Falling Walls Lab São Paulo 2016 – concurso interdisciplinar levará representantes brasileiros à Alemanha em novembro.

A A.T. Kearney, empresa global de consultoria e gestão empresarial, em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e o Instituto de Física da USP, realiza em setembro a 4ª edição do evento Falling Walls Lab no Brasil. O fórum, plataforma internacional e interdisciplinar única direcionada a líderes em diversos campos da ciência, negócios, política, artes e sociedade, é uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e profissionais mostrarem ideias inovadoras e que gerem impacto positivo na sociedade.

As inscrições de pesquisas, projetos, planos de negócios, iniciativas sociais ou empreendedoras para a etapa brasileira podem ser realizadas até 14 de agosto gratuitamente pelo site http://www.falling-walls.com/lab. Podem se inscrever estudantes da graduação, mestrado ou doutorado, profissionais, cientistas e empreendedores maiores de 18 anos.

Em 19 de setembro os participantes terão 3 minutos para apresentarem em inglês suas ideias, além da possibilidade de interagir com diversas disciplinas e participar de discussões com grandes pesquisadores e profissionais. As duas ideias mais criativas serão escolhidas pelo júri – formado por renomados acadêmicos e executivos – para representar o Brasil em Berlim na final global do evento, em novembro, junto a outros 98 representantes de mais de 40 nações, com despesas de passagem e hospedagem custeadas pelos organizadores do evento. Além disso, receberão convites para assistir às apresentações de pesquisas revolucionárias de alguns dos mais importantes cientistas do mundo no Falling Walls Conference e ainda visitar renomados institutos alemães de pesquisa.

Não perca!

 

logo-obi

 

Estão abertas as inscrições para a 38ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2016), que tem como objetivos detectar talentos, contribuir para a melhoria do ensino de matemática no país e selecionar estudantes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais do gênero.

 

Período de inscrições para universidades:
11 de abril a 2 de setembro de 2016 (apenas no site)

PROVAS NÍVEL UNIVERSITÁRIO
Primeira Fase: sexta-feira, 16 de setembro de 2016
Segunda Fase: sábado, 22 de outubro,
domingo, 23 de outubro, (segundo dia de prova)

 

Durante a programação do XI Workshop de Otimização Contínua (BRAZOPT), realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na semana de 22 a 27 de maio, o Prof. Dr. Carlos Humes Junior, do Departamento de Ciência de Computação do IME foi homenageado.

A cada Workshop, um pesquisador de renome da área de Otimização Contínua é homenageado. Este ano, a comemoração acontece em homenagem aos 70 anos do professor Carlos Humes Junior. Durante a homenagem, o professor foi lembrado de sua importância, colaboração acadêmica e formação de pesquisadores. "O professor nos deu a honra de estar presente. Vamos fazer uma retrospectiva de toda sua atividade acadêmica, mas também celebrar sua vida", declarou a professora Flávia. Pela primeira vez em Manaus, o professor Humes elogiou a organização do evento. "A estrutura está muito boa, tudo funcionando direito e todos os participantes estão satisfeitos", afirmou.

As matérias completas, com as informações do evento e as reportagens sobre a homenagem ao Prof Carlos Humes Junior podem ser visualizadas nos links:

http://www.ufam.edu.br/noticias-bloco-esquerdo/5458-xi-workshop-de-otimizacao-continua-homenageia-carlos-humes-jr-na-ufam

http://www.ufam.edu.br/noticias-bloco-esquerdo/5467-xi-workshop-brasileiro-de-otimizacao-continua-encerra-com-abordagem-sobre-aspectos-teoricos-da-otimizacao

 

Parabéns ao Prof Carlos Humes pela importante e reconhecida homenagem.

 

 

 

 

A 34ª edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), realizada de 30 de maio a 3 de junho em Salvador, Bahia premiou o artigo "Um protocolo FSA com resolução imediata de colisões para sistemas RFID sob o efeito captura" entre os trẽs melhores artigos do SBRC.

O conteúdo do artigo foi fruto da fase final da tese de doutorado do Rafael Perazzo Barbosa Mota. A pesquisa sobre o tema específico do artigo iniciou-se no começo de 2015. "Eu vinha investigando os protocolos FSA em ambientes sem a ocorrência do efeito captura. Observei que ambientes sem efeito captura não existem na prática, apenas na teoria. A partir disso, comecei a pesquisar sobre o efeito captura em redes sem fio em geral até chegar nos sistemas RFID. Buscando na literatura observei que poucos autores consideravam o efeito captura nas propostas. Resolvi investir tempo na investigação do tema, uma vez que já conhecia os protocolos operando em ambientes sem o efeito. Descobri uma forma de usar o fenômeno a favor da melhoria do desempenho. Consegui definir o algoritmo, escrever, testar e avaliar", conta. 

A partir dos resultados preliminares, juntamente com o orientador Prof. Daniel Batista, Rafael fez a proposta de artigo para a disciplina da pós Programação para redes de computadores. O Henrique se interessou pelo tema, e começou a escrever o artigo sob supervisão de Rafael: "como é da área de Teoria da Computação, ele complementou o artigo através do estudo analítico da proposta, o que praticamente fechou bem o escopo do trabalho. Em resumo, conseguimos juntar nossas melhores habilidades e gerar um artigo bem estruturado e completo do ponto de vista científico".

No total foram enviados cerca de 230 artigos, onde cerca de 80 foram selecionados para apresentação. Cada artigo foi avaliado por no mínimo 3 avaliadores, sendo que a maioria foi avaliado por 4 revisores. A revisão dos artigos durou cerca de 3 meses. Dos 80 selecionados, 3 foram escolhidos como os melhores.
 

