vladimir pestov

Minicurso do Prof. Vladimir Pestov acontece no IME-USP entre 18 e 29 de novembro. Inscrições vão até o dia 14 de novembro e as vagas são limitadas. (Foto: reprodução UFBA)

 

Durante os dias 18 e 29 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Estatística do IME-USP realiza o minicurso de pós-graduação “Tópicos selecionados na aprendizagem de máquina supervisionada”, ministrado pelo Prof. Vladimir Pestov, que é Professor Visitante Titular da Universidade Federal da Bahia, Professor Voluntário da Universidade de Santa Catarina e Professor Emérito da Universidade de Ottawa.

No minicurso, o Prof. Pestov apresenta uma seleção de tópicos abordados no  livro de sua autoria “Elementos da teoria de aprendizagem de máquina supervisionada”, como regras de aprendizagem, geometria de cubo de Hamming e concentração de medida, dimensão de Vapnick-Chervonenkis, aprendizagem Provavelmente Aproximadamente Correta (PAC), classes de Glivenko-Cantelli, consistência universal e o classificador de k vizinhos mais próximos, teorema de Cybenko sobre aproximação universal.

O minicurso acontece em nove aulas presenciais, no horário das 16 às 18 horas, no Auditório Antonio Gilioli (bloco A) do Instituto de Matemática e Estatística que fica na rua do Matão, 1010 - Cidade Universitária em São Paulo. O curso é voltado para alunos de pós-graduação e graduação com base em matemática e o público em geral.

As vagas são limitadas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de novembro através do formulário de inscrição disponível no endereço https://forms.gle/7aUP38hMBPKKCJmx7.  

 

Local: Auditório Antonio Gilioli (bloco A do IME-USP)
Acesso ao livro eletrônico:  https://arxiv.org/abs/1910.06820




TRANSMISSÃO ONLINE
O minicurso também será transmitido ao online pelo YouTube. Veja abaixo os links para cada dia: 

 

matemaniaca

 Canal do YouTube, A Matemaníaca, criado por ex-aluna do IME-USP, procura mostrar ao público a beleza dessa ciência

 

Por /Jornal da USP

 

Matemática é uma ciência fundamental para nosso dia a dia e aparece tanto em aspectos corriqueiros, quanto o dinheiro que usamos, até os mais complexos, como os satélites, indispensáveis para o funcionamento dos GPS. Mesmo assim, ainda é difícil convencer estudantes de ensino básico sobre a importância de estudar essa disciplina. Porém, iniciativas como o canal do YouTube A Matemaníaca, comandado pela ex-aluna do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Júlia Jaccoud, estão contribuindo para mudar essa realidade. E é com ela que o USP Analisa desta semana conversa.

Para Júlia, usar os argumentos do parágrafo anterior para tentar despertar o interesse dos estudantes pela matemática não é suficiente. “O que eu mais gosto é pensar que, na verdade, filosoficamente, a matemática é inútil. Na nossa rotina, a gente usa a matemática quando está ao celular, mas é muito pobre dizer pro meu aluno que ele precisa saber matemática porque o celular dele usa matemática, isso fica muito distante. E é o que se reflete também dentro do meu canal, porque eu não falo de uma matemática aplicada. Eu falo de uma matemática pura, que chega a soar até desinteressante, mesmo para algumas pessoas. Mas essa matemática inútil é o que me brilha os olhos, é o que eu gosto de aprender. E eu rebato essa pergunta [por que eu preciso aprender matemática] perguntando: por que não aprender matemática? Se a gente tem um cérebro capaz de estudar matemática, por que rejeitar estudar matemática? Assim como qualquer outra disciplina. E por que a gente pergunta isso só pra matemática?”, questiona ela.

Em seu canal, ela também procura desconstruir a ideia de que a matemática não envolve somente números e que há uma certa beleza por trás de seus conceitos. “Acho que meu grande papel é mostrar essa matemática de perguntas, filosoficamente falando, ‘inúteis’ e conseguir convencer as pessoas de que isso também é legal. Assim como a arte, que é algo que a gente aprecia, que está ali para fazer a gente se incomodar, se impressionar, questionar, reviver passados. A matemática pra mim é isso, hoje. É um espaço em que a gente pode questionar, se maravilhar, melhorar e sempre continuar estudando”, diz. 

O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

 

A entrevista pode ser ouvida na íntegra através da página Jornal da USP: Matemática pura também pode ser interessante a estudantes de ensino básico 

 

 

 

Marcelo Modesto Costa | 07.10.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

mostra caem 2019

 

Nos dias 17, 18 e 19 de outubro o Centro de Aperfeiçoamento em Ensino de Matemática realizará sua mostra com o objetivo de estimular o debate e a troca de experiência entre os professores e pesquisadores para aperfeiçoar o ensino de matemática. 

