oficina go

Biblioteca do IME-USP realiza oficina de jogo de tabuleiro milenar, ensinando suas táticas, história e o básico sobre como jogar.

Go é um misto de esporte e jogo intelectual que exige raciocínio, lógica e planejamento. Venha aprender a jogar Go na Biblioteca do IME e conhecer as regras, principais estratégias e a história deste jogo milenar.

No Go, os jogadores se revezam para colocar pedras pretas ou brancas em um tabuleiro, tentando capturar as pedras do adversário ou cercar o espaço vazio para criar pontos de território. Mas, por mais simples que sejam as regras, o Go é um jogo de profunda complexidade. É jogado principalmente por meio da intuição, da sensação, da sutileza e do intelecto.

 

Palestrante: Ronaldo Yasuki Matayoshi

Ronaldo é funcionário da Biblioteca do IME e participa da Nihon Kiin do Brasil, uma instituição que atua na propagação do Go por meio de torneios e a promoção de cursos e eventos.

 

Data: 7 de novembro de 2019

Horário: 17h – 19h

Local: Biblioteca do IME-USP, 1º andar - Rua do Matão, 1.010 (Bloco A) Cidade Universitária - São Paulo (como chegar)

Inscrições: https://bit.ly/2qcgFXQ

 

finger bandnews tv 3

Professor Marcelo Finger em participação no Programa Aqui tem Vaga da BANDNEWS TV

 

Em participação no Programa "Aqui tem Vaga" da BandNews TV, o Prof. Marcelo Finger, chefe do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP e membro da Comissão Especial de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação, falou sobre a evolução tecnológica e o seu impacto ao longo da história, os novos campos de pesquisa em IA e o papel da Universidade nesse contexto. O professor também destacou a criação do Centro Pesquisa na área de Inteligência Artificial da USP e abordou outros assuntos relacionados ao tema do programa que foi Inteligência Artificial e como as novas tecnologias vão impactar o mercado de trabalho.

O programa foi exibido no dia 28 de outubro de 2019 e também contou com a participação do Professor Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação, da FGV.

 

ASSISTA AO PROGRAMA

O programa está disponível na íntegra no portal de vídeos da TV. Para assistir, acesse o link: 

https://videos.band.uol.com.br/bandnewstv/16716794/aqui-tem-vaga---inteligencia-artificial.html

 

Paulo Ribenboim, pernambucano formado no Rio de Janeiro e Professor Emérito da Queen’s University do Canadá, é uma figura central na matemática brasileira. De 24 a 27 de outubro de 2018 foi organizado o encontro Ágebra: celebrando os noventa anos do Professor Paulo Ribenboim.

Durante o evento, os professores Clodoaldo Grotta Ragazzo e Vitor de Oliveira Ferreira conduziram a  entrevista na qual o Prof. Ribenboim fala: "do primeiro colóquio brasileiro de matemática, "do prazer de estarem juntos", "dos perigos da super-organização", "de Grothendieck", "dos números primos", "dos contra-exemplos", "do seu papel como orientador", entre outros assuntos relevantes para a área.

 

Entrevista com o Professor Paulo Ribenboim durante o evento, realizado no IME-USP, em celebração aos seus noventa anos

 

No vídeo de trinta minutos, você encontra um o resumo da entrevista.

 

mindfullness

Palestra com o Dr. Marcelo Demarzo sobre o conceito de Mindfulness e sua prática, como uma forma de redução do stress cotidiano. Evento gratuito e aberto ao público acontece no dia 6 de dezembro de 2019, às 16 horas no IME-USP. As vagas são limitadas. 

 

A Diretoria do IME e o Centro de Competência em Software Livre do IME-USP (CCSL) convidam a todos para a palestra "Mindfulness para a Qualidade de Vida e Prevenção do Burnout", ministrada pelo Dr. Marcelo Demarzo, cujo objetivo é apresentar o conceito de Mindfulness e sua prática, como uma forma de redução do stress cotidiano.

Conteúdo:
-O que é Mindfulness;
-Evidência científica nacional e internacional sobre Mindfulness no contexto das organizações e de novos processos de liderança;
-Evidência científica nacional e internacional sobre Mindfulness na melhora da qualidade de vida de colaboradores e líderes nas organizações, e na prevenção do burnout (esgotamento profissional);
-Vivência e aprendizagem das práticas de Mindfulness;
-A importância do Bem-estar e da Qualidade de Vida nas Organizações: a perspectiva e abordagem “Mindfulness”.

 

marcelo demarzoBio: professor Marcelo Demarzo é Médico especialista em Mindfulness para Adultos e Crianças, com treinamentos na Inglaterra (MISP – Mindfulness in Schools Project – Londres; Oxford Mindfulness Centre – Universidade de Oxford; e Instituto Breathworks – Manchester), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – University of Massachusetts) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli. Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde pela Universidad de Zaragoza, (Espanha). Fez diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana (em Dharamsala, Índia). Junto com o Professor Javier Garcia-Campayo (Universidad de Zaragoza), desenvolveu a Terapia de Compaixão Baseada em Estilos de Apego (Attachment-Based Compassion Therapy). É fundador e atual coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (www.mindfulnessbrasil.com), referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre mindfulness. É Coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP, curso de pós-graduação lato sensu inédito no Brasil.É docente visitante da Universidad de Zaragoza (Espanha), Membro da Comissão Organizadora e Responsável pelo Módulo Prático do “Máster en Mindfulness” na mesma Instituição.É Médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2000), tem doutorado em Patologia pela Universidade de São Paulo (2005). É especialista em Medicina de Família pela FMRP-USP, e especialista em Medicina do Exercício e do Esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). É Professor Livre-Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, São Paulo, Brasil. Tem experiência na área de Medicina Preventiva, atuando principalmente nos temas de Mindfulness, Prevenção, Promoção da Saúde, e Medicina do Exercício e da Atividade Física.

