O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo tem a satisfação de parabenizar a doutoranda em Ciência da Computação pelo IME-USP, Mairieli Wessel, que, no dia 1 de outubro,  foi premiada durante o evento International Conference of Software Maintenance and Evolution (ICSME) com o  IEEE TCSE Distinguished Paper Award, láurea de relevância na área de Engenharia de Software. 

 

premiacao mairieli destaque fullsize

 

Autora do artigo “Effects of Adopting Code Review Bots on Pull Requests to OSS Project”, Mairieli investiga os efeitos práticos do uso de aplicações que automatizam tarefas rotineiras em projetos de software. Os bots de software, amplamente adotados por projetos de software de código aberto (OSS), oferecem suporte aos desenvolvedores em várias atividades, incluindo revisão de código. No entanto, como acontece com qualquer adoção de nova tecnologia, os bots podem afetar a dinâmica do grupo. O trabalho, portanto, visa compreender e antecipar tais efeitos para planejamento e gerenciamento, investigando como vários indicadores de atividade mudam após a adoção de um bot de revisão de código. Profissionais e mantenedores podem alavancar os resultados previstos neste artigo para entender, ou mesmo prever, os efeitos dos bots nas interações sociais de seus projetos.

 

 

Um vídeo explicativo do projeto premiado de Mairieli Wessel. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=inY8BVGoBHc

 

Também participaram desse artigo os professores Alexander Serebrenik (Universidade Tecnológica de Eindhoven (TU/e), Holanda), Marco Aurélio Gerosa (orientador de Mairieli no IME-USP, São Paulo), Igor Scaliante Wiese e Igor Steinmacher (professores da UTFPR, Paraná).

Mairieli se formou em Ciência da Computação na UTFPR-CM em 2017, publicou artigos em diversas conferências e hoje, sob orientação do prof. Marco Aurélio Gerosa, realiza pesquisa de Doutorado na área no IME-USP. 

 

Pós-graduação em Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP possui cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Com aproximadamente 30 orientadores, o programa, que cobre todas as principais áreas da Ciência da Computação, vários deles são  bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. A qualidade das dissertações e teses desenvolvidas no programa é evidenciada pelos bons resultados obtidos nas defesas. Egressos do programa ocupam posições de destaque na indústria e também na academia, nas melhores universidades do país. 

Interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação do IME-USP devem consultar as informações sobre o processo seletivo e seguir as instruções descritas.

 

13.10.2020 | Serviço de Apoio Institucional
Rachel de Freitas Poli

Realizado no formato online, programa recebe inscrições até o dia 15 de dezembro.

 

Até o dia 15/12, estão abertas as inscrições para o programa de Pós-Graduação em Bioinformática Interunidades da USP, que conta com Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo para o primeiro semestre de 2021. 

 inscricoes posbioinfo

Imagem: Pexels

Atenção, pois, este ano, devido à Pandemia de Covid-19, o processo seletivo será realizado no formato online. Os candidatos devem estar cientes que são os únicos responsáveis por garantir o acesso à tecnologia necessária para a participação do processo seletivo. 

As inscrições devem ser feitas via formulário online, ficam abertas até o dia 15 de dezembro de 2020. A confirmação da inscrição será encaminhada para o e-mail de cada candidato, em até 72 horas a partir do recebimento da documentação pelo formulário eletrônico. Não há limitação do número de vagas para admissão no programa. Serão considerados aprovados para os cursos de Mestrado ou Doutorado, os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a nota mínima indicada em um dos exames especificados abaixo. Somente para Doutorado Direto, será necessário também a aprovação do respectivo projeto de pesquisa avaliado, em caráter eliminatório, por uma banca indicada pela Comissão de Pós-graduação do Programa.

 

Pós-Graduação em Bioinformática

Os programas de Mestrado e Doutorado em Bioinformática Interunidades da USP têm como objetivo a formação de recursos humanos de excelência que possam atuar tanto em pesquisa quanto em desenvolvimento e inovação, em situações que demandem conhecimento especializado em biologia e métodos computacionais. Esse programa é constituído de diversas unidades de pesquisa em biologia e informática da USP, abrangendo áreas como estudo do genoma, metagenomas, transcritoma, proteoma, metaboloma, biologia estrutural, biologia sistêmica, entre outras.

