II Seminário IBGE de portas abertas para a escola
A Estatística na Educação Básica - Experiências e propostas



Como trabalhar a Estatística na Educação Básica? De que maneira podemos inseri-la de modo prático e interessante para os alunos? Esse é o tema do II Seminário IBGE de portas abertas para a escola. Professores e pesquisadores abordarão diferentes experiências que poderão ser assistidas através da Internet. *Evento totalmente on-line e gratuito*.

Tema: A Estatística na Educação Básica – Experiências e propostas
Data: 16 de outubro de 2015
Evento inteiramente on-line: ao longo do dia, os inscritos poderão assistir, pela Internet, a uma série variada de apresentações de pesquisadores e professores envolvidos com a Estatística na Educação Básica.
Público-alvo: Profissionais da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de pesquisadores e estudantes de licenciatura.
Inscrições e programação: http://eventos.ibge.gov.br/escolas-online

Todos os inscritos ganharão, no dia do evento, o e-book: Da Educação Infantil ao Ensino Médio: 20 propostas do IBGE para trabalhar com Educação Estatística

Compartilhe http://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http%3A%2F%2Feepurl.com%2FbBYxIj

(texto recebido do prof Marcos Nascimento Magalhães)

 

Entre os dias 17 e 18 de novembro de 2015, será realizado o 5º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, no Centro de Eventos e Ginásio de Esportes do campus USP de São Carlos, das 9h30 às 18h00.

O objetivo do Simpósio é apresentar projetos de Cultura e Extensão por meio de pôsteres para apreciação da comunidade e avaliação de docentes USP.

Complementarmente à programação, haverá um concerto da Orquestra Sinfônica da USP às 10h30 do dia 17/11 e em 18/11, ao longo do dia, o Projeto Desenvolvimento de um aparato experimental para demonstrações públicas em ferro fluido será apresentado, além do Show de Física, às 16h00.

Além disso, o Centro de Eventos contará com a exposição do Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC – “Bicho quem te viu, quem te vê”, durante os dois dias.

Os participantes poderão utilizar o transporte contratado pelas Unidades (entrar em contato com os responsáveis indicados em http://prceu.usp.br/aprender/simposio/transporte-5o-simposio/)

Os visitantes receberão Atestado de Participação, desde que se inscrevam e marquem presença no local.

Para maiores informações e inscrições, acesse http://prceu.usp.br/aprender/simposio/inscricao-de-publico-em-geral/ ou ligue para (11) 3091-2093.

 

 

(Texto recebido da Coordenação Acadêmica do Programa Aprender com Cultura e Extensão)

 

 

 

De 28 de setembro a 26 de outubro, acontece o Curso Básico de Programação em Python para Mulheres, promovido pela comunidade Pyladies São Paulo. 

A iniciativa é voltada para mulheres de qualquer idade e formação, que querem ter um primeiro contato com a área.

Curta em https://www.facebook.com/imeusp

 

pyladies

Com muito orgulho parabenizamos a nossa ex-aluna de pós-graduação Claudia de Oliveira Melo e seu orientador Fabio Kon que receberam o 4º Prêmio Tese Destaque USP, área Ciências Exatas e da Terra.

Parabenizamos também o ex-aluno Pedro da Silva Peixoto e seu orientador Saulo Rabello Maciel de Barros que receberam uma menção honrosa (foram concedidas apenas duas).

Segue abaixo a descrição da Pró-Reitoria de Pós-Graduação referente ao Prêmio e ao horário da cerimônia de entrega do mesmo.

"A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) divulgou o resultado do 4º Prêmio Tese Destaque USP. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de setembro, às 14h30, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)".

Instituído em 2012, com o objetivo de estimular a atividade de pesquisa dos alunos matriculados e dos professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, o Prêmio Tese Destaque USP identifica e premia anualmente a melhor tese defendida em cada uma das nove grandes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

Por ano, em média, 2.500 títulos de doutorado são outorgados pela USP, o que representa quase 20% das teses de doutorado defendidas no país. Para a premiação de 2015, foram estabelecidas como elegíveis as teses defendidas entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014.

 

Veja aqui os vencedores e as menções honrosas da quarta edição do prêmio.

 

(texto recebido do Prof Clodoaldo Grotta Ragazzo)

 

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) / USP International Cooperation Office, dentro da iniciativa "Inglês na USP", informa sobre a segunda oferta de 2.400 exames TOEFL ITP gratuito aos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras - IsF.

 

As aplicações serão realizadas pela Aucani, em parceria com a Fuvest, nos dias 26 e 27 de setembro, no prédio Biênio da Poli.

 

As inscrições estão abertas no site do IsF, http://isfaluno.mec.gov.br/, até o dia 23 de setembro ou até o término das vagas.

 
Clique aqui para visualizar o comunicado enviado por email a todos os alunos de graduação e pós-graduação. 
 
 

 

Dia 22 de setembro o IME recebe o professor Armando Fox, da Universidade da Califórnia em Berkeley, que ministrará um tutorial de 4 horas sobre desenvolvimento de aplicações SaaS para a Nuvem. É uma excelente oportunidade para atualizar os conhecimentos na área utilizando novas tecnologias e metodologias modernas de desenvolvimento.

O tutorial irá abranger não só os conceitos fundamentais de desenvolvimento ágil de SaaS para a Nuvem, mas também algumas das ferramentas mais produtivas para engenharia de software, tais como Ruby on Rails, Rspec, Cucumber e Rich Clients com Javascript.

 

Mais informações, clique aqui

É com enorme satisfação que informamos que o curso de Ciência da Computação foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro de 2015.
 
Parabéns a todos os envolvidos por essa conquista!