O reitor Vahan Agopyan divulgou uma mensagem aos docentes em que solicita a colaboração de todos neste período conturbado:

 

Caro(a) colega,

 

No dia 17 de março, terça-feira passada, tivemos uma reunião com os dirigentes da USP, na qual a Reitoria e as Pró-Reitorias apresentaram uma série de medidas adotadas, já largamente divulgadas à comunidade. As ações da Reitoria estão norteadas por três premissas básicas:

  1. As atividades-fim de uma universidade pública de pesquisa não podem ser paralisadas, mesmo em momentos de grande comoção social. A universidade deve servir de âncora para a superação dos problemas da população. É uma entidade proativa com a qual a sociedade pode contar.
  2. Temos que procurar minimizar os danos na formação dos nossos alunos, lembrando que quase 90 mil jovens confiaram seu futuro a nós. Mais ainda, a sociedade está esperando que cerca de 15 mil profissionais concluam seus estudos este ano para poderem colaborar com o desenvolvimento do país, principalmente neste grave momento.
  3. As colocações acima devem ser atendidas sem colocar a comunidade em risco, garantindo a segurança de todos os atores.

Sua colaboração é imprescindível para a consecução desses objetivos. Pretendemos oferecer aos nossos alunos a oportunidade de continuar com as atividades discentes, mesmo com a suspensão das aulas presenciais.

Pedimos aos responsáveis pelas disciplinas que proporcionem atividades extra-classe, que podem ser desde estudos dirigidos até o uso de ferramentas modernas de EaD. As Pró-Reitorias e diversas unidades estão franqueando o acesso a essas ferramentas aos professores interessados, incluindo seu treinamento.

Essas atividades didáticas a distância, durante o período de suspensão, serão computadas na frequência dos estudantes e valerão créditos para eles e para os docentes. Poderão substituir parcial ou totalmente as semanas de aulas presenciais não oferecidas. Com isso, após o retorno das aulas presenciais, o período de reposição poderá ser curto, priorizando as atividades práticas e experimentais. Logicamente, a qualidade é um atributo indiscutível para essas atividades.

Solicitamos seu apoio, consideração e colaboração com a Diretoria a Comissão de Graduação e a de Pós-Graduação de sua unidade para que essa iniciativa seja viabilizada, garantindo que nossos alunos consigam avançar nos estudos e superar este período conturbado.

 

 

São Paulo, 19 de março de 2020.

Vahan Agopyan, reitor da USP

 

 

Jornal da USP | Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=308499

Tendo em vista a necessidade de melhorar as medidas de prevenção ao coronavírus, informamos que a partir de 18/03/2020 a Biblioteca do IME estará fechada ao público.
O salão de estudos também estará fechado.

Em caso de dúvidas ou necessidade urgente de materiais, solicitamos entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

DEVOLUÇÕES ADIADAS PARA 22 DE ABRIL DE 2020

As devoluções de livros poderão ser realizadas na Caixa de Devoluções localizada em frente à porta da Biblioteca.

Ressaltamos que todos os empréstimos tiveram sua data de devolução adiada para o dia 22 de abril.

 

Por este motivo, recomendamos aos nossos usuários que se preservem e preservem todas as pessoas com quem convivem: permaneçam, na medida do possível, em suas casas. Havendo alguma alteração no quadro atual, voltaremos a emitir novos comunicados.

 

 

 

Marcelo Modesto Costa | 20.03.2020
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
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“A USP não vai parar”, mas reorganiza suas atividades para proteger a comunidade, com aulas a distância, manutenção das pesquisas observando cuidados de saúde e orientações para técnicos e funcionários​

 
Por  | Jornal da USP
 
 
 
 
 
 
 
20200317 00 pronunciamento reitor

Diretores de todos os campi da USP participaram do encontro, que foi realizado presencialmente, na sala do Conselho Universitário, e remotamente, no Quadrilátero Saúde/Direito e nos campi de Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 
 

 

 

 
No dia 17 de março, o reitor da USP, Vahan Agopyan, se reuniu com diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade para tratar de questões acadêmicas e administrativas adotadas pela Instituição em função do agravamento da pandemia do covid-19 no Brasil.