Por meio de oficinas, palestras, mesas redondas e atividades culturais a mostra também procura apresentar o que o CAEM vem realizando para o desenvolvimento para a formação inicial e continuada dos professores de Matemática.

Dentre os palestrantes convidados participarão nomes como a Profª Drª Eliane Reame, do Instituto Sidarta, que falará sobre as possibilidades e os limites do livro didático de matemática, o Prof. Dr. Francisco Cesar Polcino Millies, do próprio IME-USP, abordando as contribuições da psicologia clínica ao ensino de Matemática, entre outros convidados. 

As oficinas terão temas como Tabuleiro de Libras, ministrada por Nelson Junior do Supereficiente, resolução de problemas clássicos de geometria com dobraduras, ministrada pela Profª Drª Ana Paula Jahn do IME-USP por Murilo Cattaneo Oliveira Mathias Cruz, licenciando do IME-USP, e outras oficinas que podem ser verificadas no site do evento

É necessário realizar as inscrições somente para as oficinas, sem nenhum custo, e isso, junto a outras informações podem ser acessadas no site do evento.

 

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 03.10.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

coloquio ime

Evento acontece uma vez ao mês no Auditório Gilioli, às sextas-feiras, 14 horas

 

No próximo dia 27 de setembro de 2019 acontece no Auditório Antônio Giglioli o novo Colóquio do IME. Em sua inauguração, o evento contará com a participação do Professor Ivan Shestakov, do Departamento de Matemática,  apresentando a palestra Álgebras de Poisson e de Jordan, na qual mostrará como um problema puramente algébrico foi resolvido com ideias e métodos de geometria e física. 

 

O evento surgiu a partir de uma iniciativa dos organizadores do Colóquio do MAP de transformar o evento em Colóquio do IME. Os professores Pedro Lopes e André de Carvalho ampliaram o grupo organizador que agora conta com colegas de todos os departamentos. A ideia é que o novo Colóquio do IME seja um espaço de encontro para a comunidade imeana discutir assuntos diversos de maneira acessível e interessante. Os organizadores inclusive pedem a todos sugestões de nomes de palestrantes para palestras futuras. 

 

Além do Professor Shestakov, no segundo semestre de 2019 o evento contará com participação dos palestrantes Pedro Luis do Nascimento Silva do IBGE e ENCE, no dia 18 de outubro, e da Profa. Luciana Luna Anna Lomonaco, do Departamento de Matemática Aplicada, no dia 22 de novembro. 

 

 O evento tem duração de uma hora, acontece às sextas-feiras às 14 horas, no Auditório Antônio Gilioli, no Bloco A do IME-USP, que fica na Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária - São Paulo. 

 

Mais informações podem ser obtidas na página do evento. 

https://www.ime.usp.br/coloquio/

 

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 24.09.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Isabelle Tamarozi, estudante do Bacharelado em Matemática Aplicada foi campeã em agosto de 2019 do Campeonato Brasileiro de Xadrez, categoria sub-20. Isabelle vai disputar, em outubro deste ano, o Campeonato Mundial juvenil, na Índia.

Começou a jogar com seu irmão, sendo ensinada pelo pai com 7 anos de idade. Como uma “brincadeira de criança”, começou a conquistar campeonatos interescolares, até conquistar o bicampeonato da Copa Ayrton Senna, considerada como um campeonato paulista escolar, em 2007 e 2008.

Para saber mais sobre o Campeoanto Mundial Juvenil de Xadrez, sua campanha no Campeonato Brasileiro Juvenil de Xadrez, suas ambições no curso de Matemática Aplicada e outros temas, assista ao vídeo com a entrevista na íntegra: 

 

 

Isabelle ingressou no IME-USP em 2017, no curso de Matemática Aplicada, por conta da sua familiaridade com áreas da lógica, em virtude de seu esporte. A enxadrista conquistou diversos títulos, como um Campeonato Brasileiro Sub-16 em 2015, Campeonato Brasileiro escolar em 2016 e quatro vezes campeã Paulista (2009, 2012, 2016, 2017).

 

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 16.09.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

direito software 

O grupo de extensão TECS - Grupo de Comput{ação Social} da USP, formado por  alunos do Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP, realiza o ciclo de palestras Direito e Software no segundo semestre de 2019. 

O objetivo das palestras é apresentar um panorama das diversas intersecções entre a área do Direito e da Tecnologia, cobrindo desde governo aberto até discriminação algorítmica, passando por leis que regulamentam a área, como o Marco Civil e a LGPD.

As palestras são gratuitas, abertas ao público, não é necessário inscrição prévia e acontecem sempre às terças-feiras entre 12h45 e 14 horas, na sala B-05 do Instituto de Matemática e Estatística, que fica na Rua do Matão, 1010 na Cidade Universitária - São Paulo. 

