inscricoes fuvest 2020 Fachada do IME-USP/Marcos Santos/USP Imagens

IME-USP oferece 280 vagas, no Concurso Vestibular FUVEST 2020, para cursos de graduação. O prazo para as inscrições no vestibular é 20 de setembro de 2019.



Estão abertas as inscrições para o Concurso Vestibular FUVEST 2020, que seleciona os candidatos para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo.

 

Sobre o Concurso Vestibular

As inscrições se iniciam à partir das 12 horas do dia 12 de agosto e se encerram no mesmo horário do dia 20 de setembro.

Na inscrição o candidato optará por uma das seguintes modalidades de ingresso:

I – Ampla Concorrência (AC): vagas disponibilizadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito;

II – Ação Afirmativa (EP): vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras; 

III – Ação Afirmativa (PPI): vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

A primeira fase do vestibular acontece no dia 24 de novembro, enquanto a segunda fase acontece nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020. A primeira fase é eliminatória e serve apenas para selecionar os candidatos para a segunda fase, já a próxima fase é classificatória. 

Baseado na opção de carreira escolhida, será calculado uma nota de corte para o aluno prosseguir à segunda fase e será determinado o perfil da prova de habilidades específicas da próxima prova. A primeira fase é constituída de uma prova com noventa questões de múltipla escolha, onde serão abordadas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia, Inglês), com questões interdisciplinares.

Na segunda fase, serão duas provas realizadas em dois dias seguidos, com todas as perguntas dissertativas. O primeiro dia terá questões de interpretação de texto, gramática e literatura, além de uma redação. No segundo dia serão doze questões, variando de acordo com a carreira escolhida.

 

Vagas oferecidas pelo IME-USP

O IME-USP oferece 280 vagas, no Concurso Vestibular FUVEST 2020, para os seus cursos de graduação, assim distribuídos:

Curso

Vagas

Período

Duração

Carreira

Curso

Bacharelado em Ciência da Computação

54

(AC:27, EP: 16, PPI: 11)

Diurno

8 semestres 

710

03

Bacharelado em Estatística

34

(AC: 22, EP: 5, PPI: 7)

Diurno

8 semestres

790

47

Bacharelado em Matemática

24

(AC: 16, EP: 5, PPI: 3)

Diurno

8 semestres

790

48

Bacharelado em Matemática Aplicada

18

(AC: 9, EP: 5, PPI: 4)

Diurno

8 semestres

790

49

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

45

(AC: 22, EP: 14, PPI: 9)

Noturno

8 semestres

790

50

Matemática - Licenciatura

35

(AC: 27, EP: 7, PPI: 1)

Diurno

8 semestres

825

59

Matemática - Licenciatura

70

(55, EP: 13, PPI: 2)

Noturno

8 semestres

825

60


Todas as informações sobre o Concurso Vestibular FUVEST 2020 podem ser obtidas no Manual do Candidato, disponível através do link https://www.fuvest.br/fuvest-2020-manual-do-candidato/ 




Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 12.08.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

saudemental espiritualidade meditacao

 

Ciclo de palestras organizado pela professora Gladys Chalom, do Departamento de Matemática do IME, Ana Luiza e Fernando Lima, representantes discentes da Comissão de Pós-Graduação, e Stela Madruga, da Biblioteca Carlos Benjamin de Lyra, discute estratégias para gerenciar o estresse e melhorar a concentração no ambiente acadêmico.

 

Stress Acadêmico e Estratégias para Gerenciá-lo
Cassandra Lyra
Data: 13.08.2019
Horário: 13:00 às 14:00
Local: Auditório Jacy Monteiro, bloco B do IME-USP

 

Concentração mental e meditação: um caminho para o autodesenvolvimento espiritual
Prof. Dr. Valdemar W. Setzer
Data: 15.08.2019
Horário: 17:00 às 20:00
Local: Auditório Jacy Monteiro, bloco B do IME-USP

 

 

A entrada é gratuita, qualquer pessoa pode participar e não é necessário realizar inscrição. 

 

Saiba mais 

Estresse da vida universitária requer estratégias para ser combatido  Jornal da USP 08.08.2019

 

 

Marcelo Modesto Costa | 09.08.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

destaque sbseg19Simpósio acontecerá no IME-USP e contará com convidados de renome internacional. Inscrições abertas.

 

O XIX Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais é um evento científico promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) sob responsabilidade da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da SBC. Ele representa o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área.