 

Saiba mais:

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática

Edital Processo Seletivo Pós-Graduação em Bioinformática

 

 

07.10.2020 | Serviço de Apoio Institucional
Rachel de Freitas Poli

Realizado no formato online, programa recebe inscrições até o dia 20 de novembro.

Entre os dias 01/09 e 20/11, estão abertas as inscrições para o programa de Pós-Graduação em Estatística, que conta com Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) para o primeiro e segundo semestre de 2021. 

 

fachada bloco A

Fachada de um dos prédios do IME-USP. Imagem: USP Imagens

 

Atenção, pois, este ano, devido à Pandemia de Covid-19, o processo seletivo será realizado no formato online. Os candidatos devem estar cientes que são os únicos responsáveis por garantir o acesso à tecnologia necessária para a participação do processo seletivo. 

As inscrições para Doutorado e Doutorado Direto, que devem ser feitas via formulário online, ficam abertas até o dia 31 de outubro de 2020. Para Mestrado, também é preciso preencher formulário online, mas as inscrições ficam abertas até dia 20 de novembro. Serão oferecidas 18 vagas para Doutorado e Doutorado Direto e 15 vagas para Mestrado.

 

Pós-Graduação em Estatística

O Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) é constituído por um Mestrado acadêmico e um Doutorado, ambos criados em 1970. É o único, na área de Probabilidade e Estatística, que faz parte do grupo de Programas de Excelência Acadêmica (Proex), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nestes quase 40 anos de atividades, o programa já formou quase 400 mestres e 300 doutores.

 

Saiba mais:

Pós-Graduação em Estatística 

Processo Seletivo para o Mestrado e Doutorado em Estatística

 

 

07.10.2020 | Serviço de Apoio Institucional
Rachel de Freitas Poli

Professores do ensino básico devem enviar vídeos até o dia 7 de novembro

 

pexels august de richelieu 4261788

Imagem: Pexels

 

Estão abertas desde o dia 8 de setembro as inscrições para o 1º Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática (VPEM) do CAEM. Os professores do ensino básico que tiverem interesse em divulgar novas abordagens para o ensino de matemática podem enviar um vídeo até o dia 7 de novembro pelo site do evento. Também é possível acessar por lá o regulamento, o formulário para as inscrições e um manual com dicas para a gravação.

O 1º Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática (VPEM) é uma iniciativa do CAEM-IME-USP, que pretende valorizar e divulgar novas abordagens ao ensino da matemática baseadas nas experiências e/ou vivências de professores da educação básica. Os vídeos, com duração de 5 e 15 minutos, devem estimular a participação ativa de estudantes em seu processo de aprendizagem de matemática.

 

CAEM IME-USP

O CAEM é um órgão de extensão do IME−USP, dirigido por professores do Departamento de Matemática. Tem como principais objetivos a assessoria, formação continuada, qualificação de professores da Educação Básica, além de apoiar ações de formação inicial junto ao curso de Licenciatura em Matemática do IME−USP. Dentre outras atividades, o CAEM oferece cursos, oficinas, palestras e promove eventos, voltados a professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis de ensino. Com exceção de algumas oficinas, tais atividades são gratuitas para todos os professores das redes pública e/ou particular e para estudantes da USP. O projeto VPEM recebeu apoio da PRCEU, no 5º Edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, e é coordenado por Ana Paula Jahn, docente do MAT e diretora do CAEM.

Para mais informações, acesse o site do evento http://bit.ly/3mx2Dcj.

 

 

25.09.2020 | Serviço de Apoio Institucional
Rachel de Freitas Poli

Evento pede que participantes forneçam dados até o dia 8/10

De 1 de setembro até 4 de dezembro, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove transmissões online da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – 2020. A oficina Tenda da Estatística, projeto integrante do evento, faz um convite aos interessados na atividade “Medir o Palmo da Mão Direita” e pede que os participantes forneçam dados pessoais da mão direita para uso estatístico até o dia 8 de outubro. 



