banner map2001 exposicao

 

O Instituto de Matemática e Estatística e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, convidam para a exposição de trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre de 2019, na disciplina MAP 2001 - Matemática, Arquitetura e Design. Na disciplina, grupos mistos de alunos do IME e da FAU realizam trabalhos que tenham como temática a intersecção das atividades recorrentes aos campos da Matemática e do Projeto de Arquitetura e Design.

 

Local: IME - Bloco B (perto da lanchonete do IME)
Data: 24 de Junho de 2019
Horário: 14h às 17h30

 

Para saber mais sobre a disciplina, faça o download gratuito do livro que narra o histórico da disciplina, intitulado "Matemática, Arquitetura e Design", através do link abaixo:
https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/matematica-arquitetura-e-design-1258

 

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 12.06.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ia etica

Em matéria do site Mobile Time, intitulada "Brasil precisa debater ética e direitos humanos em IA", publicada no dia 03.06.2019, o professor Marcelo Finger, chefe do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, explica a importância de se desenvolver Inteligência Artificial de forma ética.

 

Leia a matéria na íntegra, disponível em 

https://www.mobiletime.com.br/noticias/03/06/2019/brasil-precisa-debater-etica-e-direitos-humanos-em-ia/

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 12.06.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

panoramas matematica 700x300

Disciplina optativa oferecida pelo IME-USP, para alunos de graduação regularmente matriculados, terá sua quarta edição no segundo semestre de 2019

 

No segundo semestre de 2019 o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo oferece a quarta edição da disciplina Panoramas da Matemática - MAP2003. O objetivo da disciplina é introduzir visões e conceitos básicos de Matemática em contextos interessantes a alunos da USP que não necessariamente pertençam a cursos de Exatas. Com propostas diferentes em cada edição, a disciplina passeia por uma coleção de tópicos e temas da Matemática que ilustram sua beleza e seu funcionamento interno. Os professores da disciplina mostram uma visão descontraída da Matemática, sem deixar de mostrar a força do pensamento lógico na criação de estruturas abstratas que alargam a compreensão humana sobre seu entorno. 

 

A disciplina não possui pré-requisito e é optativa aberta para qualquer aluno regularmente matriculado em algum curso de graduação da USP. Nesta edição, o Prof. André Salles de Carvalho se somará aos professores Clodoaldo Grotta Ragazzo e Eduardo Colli, ministrando aulas e recepcionando os palestrantes convidados.

 

O professor Eduardo Colli ressalta que a experiência com as turmas dos anos anteriores de 2016, 2017 e 2018 foi bastante positiva: "o resultado tem sido muito bom, com os alunos saindo muito satisfeitos e maravilhados com o universo da matemática. É muito legal ver alunos de artes e humanidades (da ECA, da FFLCH...) contando ao final como foi essa experiência de conhecer as ciências matemáticas de perto, e mesmo os alunos de exatas, alguns declarando que se "reconciliaram" com a matemática depois da disciplina".

 

Conheça os professores:

André Salles de Carvalho
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Matemática pela City University of New York (1995). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em sistemas dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas dinâmicos em dimensões baixas, transformações de Hénon, poda, tranças e implicações entre tranças, e transformações pseudo-anosov.

Clodoaldo Grotta Ragazzo
Possui graduação em Biociências pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Física pelo Instituto de Física da USP (1989). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferenciais ordinárias, sistemas hamiltonianos, mecânica de fluidos e equações diferenciais com retardamento. Foi diretor do IME-USP na gestão 2014 a 2018.

Eduardo Colli
Possui Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Matemática pelo IMPA (1993) e Doutorado em Matemática pelo IMPA (1996). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, particularmente em dinâmica unidimensional e em baixas dimensões. Atualmente é professor doutor no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Dedica-se a atividades ligadas à divulgação da Matemática, destacando-se a coordenação da Matemateca, do IME/USP e a participação no programa Aventuras na Ciência, voltado à produção de kits de introdução às ciências.

 

Saiba mais
Ementa da disciplina no Júpiter Web 
IME promove iniciativas para levar a matemática para fora do Instituto

projeto gloria

Foto: reprodução Jornal da USP 

Entrevista for ao ar em 03.06.2019 e está disponível no portal do Jornal da USP

 

Em entrevista concedida à Rádio USP, em 03.06.2019, o professor Marco Dimas Gubitoso, do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, explicou o funcionamento do Projeto Glória, uma plataforma de inteligência artificial voltada para o combate à violência doméstica que tem por objetivo ampliar a coleta de dados e disseminar informação sobre o tema.

