Holandeses 10 Holandeses 9

Em 06.07.2016, a Comissão de Relações Internacionais do IME recebeu a visita de estudantes da University of Delft - Holanda. Os estudantes participaram de 02 seminários ministrados pelos Prof.ºs Pedro Peixoto e Renata Wassermann, e após aproveitaram as atividades da Matemateca do IME.

Estarão abertas as inscrições, a partir de 04/07/2016, para Bolsa de Pesquisa Iniciação Científica e para Bolsa de Pesquisa Mestrado - Projeto IME e Instituto Butantan do MAC
 
As inscrições poderão ser feitas na sala 14B/CRINT.
 
Os editais podem ser consultados em:
 
 

Falling Walls Lab São Paulo 2016 – concurso interdisciplinar levará representantes brasileiros à Alemanha em novembro.

A A.T. Kearney, empresa global de consultoria e gestão empresarial, em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e o Instituto de Física da USP, realiza em setembro a 4ª edição do evento Falling Walls Lab no Brasil. O fórum, plataforma internacional e interdisciplinar única direcionada a líderes em diversos campos da ciência, negócios, política, artes e sociedade, é uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e profissionais mostrarem ideias inovadoras e que gerem impacto positivo na sociedade.

As inscrições de pesquisas, projetos, planos de negócios, iniciativas sociais ou empreendedoras para a etapa brasileira podem ser realizadas até 14 de agosto gratuitamente pelo site http://www.falling-walls.com/lab. Podem se inscrever estudantes da graduação, mestrado ou doutorado, profissionais, cientistas e empreendedores maiores de 18 anos.

Em 19 de setembro os participantes terão 3 minutos para apresentarem em inglês suas ideias, além da possibilidade de interagir com diversas disciplinas e participar de discussões com grandes pesquisadores e profissionais. As duas ideias mais criativas serão escolhidas pelo júri – formado por renomados acadêmicos e executivos – para representar o Brasil em Berlim na final global do evento, em novembro, junto a outros 98 representantes de mais de 40 nações, com despesas de passagem e hospedagem custeadas pelos organizadores do evento. Além disso, receberão convites para assistir às apresentações de pesquisas revolucionárias de alguns dos mais importantes cientistas do mundo no Falling Walls Conference e ainda visitar renomados institutos alemães de pesquisa.

Não perca!

 

logo-obi

 

Estão abertas as inscrições para a 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2016), que tem como objetivos detectar talentos, contribuir para a melhoria do ensino de matemática no país e selecionar estudantes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais do gênero.

 

Período de inscrições para universidades:
11 de abril a 2 de setembro de 2016 (apenas no site)

PROVAS NÍVEL UNIVERSITÁRIO
Primeira Fase: sexta-feira, 16 de setembro de 2016
Segunda Fase: sábado, 22 de outubro,
domingo, 23 de outubro, (segundo dia de prova)

 

Durante a programação do XI Workshop de Otimização Contínua (BRAZOPT), realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na semana de 22 a 27 de maio, o Prof. Dr. Carlos Humes Junior, do Departamento de Ciência de Computação do IME foi homenageado.

A cada Workshop, um pesquisador de renome da área de Otimização Contínua é homenageado. Este ano, a comemoração acontece em homenagem aos 70 anos do professor Carlos Humes Junior. Durante a homenagem, o professor foi lembrado de sua importância, colaboração acadêmica e formação de pesquisadores. "O professor nos deu a honra de estar presente. Vamos fazer uma retrospectiva de toda sua atividade acadêmica, mas também celebrar sua vida", declarou a professora Flávia. Pela primeira vez em Manaus, o professor Humes elogiou a organização do evento. "A estrutura está muito boa, tudo funcionando direito e todos os participantes estão satisfeitos", afirmou.

As matérias completas, com as informações do evento e as reportagens sobre a homenagem ao Prof Carlos Humes Junior podem ser visualizadas nos links:

http://www.ufam.edu.br/noticias-bloco-esquerdo/5458-xi-workshop-de-otimizacao-continua-homenageia-carlos-humes-jr-na-ufam

http://www.ufam.edu.br/noticias-bloco-esquerdo/5467-xi-workshop-brasileiro-de-otimizacao-continua-encerra-com-abordagem-sobre-aspectos-teoricos-da-otimizacao

 

Parabéns ao Prof Carlos Humes pela importante e reconhecida homenagem.

 

 

 

 

A 34ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), realizada de 30 de maio a 3 de junho em Salvador, Bahia premiou o artigo "Um protocolo FSA com resolução imediata de colisões para sistemas RFID sob o efeito captura" entre os trẽs melhores artigos do SBRC.

O conteúdo do artigo foi fruto da fase final da tese de doutorado do Rafael Perazzo Barbosa Mota. A pesquisa sobre o tema específico do artigo iniciou-se no começo de 2015. "Eu vinha investigando os protocolos FSA em ambientes sem a ocorrência do efeito captura. Observei que ambientes sem efeito captura não existem na prática, apenas na teoria. A partir disso, comecei a pesquisar sobre o efeito captura em redes sem fio em geral até chegar nos sistemas RFID. Buscando na literatura observei que poucos autores consideravam o efeito captura nas propostas. Resolvi investir tempo na investigação do tema, uma vez que já conhecia os protocolos operando em ambientes sem o efeito. Descobri uma forma de usar o fenômeno a favor da melhoria do desempenho. Consegui definir o algoritmo, escrever, testar e avaliar", conta. 

A partir dos resultados preliminares, juntamente com o orientador Prof. Daniel Batista, Rafael fez a proposta de artigo para a disciplina da pós Programação para redes de computadores. O Henrique se interessou pelo tema, e começou a escrever o artigo sob supervisão de Rafael: "como é da área de Teoria da Computação, ele complementou o artigo através do estudo analítico da proposta, o que praticamente fechou bem o escopo do trabalho. Em resumo, conseguimos juntar nossas melhores habilidades e gerar um artigo bem estruturado e completo do ponto de vista científico".

No total foram enviados cerca de 230 artigos, onde cerca de 80 foram selecionados para apresentação. Cada artigo foi avaliado por no mínimo 3 avaliadores, sendo que a maioria foi avaliado por 4 revisores. A revisão dos artigos durou cerca de 3 meses. Dos 80 selecionados, 3 foram escolhidos como os melhores.
 

Parabéns aos autores, Henrique Stagni, aluno de pós-graduação, sob orientação do Prof Yoshiharu Kohayakawa, Rafael Perazzo Barbosa Mota, ex-aluno de Doutorado, sob orientação do Prof. Daniel Macedo Batista, que é também um dos autores do artigo.

 

A Pró-Reitoria de Graduação juntamente com o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras USP receberão a ONU no dia 19 de maio, as 14h30 no anfiteatro "Altino Antunes/FMVZ USP"  para a palestra "Outreach Mission".
 
Evento especialmente voltado a alunos das seguintes áreas: Engenharia, Arquitetura, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Relações Internacionais, Medicina, Jornalismo e Ciências da Computação.
 
Faça aqui sua inscrição.
 
(texto recebido do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras - Pró-Reitoria da Graduação USP)