 

Em 2019, a 19ª. edição do simpósio será organizada pela Universidade de São Paulo (USP) de 2 a 5 de Setembro em São Paulo, SP. O evento ocorrerá na USP no campus da capital paulista. O SBSeg19 será uma oportunidade única para os participantes aproveitarem ao mesmo tempo as diversas atividades culturais da maior cidade do Brasil e as sessões técnicas, minicursos, workshops e palestras proferidas por convidados de renome internacional. Vale destacar que nesta edição será realizado o I Hackathon SBSeg com tema Blockchain!

 

Os principais temas abordados nessa edição serão:

  • Anonimização e privacidade
  • Auditoria e análise de riscos em sistemas computacionais
  • Controle de acesso, autenticação, biometria, confiança, gestão de identidades
  • Criptografia e criptoanálise: algoritmos, protocolos e aplicações
  • Criptomoedas e mecanismos de consenso distribuído
  • Forense computacional e criminalística
  • Hardware seguro: RFIDs, cartões inteligentes, sensores, tamper-proof e tamper-evident modules
  • Intrusão: detecção, prevenção e resposta
  • Normatização e políticas de segurança
  • Proteção de propriedade intelectual e DRM
  • Segurança de aplicações (e-banking, smart grids, redes sociais, etc.)
  • Segurança de sistemas operacionais
  • Segurança em ambientes de computação em nuvem
  • Segurança em bancos de dados
  • Segurança em Internet das Coisas e sistemas embarcados
  • Segurança em redes de computadores
  • Segurança em redes móveis e redes veiculares
  • Software seguro: desenvolvimento, testes, certificação
  • Votação eletrônica

 

Para se inscrever ou obter mais informações, incluindo a programação preliminar, acesse o site do SBSeg19:

https://sbseg2019.ime.usp.br/

 

 

Marcelo Modesto Costa | 08.08.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

encontro mulheres matematicas

(A estudante de doutorado do IME Tatiana Paim junto a outras participantes, em foto cedida por Raquel Mendes Pinto, aluna do curso de matemática licenciatura da Universidade Federal de Itajubá.)

 

O Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, que ocorreu nos últimos dias 27 e 28 de julho no IMPA, contou com a participação de diversas mulheres do IME. A Profa. Christina Brech participou da mesa de abertura do evento, contando um pouco sobre o Ciclo de Debates “Matemática: substantivo feminino”, que organizou com mais três mulheres em 2017-18 e, segundo ela, “abriu um espaço pra se falar sobre o tema [das mulheres matemáticas], inspirou mulheres a se engajarem na questão e conectou mulheres, tecendo uma rede brasileira de mulheres matemáticas”. 

Na parte científica do evento, tiveram destaque as professoras do IME Yoshiko Wakabayashi, do Departamento de Computação, que ministrou uma das três palestras especiais, intitulada "Grafos e Otimização Combinatória", e Nataliia Goloshchapova, do Departamento de Matemática, que foi uma das dez jovens pesquisadoras convidadas a apresentar sua pesquisa na palestra "Equações diferenciais parciais (EDPs) nos grafos". Outras professoras e diversas estudantes do IME também apresentaram seus trabalhos na sessão de pôsteres. 

A exposição “Um olhar singular: contribuições de mulheres à matemática brasileira” busca trazer à luz algumas mulheres que contribuíram para o florescimento da Matemática no Brasil, dedicando-se à construção, manutenção e desenvolvimento de cursos, centros e departamentos de Matemática em instituições por todo o Brasil. As Profas. Elza Furtado Gomide e Iole de Freitas Druck, ambas do Departamento de Matemática, estavam entre as homenageadas, por sua participação e papel essencial na criação e consolidação do curso de Licenciatura em Matemática e do CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática. Mais recentemente, a Profa. Iole, que participou do evento e foi aplaudida na sessão de abertura junto com as demais homenageadas, teve contribuição fundamental na criação do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME. 

O evento teve ainda impactantes mesas redondas sobre os temas “Diversidade na Ciência Brasileira” e “Maternidade e Carreira”, lançamentos de livros sobre e por mulheres matemáticas, uma sessão de tutoria, e uma apresentação musical do grupo “Flor do Samba”, composto por mulheres. Na sessão “Iniciativas para a Inclusão”, a Profa. Christina Brech falou sobre a Rede Não Cala USP e a Comissão de Acolhimento da Mulher (CAM) do IME, que buscam dar acolhimento a vítimas de violência de gênero. As duas primeiras representantes discentes da CAM, a estudante de doutorado Ana Luiza da Conceição Tenório e a ex-aluna de mestrado Marisa do Reis Cantarino (hoje doutoranda na Unicamp), estavam presentes e foram aplaudidas pel@s participantes. 