 

 

Palestras
13/08 Governo aberto
Fernanda Campagnucci
Diretora-Executiva da OpenKnowledge Brasil
20/08 Transformação digital em governo
Danielle Bello
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME)
27/08 Propriedade Intelectual
Eduardo Ariente
Universidade Presbiteriana Mackenzie e Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade do IEA-USP.
10/09 Implicações da tecnologia para o direito concorrencial
Anna Binotto
VMCA
17/09 Direito Eleitoral na Era Digital
Francisco Brito Cruz
Diretor do InternetLab e Coordenador do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da USP (NDIS-USP)
24/09 Direito do Consumidor e a Internet
Bárbara Simões
Programa de telecomunicações e direitos digitais no Instituto Brasileiro de Defesa da Consumidor (Idec)
01/10 Proteção de Dados na Administração Pública
Camille Moura
Assessora de Operações e Coordenadora de Pesquisa na OpenKnowledge Brasil
15/10 Marco Civil da Internet, LGPD e as fronteiras dos direitos digitais
Rafael Zanatta - Pereira Neto
Macedo e Grupo de Ética, Tecnologia e Economias Digitais da USP.
22/10 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
Mariana Rielli
Pesquisadora e líder de projetos do Data Privacy Brasil
29/10 Liberdade de expressão na internet
Veridiana Alimonti
Setorial latino-americano da Electronic Frontier Foundation (EFF).
05/11 Discriminação Algorítmica
Marcela Mattiuzzo
VMCA
19/11 Dilemas éticos em inteligência artificial
Ricardo Abramovay
Faculdade de Economia e Administração (FEA) e Institute of Energy and Environment (IEE) da USP.
26/11 Policiamento Preditivo
Letícia Simões
Doutoranda em Sociologia no tema de Tecnologias de Policiamento e Discriminação Racial. Bolsista FAPESP associada ao Núcleo de Estudos de Violência (NEV/USP)
03/12 IA e Big Data
Enrico Roberto
Reggi & Roberto Advogados, pesquisador em Direito e Inteligência Artificial pelo Lawgorithm e em Direito e Tecnologia pelo InternetLab.

 

 

Para saber mais sobre o TECS, acesse https://tecs.ime.usp.br/

 

 

Marcelo Modesto Costa | 16.09.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

6o encontro

Nos dias 17 e 19 de setembro de 2019, às 14 horas, o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática realiza o 6º Encontro do MPEM. O evento é aberto ao público em geral e é uma oportunidade para todos conhecerem as pesquisas sobre Ensino de Matemática desenvolvidas no Instituto.

 

O evento acontece no Auditório Antonio Gilioli que fica no bloco A do Instituto de Matemática e Estatística da USP, na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária. 

 

Programação

 

TERÇA-FEIRA (17/09)

14h00 Abertura

14h20 Apresentações – Parte I

Lucas Ricardo de Souza (Cristina Cerri)

Título: “As geometrias não-euclidianas na formação de professores”

Priscila Sampaio Szauter (Iole de Freitas Druck)

Título: "Sobre o uso de Dobraduras como Recurso para a Aprendizagem de Geometria no Ensino Fundamental II"

Iuri Naoto Nobre Ota (Antonio Carlos Brolezzi)

Título: "As Construções Geométricas na Educação Popular"

Dayene Ferreira dos Santos (Vera Helena Giusti de Souza)

Título: “Utilização do pantógrafo no ensino de Geometria sob a perspectiva da Educação Matemática Realística”

15h50 Intervalo - Café

16h10 Apresentações – Parte I (cont.)

Elizabeth Poloni Batista (Ana Paula Jahn)

Título: "Investigação sobre visualização em Geometria: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental"

16h30 Resultados do Questionário MPEM 2019

Rep. discente- Fernando Lima e Jean Rocatelli

 

 

QUINTA-FEIRA (19/09)

14h00 Apresentações – Parte II

Fernando S. V. Lima (Vera Helena Giusti de Souza)

Título: “Área e Perímetro: um estudo sobre concepções de alunos da Educação Básica”.

Thiago da Silva Vasconcelos (Marcos Nascimento Magalhães)

Título: “Ensino de Estatística: uma experiência de desenvolvimento de projetos buscando a interdisciplinaridade”

Caio Moura (Mestre pelo MPEM)

Título: “Entre erros e acertos: reflexões sobre um projeto”.

15h00 Reuniões Paralelas

Estudantes (Audit. Antonio Gilioli)

Professores (Sala B1)

16h10 Intervalo - Café

16h30 Reunião Geral

Informes gerais

Relatos das reuniões paralelas

Avaliação do programa, sugestões e críticas

 

 

 

 

Marcelo Modesto Costa | 16.09.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.