 

 

 

INSCRIÇÕES

A palestra é gratuita, aberta a funcionários, alunos e docentes da comunidade USP e demais interessados. 

Para participar é necessário realizar inscrição prévia no endereço https://forms.gle/eHJopsDvJudac82m9. As vagas são limitadas. 

 

Data:  6/12/2019 as 16:00

Horário: 16 horas

Local: Auditório Jacy Monteiro

Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo

Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária - São Paulo - SP - Bloco B

 

Créditos
Ilustração: geralt-9301@pixabay
Foto: reprodução mindfulnessbrasil.com

 

oficina fibonacci

Oficina destinada a professores de matemática e interessados em geral acontece no sábado, 09 de novembro de 2019, e está com inscrições abertas. Para participar é necessário a realização de inscrição e o número de vagas é limitado. 

 

O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) está com as inscrições abertas para a oficina "A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza e aplicações", ministrada pelo Prof. Dr. Waldemar W. Setzer do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP.

 

Resumo:

Esta oficina tem a intenção de apresentar vários aspectos interessantes da Matemática para alunos do Ensino Médio e Professores de Matemática e Ciências. Serão explorados os seguintes tópicos: a espiral e a sequência de Fibonacci; biografia de Fibonacci; generalização da sequência de Fibonacci; convergência; limite; a razão áurea, sua dedução e propriedades; frações e raízes contínuas; espirais logarítmicas; biografia de Jacob Bernoulli; espirais áureas; ocorrências na natureza: plantas, caramujos, galáxias espirais; proporções áureas no corpo humano e na pintura; o retângulo e o triângulo áureos na geração de espirais; razões áureas no pentagrama; uso da proporção áurea em objetos; instrumentos para geração de proporções áureas; aplicação na Odontologia.

 

Duração: 4 horas

Público-alvo: Professores que ensinam Matemática; interessados em geral.

Número de vagas: 50

 

O CAEM fica na Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária - São Paulo. Veja como chegar

 

 

Mais informações 

Página do CAEM

Página de inscrições 

 

uspgamedev 10anos

Entre os dias 5 e 8 de novembro acontece no IME-USP evento em comemoração aos dez anos de existência do USPGameDev.

O evento é gratuito e qualquer pessoa pode participar.

 

O USPGameDev é um grupo de pesquisa e desenvolvimento de jogos formados por alunos da Universidade de São Paulo (USP) no campus da Cidade Universitária. Este ano, em comemoração aos 10 anos de existência, o grupo realiza um evento no IME-USP com atividades durante toda a semana.  

 

PROGRAMAÇÃO

05.11

9h30

Abertura: 10 anos do USPGameDev

Auditório Imre Simon (CCSL)

11h

Post-mortem: Sohlepse

Auditório Imre Simon (CCSL)

14h

Post-mortem: Randovania

Auditório Imre Simon (CCSL)

16h - 19h

Workshop: Introdução à Godot

A-258

06.11

9h30

Palestra: Software Livre em Jogos

Auditório Imre Simon (CCSL)

10h30

Post-mortem: Marvellous Inc. 

Auditório Imre Simon (CCSL)

14h - 17h

Game Design com Janken Wars

B-3

07.11

9h30

Mesa redonda: Carreira de Gamedev no Brasil

Auditório Imre Simon (CCSL)

11h

Post-mortem: On the crossfire

Auditório Imre Simon (CCSL)

14h - 17h

Workshop: Introdução ao Level Design 

A-258

08.11

13h - 20h

OpenGames: venha jogar à vontade

Show: músicas de jogos ao vivo!

B-5


INSCRIÇÕES

O evento é gratuito, aberto ao público e qualquer pessoa pode participar. No entanto, para a organização, algumas atividades requerem inscrição prévia. 

 Não é preciso inscrição para assistir as palestras e nem para a Open Game, qualquer pessoa pode participar. 

 

Saiba mais

Para mais informações a respeito do evento, acesse a página do evento no Facebook

 

O IME-USP fica na Rua do Matão, 1010 na Cidade Universitária em São Paulo. Veja como chegar.

 

 

Marcelo Modesto Costa | 02.11.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2wspjm

IME-USP realiza workshop sobre o trabalho de Jean-Louis Koszul, em São Paulo, na década de 1950.

 

Durante os dias 13 e 14 de novembro de 2019, será realizado o 2º Workshop do São Paulo Journal of Mathematical Sciences, no Auditório Antônio Gilioi, no IME-USP. O evento contará com a participação de pesquisadores de diversas nacionalidades que irão discutir o trabalho de Jean-Louis Koszul em São Paulo, durante a década de 1950.

Koszul foi um matemático francês, conhecido por estudar geometria e descobrir o complexo de Koszul. Visitou a USP no final da década de 1950, no Centro Universitário Maria Antônia, onde a subseção de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP estava instalada na época.
   

Entre os palestrantes, estão confirmados Dmitri Alekseevsky, do ITTP Moscow da Rússia, Michel Nguiffo, da Universidade Montpellier da França,  Ugo Bruzzo, da Universidade Federal da Paraíba, Rui Loja Fernandes, da Urbana- Chapaign dos Estados Unidos, entre outros. 


Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, sem custo na página do evento www.ime.usp.br/~2wspjm.

 

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 21.10.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.