O INCT da Internet do Futuro e Cidades Inteligentes, com apoio da FAPESP, promove entre 24 de julho e 4 de agosto a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cidades Inteligentes. Serão duas semanas de cursos, painéis, workshops e atividades sócio-culturais com cientistas da computação de alto nível com foco nos vários aspectos da pesquisa e tecnologia em Cidades Inteligentes.

A FAPESP financiará todos os custos da vinda de estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos de qualquer parte do mundo, garantindo a excelência dos alunos participantes e fomentando a interação com alunos do Brasil.

O evento vai ocorrer na Biblioteca Brasiliana e, além da FAPESP, conta com o apoio da CAPES e patrocinadores da indústria.

Saiba mais e se inscreva no sítio da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cidades Inteligentes.

 

 

 

(texto retirado do site do CCSL)

 

Os alunos, Gustavo Silva, Leonardo Padilha e Lucas Santos, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IME, são os ganhadores, na categoria Educação, da 5a edição do Campus Mobile, um programa que capta talentos para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. 

Como prêmio, passarão uma semana no Vale do Silício conhecendo o ecossistema de startups da região.

O projeto, chamado Ducante, busca conectar professores e alunos através da tecnologia e aumentar o rendimento dos estudos. Foi iniciado durante a disciplina de Empreendedorismo Digital (MAC0467), ministrada pelo professor Fabio Kon, do Departamento de Ciência da Computação do IME, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

 

Parabéns aos alunos.

 

 

 

 

 

 

É com grande prazer que anunciamos que nosso mestrando Arthur de Moura Del Esposte ganhou o Best Student Paper Award no 6th International Conference on Smart Cities and Green ICT Systems, realizado de 22 a 24 de abril em Porto, Portugal pelo artigo InterSCity: A Scalable Microservice-based Open Source Platform for Smart Cities

Parabéns Arthur!

 

E trabalhar em um projeto de inovação em uma universidade fora do Brasil?

O NEU e a Pró Reitoria de Pesquisas (PRP-USP) se juntaram para trazer aos alunos USP um treinamento para trabalhar em startups, cobrindo as áreas em que essas empresas mais recrutam atualmente: Marketing e Business Intelligence, UX e Criação, Produto e Tecnologia.
O  treinamento será ministrado por pessoas que vivenciam diariamente o ambiente de mais de 30 startups da rede NEU. E vai dar um certificado que será um excelente diferencial no seu currículo!
Teremos workshops, palestras, painéis e troca de experiências nos dias 06/05, 13/05, 20/05 e 03/06, das 9h às 18h, na Cidade Universitária.
Aqueles que obtiverem destaque nas entregas previstas e na participação do curso serão premiados com uma bolsa da PRP-USP para passarem um mês no exterior vivenciando a inovação em uma universidade parceira. E também poderão ser indicados para o processo seletivo das startups da nossa rede.
Não perca essa chance de embarcar no ambiente inovador de uma startup! Inscreva-se pelo link: https://goo.gl/nHxPMr

 

 NEU-startup

Devido à grande demanda, o IME Jr oferecerá um *Curso de R *com o ministrante Julio Trecenti.

Período: 25 de abril a 18 de maio, às terças e quintas

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Sala 6 do CEC-IME (Bloco B)

Custo: R$ 150,00 (o mesmo do curso oferecido no programa de Verão do IME)

Para mais informações, contate  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Inscrições

 

 

 

 

wikipedia verbetes

 

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), sediado no IME-USP, e o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil organizam, no dia 13 de março, um dia inteiro dedicado ao uso educacional da Wikipédia.

 

A palestra sobre o uso educacional da Wikipédia pretende desmistificar a enciclopédia eletrônica e mostrar seus usos potenciais no ambiente escolar e universitário. A Fundação Wiki Education organiza uma iniciativa de melhoria do conteúdo nos projetos Wikimedia em inglês, conhecida como o Ano da Ciência na Wikipédia, em que professores e alunos de centenas de universidades se unem para aperfeiçoar os verbetes sobre temas de ciência.

 

Programação:

10h00 - Palestra "O uso da Wikipédia na educação", com LiAnna Davis, da Fundação Wiki Education

14h00 - Maratona de edição na Wikipédia sobre neurociência e matemática.

 

Local: Auditório Professor Oswaldo Fadigas Fontes Torres, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), localizado na Av. Professor Luciano Gualberto, 71, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo.

 

A matéria completa sobre o evento pode ser visualizada no Jornal da USP.

Temos a grande satisfação de comunicar que o Professor Ivan Shestakov do Departamento de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da USP foi nomeado "Fellow of the American Mathematical Society" ("For contributions to nonassociative algebra and affine algebraic geometry"). Dentre os 65 pesquisadores nomeados em 2017, apenas 13 trabalham fora dos EUA e apenas o Professor Shestakov trabalha na América Latina e também no hemisfério Sul.

Para mais informações visite http://www.ams.org/profession/ams-fellows.

 

Parabéns ao Professor Shestakov por mais essa conquista.