Parabéns aos autores, Henrique Stagni, aluno de pós-graduação, sob orientação do Prof Yoshiharu Kohayakawa, Rafael Perazzo Barbosa Mota, ex-aluno de Doutorado, sob orientação do Prof. Daniel Macedo Batista, que é também um dos autores do artigo.

 

A Pró-Reitoria de Graduação juntamente com o Escritório de Desenvolvimento de Carreiras USP receberão a ONU no dia 19 de maio, as 14h30 no anfiteatro "Altino Antunes/FMVZ USP"  para a palestra "Outreach Mission".
 
Evento especialmente voltado a alunos das seguintes áreas: Engenharia, Arquitetura, Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Relações Internacionais, Medicina, Jornalismo e Ciências da Computação.
 
Faça aqui sua inscrição.
 
(texto recebido do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras - Pró-Reitoria da Graduação USP)

 

Grandes feitos já foram realizados dentro do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) nos seus quase 50 anos de existência. E uma coisa é certa: eles se devem às pessoas que o compõem e o renovam a cada dia!

Dessa vontade de resgatar as lembranças e memórias do Instituto a partir de depoimentos de pessoas da comunidade imeana, nasceu o Projeto IMEmórias, desenvolvido pelo Serviço de Apoio Institucional com apoio da Diretoria do IME. O projeto IMEmórias pretende resgatar a história do Instituto por meio de entrevistas em vídeo com professores, funcionários e alunos que já passaram por nossos blocos

A idéia do projeto iniciou em 2014 e somente a partir de 2015 os vídeos passaram a ser produzidos com a colaboração das alunas Carolina Mazzola e Mariana de Arruda Miranda, da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Os vídeos são produzidos na sala estúdio do Instituto (B07), onde as alunas fazem o roteiro e gravação das entrevistas e depois as editam e veiculam os trabalhos finalizados no Canal do IMEmórias no Youtube e na página do IME no Facebook.

Em cada vídeo, o entrevistado conta um pouco da sua vida pessoal antes de ingressar no IME, seus momentos no Instituto e depois que saiu.

Confira os vídeos do projeto

IMEmória Prof. Paulo Ribenboim
Vídeo gravado em outubro de 2018, ocasião em que o Prof. Paulo Ribenboim participou do evento Algebra: celebrating Paulo Ribenboim's ninetieth birthday realizado em sua homenagem, no IME-USP, no período de 24 a 27 de outubro de 2018.

IMEmória Julia Jaccoud - "A Matemaníaca"

IMEmória Ailton Augusto - Feijão

IMEmória Prof Carlos Alberto Barbosa Dantas 

IMEmória Prof Carlos Alberto de Bragança Pereira

IMEmória Marina Emaculada Graciano Collogi

IMEmória Prof Siang Wun Song

IMEmória Prof Valdemar Waingort Setzer

IMEmória Prof Waldyr Muniz Oliva

Edições Especiais

IMEmória Profª Elza Furtado Gomide, primeira Doutora em Matemática formada pela USP.

Prêmio "Friedrich Wilhelm Bessel Research Award"

Desde 2013, aproximadamente 20 prêmios são concedidos todos os anos para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Em 2017, o prêmio foi recebido pelo Professor Pedro Antonio Santoro Salomão do Departamento de Matemática do IME-USP, sendo o terceiro brasileiro a receber o prêmio. Os dois que o antecederam foram os Professores Fábio Armando Tal do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP e João Marcos de Almeida da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professor Pedro Antonio Santoro Salomão

Premiado em 2017

Professor Fábio Armando Tal

Premiado em 2016

 

15/04/16 - A USP oferece atividades em comemoração ao Dia Nacional da Matemática

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM/USP), realizará entre os dias 6 e 7 de maio a Virada Malba Tahan. Nos dois dias, os participantes terão palestras, oficinas, exposições, contação de histórias. As atividades serão abertas ao público.

O evento é inspirado na vida e obra de Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan. O público presente poderá conferir parte do acervo de Malba Tahan, trabalhos de alunos da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo (USP).

Para ver a matéria completa publicada na página de notícias da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, clique aqui

 

14/04/16 - USP oferece oficinas de matemática aos professores

A Universidade de São Paulo (USP) oferece oficinas de matemática com valores que vão de R$ 20, R$ 40 e algumas gratuitas para educadores. Professores da rede pública têm desconto de 50% no valor das aulas.

O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) é um órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística, dirigido por professores do Departamento de Matemática do IME-USP.  

O Centro tem como objetivo prestar serviços de assessoria a professores de matemática. Dentre outras atividades, o CAEM oferece vários tipos de cursos, oficinas, palestras e seminários para educadores dos níveis Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com exceção das oficinas, as atividades são gratuitas para todos os professores, tanto das redes públicas (municipais ouestadual), quanto da rede particular.

Para ver a matéria completa publicada na página de notícias da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, clique aqui

 

14/04/16 - Professores da USP oferecem palestras de matemática para estudantes do Ensino Médio

Com o objetivo de oferecer palestras avulsas e gratuitas de matemática para alunos do Ensino Médio, professores da Universidade de São Paulo (USP) abordam de forma diferente a disciplina e falam também sobre os cursos do Instituto de Matemática e Estatística (IME): matemática, matemática aplicada, licenciatura em matemática, estatística e ciência da computação.

Com o nome Embaixadores da Matemática, o projeto oferece diversas palestras para motivar os alunos ao estudo da disciplina. “O mais importante do nosso projeto é motivar o aluno a estudar e também mudar a visão com relação a matemática. A experiência que estamos tendo nas escolas está sendo incrível”, diz o professor Eduardo Colli.

Para ver a matéria completa publicada na página de notícias da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, clique aqui