O Curso de Ciências Moleculares da USP foi escolhido vencedor do "Prêmio Santander Universidades" na modalidade "Interdisciplinaridade" (Destaques do Ano do Guia do Estudante).

No dia 19 ocorreu a cerimônia de premiação, que contou com a presença do Reitor Marco Antônio Zago, do coordenador do curso, prof. Fabio Armando Tal e mais de mil convidados, dentre eles reitores, acadêmicos, jornalistas e finalistas do prêmio.

Docentes do IME que também participaram da organização do curso, além do prof. Fabio Armando Tal, foram Sônia R. L. Garcia, Manuel V. P. Garcia e Saulo M. de Barros.

A lista completa dos ganhadores pode ser vista clicando aqui.

Vivendo a USP: Uma parceria entre  a universidade e a escola pública

 

No próximo dia 28 de novembro, os alunos de quatro das nove escolas públicas participantes do projeto Vivendo a USP terão novo encontro marcado com os espaços e atividades da universidade.

Das 08 até as 17 horas, no Parque Cientec (Av. Miguel Estéfano, 4200, próximo ao Zoológico de SP), os estudantes participarão da ‘Gincana do Vivendo’ como ficou conhecida essa atividade de fechamento da programação de visitas à USP.

Segundo a Profa. Vera Henriques, coordenadora do projeto, “apesar das dificuldades de financiamento que tivemos ao longo do ano, nós conseguimos realizar muitas atividades com as escolas parceiras e os alunos e docentes envolvidos no projeto esperavam que fizéssemos a Gincana, que é o momento não só de ampliar os conhecimentos, mas de congraçamento e muita alegria”.      

Com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão será possível realizar a gincana deste ano. São quatro as escolas que participarão: E.E. Francisco Eufrásio Monteiro (Sorocaba), EMEF Ernani Silva Bruno (Parada de Taipas), E.E. Mário Manoel Dantas (Ferraz de Vasconcelos) e E.E. Santo Dias da Silva (Interlagos) com mais de 240 crianças e adolescentes e 12 professores. Do lado da USP, são 25 alunos monitores, além dos educadores de diversas unidades da USP (Arte e Ciência do IF, Estação Biologia do IB, Gepeq do IQ, MAC, MAE e MAV-FMVZ) envolvidos na preparação das provas da gincana.

Desde 2011, o projeto Vivendo a USP tem atuado no sentido de trazer para a universidade a visita não só dos alunos das escolas públicas, mas também, dos docentes que previamente se capacitam nos espaços que serão visitados, para que de forma articulada com o projeto pedagógico da escola e com o seu programa de aulas, eles possam ser os facilitadores desse aprendizado. Além disso, o projeto conta com o apoio e engajamento de professores e alunos de diversos institutos e museus da Universidade, além da participação ativa do Instituto Butantã.

Há, portanto, duas vertentes: a primeira de formação, que está voltada a capacitar os professores para as visitas e, a segunda, que visa aproximar os estudantes das escolas públicas da vida universitária e dos espaços educativos não-formais como, por exemplo, os museus, institutos e o próprio parque de ciência.

Mais informações: http://www.vivendoausp.com.br/

Startup promove concurso universitário que dará R$10 mil à melhor ideia de aplicativo para smartphone

 

O AppChallenge é um desafio acadêmico que tem o objetivo de estimular o envolvimento dos alunos em projetos voltados à utilização da tecnologia digital para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Todos os alunos devidamente matriculados nas unidades de ensino superior credenciadas pelo MEC podem participar. A ideia é que os alunos desenvolvam um projeto de aplicativo para smartphone, onde a melhor proposta receberá um prêmio em dinheiro no valor de 10 mil reais.

Os estudantes interessados devem se inscrever até o dia 19 de abril de 2016 diretamente no site do concurso.

Não existe restrição quanto ao curso e os alunos não precisam se preocupar em entregar o aplicativo finalizado, apenas a ideia. As propostas serão avaliadas e julgadas a partir de critérios como potencial criativo, viabilidade econômico-financeira e capacidade de inovação.

As cinco propostas finalistas serão publicadas no dia 23 de maio de 2016 e a vencedora será conhecida no dia 16 de junho de 2016 na página oficial do concurso.