 

Ouça a entrevista na íntegra, disponível no portal do Jornal da USP: 

https://jornal.usp.br/atualidades/plataforma-utiliza-inteligencia-artificial-para-receber-denuncias-de-violencia-domestica/

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 04.06.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

acappoli usp tour 2019 Grupo se apresentará no saguão do Bloco B do IME-USP no dia 7 de junho, às 11:50

 

 

Na sexta-feira, dia 7 de junho, às 11:50, o Grupo Acappolli fará uma apresentação do projeto USP Tour 2019, no saguão do Bloco B do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

 

Para a apresentação do IME-USP, o grupo preparou um repertório com músicas de Elle King, Eurythmics, Lord, entre outras. O evento tem a duração prevista de 20 minutos. 

 

O Acappolli é um grupo de canto acappella, ou seja, sem uso de instrumentos, fundado na Escola Politécnica da USP em 2014 e que hoje conta com alunos de graduação e pós-graduação de várias unidades da USP, incluindo o IME. No ano de 2019 o grupo está realizando o projeto USP Tour, que pretende levar as apresentações do grupo para fora do ambiente da Escola Politécnica e divulgar mais um tipo de atividade artística que é desenvolvida na universidade.

 

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 30.05.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

 

Estão abertas as inscrições para o minicurso de Pós-Graduação Teoria Ergódica para ações de grupos amenos (MAP5926).

O minicurso ocorrerá entre os dias 28 de maio e 19 de junho de 2019 no IME-USP e será ministrado por Sieye Ryu, pós-doc do Grupo de Sistemas Dinâmicos, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Rodrigo Bissacot

 

Ementa

A ementa do minicurso está disponível no Sistema Janus

 

Créditos: 2

 

Local

IME-USP - Bloco B

 

Dias, horários e salas

  14:00 - 16:00
28.05.2019 (terça-feira) B-144
30.05.2019 (quinta-feira) B-144
04.06.2019 (terça-feira) Auditório Jacy Monteiro
06.06.2019 (quinta-feira) Auditório Jacy Monteiro
18.06.2019 (terça-feira) Auditório Jacy Monteiro
19.06.2019 (quarta-feira) Auditório Jacy Monteiro

 

 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente na Secretaria do Serviço de Alunos de Pós-Graduação do IME-USP,

mediante a entrega do formulário de matrícula até o dia 30.06.2019.

interhack black

O Interhack 2019 é um campeonato de hackathons destinado aos alunos de várias unidades da USP

 

O InterHack 2019 é um evento destinado aos alunos da Universidade de São Paulo. Trata-se de um campeonato de hackathons, que é a maior competição universitária desse tipo no Brasil, organizada pela CodeLab Initiative (CLI), o supergrupo que reúne as três unidades do USPCodeLab: Capital (sediada no IME-USP), São Carlos (sediada no ICMC-USP) e Leste (sediada na EACH-USP).

 

As inscrições para o InterHack 2019 são individuais e devem ser feitas dentro do prazo pré-estabelecido pela organização, entre 17h do dia 18/05/19 às 22h do dia 20/05/19. No formulário de inscrição, os alunos poderão indicar opcionalmente até três outros membros com quem desejam participar do hackathon. Ressaltamos que os membros do time também deverão se inscrever individualmente.

 

O InterHack, como campeonato, terá duas fases:

ATENÇÃO: A primeira seletiva foi adiada para 24 e 25 de agosto, vide nota de adiamento

 

  • A primeira, seletiva, ocorrerá paralelamente das 11h do dia 01/06/19 (sábado) às 16h do dia 02/06/19 (domingo)  em 3 campi da Universidade de São Paulo: Butantã (no IME-USP), São Carlos (no ICMC-USP) e Leste (na EACH-USP). Cada sede terá 60 vagas, totalizando até 180 participantes nas seletivas.

  • A segunda, final, ocorrerá das 11h do dia 09/11/19 (sábado) às 16h do dia 10/11/19 (domingo) no campus Butantã da Universidade de São Paulo (local a definir). Os quatro melhores times de cada seletiva irão competir na última fase, totalizando até 48 participantes na final.

 

Todos os inscritos devem ter vínculo comprovado com a Universidade de São Paulo e, caso sejam selecionados, devem ser capazes de comprová-lo no dia do evento.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do InterHack2019.

 

 

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 16.05.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.