IQ); Prof. Saulo Rabello (IME); Prof. Igenuin Gasser (Hamburg); Prof. Dirk Gajewski (Hamburg); Prof. Clodoaldo Grotta Ragazzo (IME); Prof. Pedro Dias (EACH); Profa. Ana Cristina Viera (IME); Prof. Jó Ueyama (ICMC); Prof. Sergio Muniz (IME); Prof. Pedro da Silva Peixoto (IME). ​

(Foto tirada pela equipe do audiovisual do IME)

EDITAL DE SELEÇÃO PNPD/CAPES Nº 03/2017

Programa de Pós-Graduação em Estatística

1. OBJETIVO

Seleção de 01 (um) bolsista no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES) para o Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística - USP

2. CONDIÇÃO PARA INSCRIÇÃO:

I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo deste Regulamento;

III – não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

IV – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

"A" - ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

"B" - ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

"C" - ser docente ou pesquisador (brasileiro ou estrangeiro) residente no Brasil com vínculo empregatício em IES ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade "A" do inciso IV, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade "C" deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade "C" não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

2.1 - Requisitos exigidos pela CAPES

Ver artigo 5º e demais artigos em http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes - Portaria Nº 086, de 03 de julho de 2013.

3. PERÍODO DA BOLSA:

Doze meses, renováveis por até quatro vezes por iguais períodos.

4. VALOR MENSAL DA BOLSA:

R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais)

5. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA EXAME DAS CANDIDATURAS

5.1 - Os candidatos deverão apresentar à secretaria da Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, sito à Rua do Matão, 1010, bloco B, sala 27, os seguintes documentos:

a) Cópia impressa do diploma de doutorado em Estatística ou área afim;

b) Cópia ou disponibilização de currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, cópia do currículum vitae atualizado, evidenciando a formação acadêmica, a publicação de trabalhos científicos, a experiência didática e experiência na orientação de estudantes de graduação e pós-graduação;

c) Projeto de pesquisa em uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

d) Carta de um orientador do Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística - USP qualificando a relevância do projeto e demonstrando interesse em supervisionar e colaborar com o candidato em sua execução.

e) Nomes e endereços de e-mails de até três pesquisadores que possam ser contatados pelo Programa de Pós-Graduação e enviar referência sobre o candidato.

5.2 - O processo de seleção será baseado na média simples das notas atribuídas ao Currículo Lattes (ou Curriculum Vitae) e ao projeto de pesquisa.

A partir destas médias o Programa de Pós-Graduação irá informar os candidatos selecionados, até o limite do número de vagas, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas.

5.3 – A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estatística irá designar um supervisor para o candidato aprovado.

6. METAS ESTABELECIDAS ASSOCIADAS AO EDITAL

Desenvolver o projeto de pesquisa aprovado através da pesquisa, da publicação de artigos, da participação e organização de congressos, da orientação e responsabilidade por disciplinas para estudantes de graduação e pós-graduação.

7. CRONOGRAMA

Período de inscrição: até 29 de setembro de 2017.

Divulgação do resultado: 20 de outubro de 2017, via e-mail .

Início das atividades: a partir de 01 de novembro de 2017.

7.1 - O candidato aprovado deve apresentar-se ao supervisor designado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação até 01/11/2017.

7.2 - O não comparecimento injustificado até esta data será considerado como desistência, implicando no cancelamento automático da aprovação. A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação pode, neste caso, indicar um nome seguindo a ordem das médias definidas em 5.2.

7.3 – A implementação de bolsa segue as regras estabelecidas pela CAPES.

8. DISPOSIÇÕES GERAIS:

8.1 - Os candidatos que tiverem sua inscrição indeferida na análise dos documentos exigidos e os candidatos não selecionados terão um prazo de 30 dias, a contar da divulgação do resultado final, para a retirada dos documentos que foram apresentados por ocasião da inscrição. Após este prazo, a documentação será destruída.

8.2 - Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática.

Dúvidas: Serviço de Pós-Graduação - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone 11 3091-6191

 

Os alunos, Gustavo Silva, Leonardo Padilha e Lucas Santos, desenvolveram um aplicativo com mais de 40 mil exercícios para auxiliar o aprendizado em escolas do ensino médio e cursinhos pré-vestibular, o Ducante.

De acordo com os criadores do Ducante, além de corrigir os exercícios automaticamente, o aplicativo permite que os estudantes interajam com seus colegas e professores para tirar dúvidas. Já os docentes recebem estatísticas que mostram a evolução de cada aluno e podem, a partir daí, elaborar melhor suas aulas.

A plataforma permite o compartilhamento entre estudantes e professores de conteúdos multimídia, como vídeos e artigos, e conta até com um game.

"Os cursinhos usam muito essa funcionalidade", afirma Gustavo. "O número de materiais criados e vistos cresce diariamente. Só no primeiro semestre de 2017, foram publicados 266 materiais, que geraram mais de 7.200 visualizações e 1.300 comentários."

Esse mecanismo foi criado por causa da demanda de estudantes e professores das escolas cadastradas na plataforma. "Nós tentamos escutar os usuários para realmente entender quais são as necessidades deles. A cada dia, buscamos fazer uma plataforma ideal para todos", diz Leonardo.

Os alunos foram capa do Diário Oficial de 29/08/2017

Quer saber mais sobre o assunto, veja a matéria completa no Jornal da USP.