 

“Vivemos um cenário delicado, mas a USP não vai parar. Convoco a todos para mantê-la viva e dinâmica. Como universidade pública, em um momento de emergência, temos a responsabilidade de dar suporte à sociedade. A manutenção das atividades de uma universidade de pesquisa é essencial para a sociedade”, afirmou Agopyan.

O reitor informou aos dirigentes que a Universidade está readequando suas atividades para proteger a comunidade. Entre as medidas adotadas estão aulas e trabalhos a distância para estudantes de graduação e de pós-graduação, a manutenção do desenvolvimento de pesquisas, observando cuidados de preservação de saúde, e novas orientações relativas à jornada de trabalho de servidores técnicos e administrativos.


Diretores de todos os campi da USP participaram do encontro, que foi realizado presencialmente, na sala do Conselho Universitário, e remotamente, no Quadrilátero Saúde/Direito e nos campi de Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru.

O reitor enfatizou que todas as atenções devem estar voltadas para as atividades-fim, de forma a “minimizar o prejuízo aos estudantes de graduação e de pós-graduação”, bem como as relacionadas ao desenvolvimento das pesquisas, que são “um dever social de uma instituição como a USP”.

Na segunda parte da reunião, os pró-reitores falaram sobre as ações que estão sendo empreendidas para garantir o andamento das atividades de ensino e pesquisa. O coordenador da Administração Geral (Codage), Luiz Gustavo Nussio, elencou as novas medidas administrativas a serem adotadas nesse período.

 

 

Graduação e pós-graduação

Segundo o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, com a suspensão das aulas, que passa a valer a partir do dia de hoje, dia 17 de março, as atividades didáticas passarão a serem ministradas a distância.

Baracat destacou que plataformas como e-aulas  estão disponíveis no sistema Jupiter e poderão ser utilizadas para gravação e transmissão de aulas on-line. Entre outras funcionalidades, além das aulas, os sistemas permitem o registro da participação dos estudantes, troca de mensagens e arquivos e a realização de avaliações.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) disponibilizou, em sua página, um conjunto de tutoriais que explicam aos docentes como organizar videoaulas, videoconferências, utilizar o Skype, o Google Meet e outras ferramentas.

As atividades a serem desenvolvidas remotamente incluem desde a recomendação de leitura de uma lista de bibliografias para a preparação de uma monografia até o emprego de plataformas mais complexas que estão à disposição dos docentes. Treinamento para o uso dessas ferramentas também é fornecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

“As atividades didáticas a distância durante o período de suspensão serão computadas na frequência dos estudantes. No período de reposição, após o retorno das aulas presenciais, recomendamos que devam ser priorizadas as atividades práticas e experimentais”, explicou o pró-reitor.

No que se refere à Pós-Graduação, o pró-reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior esclareceu que a realização de atividades a distância já está prevista no regimento da Pró-Reitoria, com as mesmas ferramentas utilizadas na graduação, incluindo o treinamento.

Carlotti explicou que foram desburocratizados os procedimentos para a transição de disciplinas presenciais em não-presenciais, agilizando os processos. Também foram alterados os procedimentos para as defesas de Dissertações e Teses e para os exames de qualificação, cujas bancas poderão ter a participação não presencial de todos os seus membros, incluindo o orientador e o próprio aluno.

 

 

Pesquisa e extensão

Reduzir a presença dos pesquisadores nos campi é a principal recomendação do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, que salientou a necessidade de que os pesquisadores evitem o início de novos experimentos neste momento.

Canuto explicou que os dirigentes devem identificar as atividades essenciais nos laboratórios, as que possam ser realizadas remotamente, as que podem ser interrompidas sem prejuízo, as de longa duração que, em caso de interrupção, podem gerar grandes perdas e aquelas que são essenciais e que devem ser mantidas obrigatoriamente, como, por exemplo, os biotérios, linhagens de células, criogenia, entre outras. Estas últimas, de acordo com Canuto, devem ser asseguradas pelos responsáveis pelos laboratórios nas respectivas Unidades.