Para saber mais informações sobre o AppChallenge 2016 os alunos devem acessar a página do concurso e consultar o regulamento: www.shoes4you.com.br/appchallenge

 

Sobre o Mucca

O Mucca é uma startup web especializada nas áreas de internet e tecnologia que possui em seu portfolio projetos como o aplicativo mobile Bazaap, a rede social literária Orelha de Livro e o shopping virtual MuccaShop.

Para mais informações sobre a empresa, basta visitar o site: www.mucca.co

 

 

(texto enviado por Rondi Oliveira, da Startup Mucca)

 

O Quarto painel do Ciclo de Palestras em Swarm Computing e Internet das Coisas recebe o Prof. Dr. Dave Raggett, membro do W3C na Europa..

O evento acontecerá no dia 27 de novembro das 11h30 às 12h30 no Auditório Fadigas - STI-USP e é uma realização da POLI-USP em parceria com o IME-USP.

 

VAGAS LIMITADAS

Inscrições

Veja Mais

 

A aluna de Doutorado do Curso de Computação do IME, Lucy Alsina Choque Mansilla e o ex-aluno, Filipe Morgado Simões de Campos, foram premiados na XLI Conferencia Latinoamericana en Informática (CLEI 2015), realizada no final de outubro, recebendo o segundo e terceiro prêmios, respectivamente.

O evento aconteceu em Arequipa-Perú, cidade natal da nossa aluna, que representou o IME, falando em português.

O Filipe iniciou uma Startup com seu projeto de mestrado.

Parabéns e sucesso aos dois.

 

link do evento:
https://sites.google.com/a/spc.org.pe/clei2015/eventos-asociados/xxii-concurso-latinoamericano-de-tesis-de-maestria

 

Lucy A. Choque Mansilla
Orientador: Paulo Andre Vechiatto deMiranda

Título: Image Segmentation by Image Foresting Transform with Non-smooth Connectivity Functions

http://eventos.spc.org.pe/clei2015/144370/index.html
 
Filipe Morgado Simões de Campos
Orientador: Carlos H. Morimoto
Título: Espelho virtual interativo para simulação de maquiagem
http://eventos.spc.org.pe/clei2015/144419/index.html
 
Foto da premiação, clique aqui

 

 

O Professor John H. Hubbard, da Cornell University visita o IME no período de 3 a 13 de novembro de 2015. Ele ministrará duas palestras e um minicurso, como segue:

- Minicurso "Geometry in dimension 3 and Thurston's hyperbolization theorems", das 10 -12h, nos dias 3, 5, 9, 10/11, no Auditório Antonio Gilioli (sala 247/262-A).

- Palestra para audiência geral "The dynamics of the forced damped pendulum", na sexta-feira 6/11, às 10h no Auditório Antonio Gilioli.

Esta palestra abrirá o IV EPA Dinâmica (Encontro Paulista de Alunos em Dinâmica).


- Seminário de Sistemas Dinâmicos intitulado "Parabolic blowups in dynamics and Kleinian groups", na terça-feira, 03/11, às 14h na Sala Nobre 249-A.

 

(texto recebido do professor André Salles do Departamento de Matemática Aplicada do IME)

A 6ª Semana da escrita Científica do IFSC/USP acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, no Auditório Sergio Mascarenhas do IFSC em São Carlos e traz como temática:“O Papel do editor Científico nas comunicações cientificas”. Essa é uma temática muito importante, visto que além da qualidade da pesquisa realizada, e do texto, torna-se cada vez mais relevante a boa sintonia entre os editores e cientistas. Nesse evento analisaremos o papel do editor científico na busca e no apoio a grandes publicações. A 6ª Semana contará com cursos sobre o Processamento e Escrita de Artigos Científicos de Alto Impacto. Um curso sobre editoração, mostrando todos os passos após submissão, e quais as decisões envolvidas no processo editorial, também será oferecido. O público alvo do evento são pesquisadores e alunos de pós-graduação empenhados na melhoria de seus textos científicos para publicação.

O evento é GRATUITO e o certificado estará disponível somente com participação em todas as palestras.

Transmissão IPTV

Inscrições

Programação