Estão regulamentadas as Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) para os cursos do IME. Para alunos dos cursos do IME, ingressantes até 2019, o registro de AAC em seus históricos escolares é opcional. Já os ingressantes a partir de 2020 dos Bacharelados em Computação, Estatística, Matemática, Matemática Aplicada e Matemática Aplicada e Computacional deverão cumprir 240 horas de AAC em duas vertentes, como descrito na deliberação abaixo.

Para solicitar AAC, é preciso acessar o Júpiter Web - Aluno - Requerimento - Atividades Acadêmicas Complementares, observadas as hipóteses e documentações necessárias, conforme tabela anexa à Deliberação citada abaixo.

 Veja aqui a DELIBERAÇÃO CG, CCEx e CPq – IME/USP nº 01, 11 de março de 2020

 

 Modelo para Relatório de Visita a Exposições ou Museus Virtuais - Clique Aqui

 


Em caso de dúvida, entre em contato com o:

SERVIÇO DE GRADUAÇÃO

  • Sala 12, Bloco B - IME/USP
  • Horário de Atendimento: das 10h às 13h ou das 17 às 20h
  • Fones: 3091-6260 / 3091-6256 / 3091-6149 / 3091-6279 / 3091-6175
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Enquanto o atendimento presencial do Serviço de Graduação estiver suspenso em decorrência das medidas de contenção da propagação do Coronavírus, os formulários abaixo deverão ser encaminhados devidamente preenchidos e, se possível, assinados, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Obs: enviar o documento através do e-mail @usp, ou de um e-mail cadastrado no Jupiterweb.

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Requerimentos Diversos: Para solicitações de Trancamento Total (trancamento do semestre) – alunos com mais de 24 créditos; solicitação de alteração de obrigatoriedade de disciplina – de optativa eletiva para livre, de livre para obrigatória, etc; solicitação de cancelamento de matrícula – desistência da vaga.

  

DICA: não há obrigatoriedade de impressão dos formulários. Caso não possa imprimir, preencher e assinar, utilize um software editor de PDF gratuito. 

 

Outros formulários serão disponibilizados conforme período para recebimento das demandas (exemplo: aproveitamento de estudos - janeiro, julho e dezembro; Prováveis Formandos 2020-2 - data de encaminhamento a definir; etc).

Em caso de dúvidas, por gentileza, envie um e-mail com seu nome completo, número USP e dúvida para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Introdução à Ciência da Computação com Python

Curso de Introdução à Ciência da Computação destinado aos alunos regulares da Universidade de São Paulo e a todos os demais interessados em aprender não só a programar em Python mas também os conceitos básicos da Ciência da Computação. O curso não possui pré-requisitos e foi elaborado pelo professor Fabio Kon com o apoio dos professores José Coelho de Pina e Carlos Hitoshi Morimoto, todos do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP.

COURSERA

Conceitos - Parte 1

Professor Fabio Kon
Departamento de Ciência da Computação - IME

COURSERA

Conceitos - Parte 2

Professor Fabio Kon
Departamento de Ciência da Computação - IME

python 1 python 2
 
 

Matemática - Logaritmos

UNIVESP TV 2016

Aula 09 - Logaritmos (parte 1)

Professor Claudio Possani
Universidade Virtual do Estado de São Paulo

UNIVESP TV 2016

Aula 10 - Logaritmos (parte 2)

Professor Claudio Possani
Universidade Virtual do Estado de São Paulo

 

 

Matemática - Trigonometria

UNIVESP TV 2016

Aula 22 - Trigonometria (parte 1)

Professor Pedro Luiz Fagundes
Universidade Virtual do Estado de São Paulo

UNIVESP TV 2016

Aula 23 - Trigonometria (parte 2)

Professor Pedro Luiz Fagundes
Universidade Virtual do Estado de São Paulo

comunicado importante

*** Em atendimento às medidas contra a proliferação da COVID-19, por tempo indeterminado, não haverá atendimento presencial da Seção de Alunos. Diante deste cenário, todo o trabalho está sendo reorganizado, buscando minimizar os impactos aos alunos. ***

 

*** SOBRE O CALENDÁRIO 2020-2 ***


Informamos que o novo calendário 2020 encontra-se disponível no Jupiterweb (parte pública: Jupiterweb > Calendário > 2020)
 
Ressaltamos porém, que as unidades poderiam solicitar alterações no calendário conforme necessidade apontada em cada realidade.
Posto isto, segue abaixo as datas aprovadas que devem ser consideradas no IME:
 
* 29 de agosto: fim da reposição das aulas não presenciais do primeiro semestre
* 31 de agosto: início das aulas não presenciais do segundo semestre
* 19 de dezembro: término das aulas do segundo semestre
* 21 de dezembro a 2 de janeiro/2021: recesso para o fim de ano
* a partir de 4 de janeiro/2021: complementação da reposição e atividades de recuperação
(início do primeiro semestre de 2021 está previsto para 22 de março).
 
A recuperação das disciplinas de primeiro semestre poderá ser feita, se assim desejado, durante o segundo semestre, uma vez que as turmas ficarão abertas no Júpiter até o final do próximo semestre. 
 
Outras datas importantes do Calendário USP (IME seguirá mesmas datas):
 
* 13 a 20/07: PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 2º semestre letivo de 2020 (1ª Interação)
ATENÇÃO: O aluno deverá inscrever-se, preferencialmente, na 1ª Interação, para participar da seleção das disciplinas/turmas de seu Período Ideal, e dar às Unidades noção mais precisa da demanda por vagas. É necessário inscrever-se em, ao menos, uma das interações de matrícula.  
 
* 27/07 a 03/08: Início da 2ª e última interação de matrícula
 
* 10 e 11/08:  Período de exclusão de disciplinas optativas, pelos alunos, no Sistema Júpiter, para as Unidades participantes. O IME É UNIDADE PARTICIPANTE
 
* 12 a 17/08: PERÍODO DE REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ONLINE DOS ALUNOS, PELO SISTEMA JÚPITER, A CRITÉRIO DA UNIDADE.

* 12 a 21/08: PERÍODO DE RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA DOS ATUAIS ALUNOS, para o 2º semestre letivo - Em momento oportuno, a Seção de Alunos informará como será a dinâmica da retificação, visto que ainda não há previsão de retorno das atividades e atendimento presenciais.
 
 
 
 
 
 

Transferência externa

A FUVEST é responsável pelas provas de transferências externas. A USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de maio.

Para mais informações sobre o vestibular e as provas de transferências externas, consulte o site da Fuvest.

Subcategorias