Além da suspensão das atividades culturais e de extensão abertas ao público em geral e do Programa 60+, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, informou aos presentes o cancelamento da Feira das Profissões Interior, que seria realizada no campus de Lorena, e o adiamento da edição da feira na Capital, que está prevista para ser realizada no mês de setembro.

 

 

Administração Central

No que se refere ao quadro de recursos humanos da Universidade, o coordenador da Administração Geral (Codage), Luiz Gustavo Nussio, anunciou novas medidas a serem adotadas.

Além da concessão de ponto facultativo a docentes e funcionários técnicos e administrativos com idade igual ou superior a 60 anos e para aqueles portadores de doenças crônicas, os quais será permitido o teletrabalho, foram incluídos nesta categoria:

  • gestantes;
  • pai ou mãe com filhos de até dez anos. Caso ambos sejam servidores da Universidade, apenas um deles terá ponto facultativo;
  • servidores que apresentem febre, tosse e outros sintomas respiratórios ou que tenham entrado em contato com pessoas suspeitas de contágio.

Nussio sublinhou também que, a critério do dirigente da Unidade, as atividades administrativas poderão funcionar em regime de contingenciamento ou rodízio e que os servidores não terão prejuízo quanto ao salário e aos benefícios nesse período.

 

 

 

Veja também

23.03.2020 | Comunicado sobre a realização de trabalho remoto no IME-USP

23.03.2020 | USP está contribuindo em várias frentes

20.03.2020 | Em novo comunicado, reitor anuncia ações para garantir segurança da comunidade

19.03.2020 | Orientações do reitor para os professores da USP

 

Os livros e outros materiais emprestados da biblioteca poderão ser depositados na Caixa de Devolução nos horários em que a biblioteca estiver fechada.

A bibliotecária chefe, Stela Madruga, ressalta que somente os livros que fazem parte do acervo do IME podem ser devolvidos neste móvel. A ideia é ampliar o horário de devolução dos materiais e proporcionar maior comodidade aos usuários.

É importante tomar o cuidado para efetuar o depósito dos livros com a lombada primeiro, um livro por vez, deslizando os materiais. Veja o vídeo demonstrativo:

 

 

Saiba mais

Para mais informações, consulte as regras da caixa de devolução de livros.

Link para o vídeo: https://youtu.be/UHNL4siF0W 

 

 

 

Marcelo Modesto Costa | 06.03.2020 
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
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jubileu

Dias 12 e 13 de março de 2020

Anfiteatro Camargo Guarnieri

Universidade de São Paulo

 

 

PROGRAMAÇÃO 12/03/2020

14:00

Abertura

- Apresentação OSUSP: Octeto de Sopro

15:00

Abertura dos trabalhos

- Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior – pró-reitor de Pós-Graduação da USP
- Prof. Dr. Waldyr Muniz Oliva - ex-reitor da USP e ex-diretor do IME-USP
- Prof. Dr. Carlos Alberto Barbosa Dantas - ex-pró-reitor da USP e ex-diretor do IME-USP
- Prof. Dr. Junior Barrera – diretor do IME-USP
- Prof. Dr. Luiz Renato Gonçalves Fontes – vice-diretor do IME-USP
- Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias – primeiro aluno formado no MAP e diretor do IAG-USP
- Prof. Dr. Antonio Galves - coordenador do CEPID Neuromat

 

16:00

Momentos da História do IME-USP

- SBM: Prof. Dr. Paolo Piccione
- RPM: Profa. Dra. Ana Catarina Pontone Hellmeister
- OBMEP: Profa. Dra. Ana Catarina Pontone Hellmeister
- CAEM: Profa. Dra. Ana Paula Jahn
- Matemateca: Prof. Dr. Eduardo Colli
- A Difusão da Internet na USP a partir do IME: Prof. Dr. Arnaldo Mandel
- Maratona de Programação: Prof. Dr. Carlos Eduardo Ferreira
- Revistas Científicas do IME: Prof. Dr. Claudio Gorodski