Vídeo explicativo da atividade “Medir o Palmo da Mão Direita”. Assista: https://youtu.be/fuSFuqGSR8k



Através da atividade “Medir o Palmo da Mão Direita”, é possível visualizar o gráfico de “sino”, ou uma “curva normal”. Desde 2014, a Tenda já coletou medidas de mais de 7.500 mãos. Para participar, basta entrar no site oficial da Tenda e preencher o formulário seguindo as instruções. No vídeo, é possível obter mais informações sobre a atividade.

 

Tenda da Estatística

A Tenda da Estatística, projeto coordenado pela Profa. Dra. Lisbeth Cordani (IME-USP) e por Doris Fontes (Presidente do CONRE-3, Conselho Regional de Estatística de SP, foi montada pela primeira vez em 2014, durante a 66º Reunião Anual da SBPC, ocorrida na Universidade Federal do Acre, na cidade de Rio Branco. Desde então, a Tenda tem participado de reuniões anuais ou regionais da SBPC, assim como de Feiras de Ciências, Feiras de Profissão, Viradas Científicas, sempre com o objetivo de levar atividades lúdicas que envolvem Estatística e Probabilidade, mostrando sua utilidade na sociedade. Crianças e adultos podem participar das diversas atividades.

 

Saiba mais: 

72ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC – 2020: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA

Tenda da Estatística: http://www.conre3.org.br/portal/sbpc_joven_2020



25.09.2020 | Serviço de Apoio Institucional
Rachel de Freitas Poli

Serão aceitos projetos nos termos do edital entre os dias 05/10 e 06/11/2020.

A Superintendência de Gestão Ambiental da USP abriu o edital de Concurso para fomentar projetos institucionais, visando ações de Gestão Ambiental nos campi da USP, por meio da concessão de auxílio financeiro.

 

concurso sga

Foto da Av. Prof. Mello Moraes dentro da Cidade Universitária. Imagem: Marcos Santos / USP Imagens

 

O processo de seleção tem como objetivo promover a mitigação e compensação da emissão de gases de efeito estufa. O valor financeiro concedido será de até R$100.000,00 (cem mil reais) por projeto, totalizando um valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) destinados para o edital. As inscrições, com envio do projeto nos termos do processo, serão aceitas entre os dias 05/10 a 06/11/2020, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

(PDF) Termos do edital

É possível ter acesso à íntegra do edital aqui

 

Critérios de seleção e avaliação

Os projetos, que devem ser coordenados por Unidades ou Prefeituras dos diferentes campi da USP, precisam estar adequados à temática de compensação de gases de efeito estufa, comprovar exequibilidade no período vigente de dois anos, fornecer indicadores de desempenho de avaliação, de acompanhamento e de medição dos objetivos programados e apresentar contrapartida financeira das Unidades e Prefeituras dos diferentes campi da USP. Cada dirigente poderá inscrever no máximo um projeto, que pode ter parceiros externos à Universidade, devendo atender à disciplina da USP acerca da formalização de contratos e convênios com particulares. É desejável, no entanto, que o projeto envolva diferentes órgãos/unidades da USP.

A primeira etapa do resultado da avaliação das propostas será comunicada no dia 23/11/2020 por meio de correspondência eletrônica dirigida a cada proponente, podendo aqueles que não forem selecionados solicitar um pedido de reconsideração até o dia 25/11. A divulgação final dos resultados acontece no dia 27/11, em vista que os projetos sejam executados em janeiro de 2021.

 

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo tem a satisfação de parabenizar a Profa. Dra. Luciana Luna Anna Lomonaco, que foi docente do Departamento de Matemática Aplicada deste Instituto, no período abril de 2016 a janeiro de 2020, e hoje atua no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), por ser a primeira mulher a receber o "Prêmio de Reconhecimento UMALCA (União Matemática da América Latina e Caribe)" dedicado à jovens matemáticos.

É a primeira vez que uma mulher é reconhecida pela instituição. Assista a cerimônia de premiação UMALCA 2020: 
https://www.youtube.com/watch?v=lPUfFZxDaSE&feature=emb_logo

 

 

25.09.2020 | Serviço de Apoio Institucional
Rachel de Freitas Poli