Em meio a palestras científicas e rodas de conversa as alunas do IME compartilharam sentimentos de alegria e determinação. Elogiaram a apresentação das palestras: claras, acessíveis e repletas de paixão, nas palavras de Mayumi Makuta,  “o amor pela matemática transparecia em cada slide, e todas as palestras, mesmo as que eu entendia muito pouco, me inspiraram a querer ser igual àquelas matemáticas especialistas em suas áreas e tão seguras de si."

Dividir experiências, debater questões estruturais da sociedade e preocupar-se com a inclusão também trouxe comoção, vistos em relatos como “me senti pessoalmente tocada pelas discussões sobre interseccionalidades levantadas na mesa sobre diversidade nas ciências” de Tatiana Paim e “nunca antes me senti tão incluída em um evento acadêmico. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas não estamos sozinhas!”, de Rafaela Gesing.

Falas assim evidenciam a importância de encontros como esse, capazes de motivar jovens estudantes de todo o país a permanecerem com suas pesquisas. Até mesmo a Profa. Luna Lomonaco, do Departamento de Matemática Aplicada e que acaba de receber o Prêmio SBM e dedicá-lo a todas as mulheres matemáticas, vivenciou sua participação como “uma experiência muito forte, pois ouvi muitas histórias parecidas como a minha”.

Com mais de 500 inscrições, um auditório sempre lotado com mulheres de todo o Brasil e muitos estudantes homens, sempre atentos, o evento foi uma verdadeira celebração da participação feminina na comunidade matemática brasileira.

Links:

Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas https://impa.br/en_US/eventos-do-impa/eventos-2019/encontro-brasileiro-de-mulheres-matematicas/

Vídeos do evento no YouTube https://www.youtube.com/playlist?list=PLo4jXE-LdDTSBTsTWp4NL-qAdz7g74gKW

Ciclo de Debates “Matemática: substantivo feminino”  https://matematicasf.wordpress.com/

CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática https://www.ime.usp.br/caem/

CAM - Comissão de Acolhimento da Mulher https://www.ime.usp.br/~cam/

 

(texto encaminhado pelo Coletivo Existimos! e as professoras Ana Paula Jahn e Christina Brech)

escola dados

 

São Paulo School of Advanced Science and Learning from Data acontece dos dias 29 de julho a 9 de agosto no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP. O evento reúne cerca de 150 pesquisadores de 19 países para participarem de minicursos e palestras.

A coordenação do evento fica por conta do professor Dr. João Eduardo Ferreira, docente do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP e superintendente de Tecnologia e Informação.

Para saber mais, acesse: https://jornal.usp.br/institucional/usp-sedia-evento-internacional-sobre-data-science/

PremioIMPASBMLuna700 1

Foto retirada da matéria produzida pela SBM

A professora Dra. Luciana Luna Anna Lomonaco recebeu o prêmio por seu trabalho sobre “On Quasi-Conformal (In-)Compatibility of Satellite Copies of the Mandelbrot Set: I” pela Sociedade Brasileira de Matemática. Pela primeira vez que o prêmio é conquistado por uma mulher.

Para saber mais, acesse: https://www.sbm.org.br/noticias/luna-lomonaco-e-a-primeira-mulher-a-conquistar-premio-sbm

aluno especial pos

Os interessados em cursar as disciplinas de pós-graduação do IME-USP, como aluno especial, poderão se inscrever a partir do dia 22.07

   

 

Entre os dias 22 e 27 de julho de 2019, os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Estatística, Matemática e Matemática Aplicada recebem as inscrições para alunos especiais para as disciplinas oferecidas no segundo semestre de 2019.  O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática recebe as inscrições entre os dias 29 de julho a 9 de agosto. A relação de disciplinas oferecidas pode ser consultada no site de cada programa.

O Edital com todas as informações sobre quem pode se inscrever, qual a documentação necessária, os dias, horários e o local das inscrições e demais informações sobre o processo de seleção pode ser acessado em https://www.ime.usp.br/mae/pos/ae.

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 18.07.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.