 

17:00

 

Homenagens

Representando os(as) funcionários(as) do IME

- Sra. Lourdes Vaz da Silva Netto

 

Representando os(as) professores(as) do IME
- Prof. Dr. Claudio Possani
- Profa. Dra. Zara Issa Abud

Representando os(as) cientistas do IME
- Profa. Dra. Ofelia Teresa Alas
- Prof. Dr. Yoshiharu Kohayakawa
- Profa. Dra. Florencia Graciela Leonardi
- Prof. Dr. Ivan Chestakov


Homenagem aos coordenadores de projetos científicos
(Edital de seleção de propostas para distribuição de cargos docentes – 2019, do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas da PRP-USP)
- Prof. Dr. André Salles de Carvalho
- Prof. Dr. Daciberg Lima Gonçalves
- Prof. Dr. Fabio Kon
- Prof. Dr. Fabio Prates Machado
- Prof. Dr. Ivan Chestakov
- Prof. Dr. Paolo Piccione
- Prof. Dr. Pedro Alberto Morettin
- Prof. Dr. Pedro da Silva Peixoto

 

17:30

Homenagem aos ex-diretores

- Prof. Dr. Cândido Lima da Silva Dias (in memoriam) / Prof Dr Waldyr Muniz Oliva

- Prof. Dr. Waldyr Muniz Oliva / Prof. Dr. Chaim Samuel Hönig (in memoriam)

- Prof. Dr. Chaim Samuel Hönig (in memoriam) / Prof. Dr. Cândido Lima da Silva Dias (in memoriam)

- Prof. Dr. Carlos Alberto Barbosa Dantas / Prof. Dr. Chaim Samuel Hönig (in memoriam)

- Prof. Dr. Chaim Samuel Hönig (in memoriam) / Prof Dr Imre Simon (in memoriam)

- Prof. Dr. Pedro Alberto Morettin / Profa Dra Ofélia Alas

- Prof. Dr. Carlos Alberto de Bragança Pereira / Prof Dr Pablo Ferrari

- Prof. Dr. Siang Wun Song / Prof Dr Pablo Ferrari

- Prof. Dr. Francisco César Polcino Milies / Prof Dr Paulo Domingos Cordaro

- Prof. Dr. Paulo Domingos Cordaro / Prof Dr Flávio Ulhoa Coelho

- Prof. Dr. Flávio Ulhoa Coelho / Prof Dr Carlos Eduardo Ferreira

- Prof. Dr. Clodoaldo Grotta Ragazzo / Prof Dr Severino Toscano

 

Palavra dos ex-diretores

 

18:00

 

Encerramento

 

 

PROGRAMAÇÃO 13/03/2020

08:45

Abertura

- Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto – pró-reitor de Pesquisa da USP
- Prof. Dr. Marcio de Castro Silva Filho – pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da USP
- Prof. Dr. Junior Barrera – diretor do IME-USP
- Prof. Dr. Luiz Renato Gonçalves Fontes – vice-diretor do IME-USP 

09:00

Apresentação Departamento de Estatística

Organizadores: Prof. Dr. Luiz Renato Gonçalves Fontes

Profa. Dra. Denise Aparecida Botter

10:30

Coffee break

11:00

Apresentação Departamento de Matemática Aplicada

Organizadores: Prof. Dr. André Salles de Carvalho

Prof. Dr. Fabio Armando Tal

12:30

Almoço

14:00

Apresentação – Departamento de Matemática

Organizadores: Prof. Dr. Jaime Angulo Pava

Profa. Dra. Lucia Renato Junqueira

15:30

Coffee break

16:00

Apresentação – Departamento de Ciência da Computação

Organizadores: Prof. Dr. Roberto Marcondes Cesar Junior

Prof. Dr. Marcelo Finger 

17:30 Encerramento

 

 

 

Confirmação de presença

Para participar do evento é necessário confirmação de presença. Para isso, acesse a página de confirmação de presença ou envie mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Participem! As vagas se limitam à capacidade de lotação do Anfiteatro, que é de 424 lugares.

 

Alunos, docentes e funcionários:
Alunos e docentes: 

 

 

 

Como chegar

O Anfiteatro Camargo Guarnieri fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

 

uspgamedev desafio mundial

Equipes colaborativas multidisciplinares desenvolveram, simultaneamente em 118 países, jogos baseados no mesmo tema - em 48h!



Uma corporação sem fins lucrativos, da Califórnia-EUA, promove este evento anualmente, e conta com a participação do time internacional de voluntários e patrocinadores para manter a missão de promover o design de jogos e a educação gamificada através de eventos inovativos e não-competitivos. O desafio intelectual e as novas parcerias são, de acordo com o site oficial, estimulados durante o evento, enquanto os participantes "exploram processos de desenvolvimento, seja pela programação, design iterativo, exploração da narrativa ou expressão artística". 

 

Os eventos são gigantescos: em 2019 conectou 860 pontos de 113 países. Em 2020 os números da 12ª edição aumentaram consideravelmente: 48.700 pessoas em 934 locais diferentes de 118 países!

 

O CCSL hospedou em janeiro a Sede-USP desta edição 2020, organizada pelo USPGameDev e pelos professores da USP Ricardo Nakamura (PCS - Poli) e Gilson Schwarz (ECA). "A sede USP-capital já participa há vários anos. Um hackathon de 48h em que os participantes trabalham em equipes para desenvolver um jogo com base em um tema divulgado na abertura do evento é uma ótima oportunidade para aprender e experimentar ideias de jogos. É a maior e mais importante game jam do mundo, que acontece todo começo de ano", relatou um de seus organizadores.

 

As dependências do CCSL foram adaptadas para este evento pelo pessoal voluntário da Sede-USP. O evento exigiu de apoiadores, patrocinadores e organizadores a preocupação com infraestrutura de informação e comunicação, áreas de descanso, alimentação e convívio para, de acordo com o USPGameDev, "criar um espaço seguro e acolhedor para que as pessoas pudessem desenvolver jogos de maneira criativa, engajada, e colaborativa". 

 

Com o grupo de extensão USPGameDev, além de toda produção de conhecimento intangível, 25 desenvolvedores de jogos de todos os tipos produziram 6 jogos temáticos que agora serão testados e documentados pela organização global do hackaton, e podem ser acessados no site oficial

 

Outras informações da Sede USP-capital pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Edina Arouca & Wilzon Kazuo | 03.03.2020
Centro de Competência em Software Livre

 

 

bcsmif 700x300

Conferência sobre Modelagem Estatística em Seguros e Finanças com a participação e organização de docentes do IME-USP acontece entre 1º e 6 de março em Maresias.

 

Durante os dias 1º e 6 de março de 2020, acontece na cidade de Maresias, litoral paulista, a Seventh Brazilian Conference on Statistical Modelling in Insurance and Finance. O evento organizado por professores do Departamento de Estatística do IME-USP, contará com a participação de pesquisadores de diversos países.

 

Entre os palestrantes, estão confirmados Emilio Porcu (Trinity College Dublin - Irlanda), Jean-David Fermanian (ENSAE - França), Julien Trufin (Université Libre de Bruxelles - Bélgica), Renato Assuncao (UFMG), Ronald Poon-Affat (Presidente da RGA Global Reinsurance Company), Rudi Zagst (Technical University of Munich - Alemanha), Sabrina Mulinacci (University of Bologna - Itália), Spiridon Penev (University of New South Wales - Austrália), Steven Vanduffel (Vrije Universiteit Brussel - Bélgica), Eduardo Horta (UFRS), Jose Augusto Fiorucci (UnB), Marcelo Bourguignon (UFRN), Paulo Henrique Ferreira (UFBA) e Rafael Izbicki (UFSCar).

 

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia na página do evento https://www.ime.usp.br/bcsmif/7th/.

 

 

 

Marcelo Modesto Costa | 28.02.2020
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
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