O Climathon é um hackathon global de 24 horas que será realizado pelo Climate-KIC e instituições parceiras, entre elas o Instituto de Matemática e Estatística, em várias cidades ao redor do mundo no dia 18 de junho de 2015.

Em São Paulo o evento é organizado pela Agência USP de Inovação em parceria com o Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP e com o Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (Bio Comp).

O evento se iniciará no dia 18 de junho de 2015 às 8:00 na Agência USP de Inovação, localizada na Av. Torres de Oliveira, 76 – Jaguaré, São Paulo/SP.

Programação completa aqui

Inscrições

 

No XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, que aconteceu em Vitória, ES, de 18 a 22 de maio de 2015, o Professor Doutor Daniel Macedo Batista, do Departamento de Ciência da Computação do IME recebeu o prêmio de melhor revisor de artigos do SBRC pela qualidade de seus pareceres.

 

Parabéns Daniel!!

 

Veja mais

O Instituto de Matemática e Estatística da USP conta com um centro de pesquisas dedicado, o Centro de Competência em Software Livre, e, além disso, oferece três disciplinas optativas relacionadas ao assunto.

Uma delas, Desenvolvimento de Software Livre, procura fornecer uma base para que o aluno aprenda a colaborar com projetos internacionais de desenvolvimento de software. Embora o curso tenha algumas aulas teóricas, o foco é a parte prática, na qual os estudantes fazem contribuições reais aos projetos.

 

Leia Mais

 

 

 

premiacao-dcc

 

fotografia da premiação

 

 

STUDENT OF VISION ABIE AWARD

(Anita Borg Institute)

 

Camila Fernandez Achutti is a master’s student in Scientific and Technological Education at the University of São Paulo. As a technology evangelist, Camila has a passion for advancing the role of women in tech and strongly believes that women can change the world through innovation. She created Women in Computing, the largest Portuguese-language website focused on women in tech, to build a community of girls and women interested in technology. In addition to her studies and efforts with Women in Computing, Camila works as national ambassador for the Technovation Challenge in Brazil, an all-female competition in which teams of students develop mobile apps to solve problems in their communities.

 

Esta é uma premiação internacional que reconhece os grandes talentos em cada uma das categorias.

 

Veja mais sobre a Camila

 

(texto enviado pela Secretaria do DCC)

 

 

Viabilizado por uma parceria entre a aceleradora Startup Farm e o Centro de Competência em Software Livre do IME-USP, teve início dia 1o de maio a edição "Disrupt: transformando ciência em negócios tecnológicos" da Startup Farm na Universidade de São Paulo. O programa, que terá duração de cinco semanas, conta com 15 equipes de empreendedores de todos os cantos do país selecionadas dentre quase cem inscritas.

 

A ideia do projeto surgiu há um ano, quando o professor Fabio Kon, vice-diretor do Centro de Competência de Software Livre da USP, enxergou uma oportunidade de levar a iniciativa para a universidade após participar da 10ª edição da Startup Farm, onde falou sobre sua pesquisa acadêmica sobre ecossistemas de startups.

 

Veja aqui a matéria completa.

 

 

A pesquisa do aluno Rodrigo Campiolo, doutorando do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, com orientação do Prof. Dr. Daniel Macêdo Batista, propõe o desenvolvimento de uma ferramenta para monitorar atividade maliciosa e detectar antecipadamente eventos e incidentes de segurança, através da correlação e análise de dados providos por sensores de redes tradicionais e outras fontes, como redes sociais, fóruns e registros de redes virtuais.

 

Os Sistemas de Alerta Antecipado (em inglês, Early Warning Systems) são muito utilizados para mitigar as consequências de desastres naturais. Um tsunami, por exemplo, se detectado com antecedência, pode ter um impacto consideravelmente menor no número de mortes e nas perdas materiais da região atingida.

 

Segundo Campiolo, mesmo quando um ataque é detectado, a cooperação limitada entre administradores de sistemas muitas vezes não evita que outros potenciais alvos sejam atacados. Justamente por isso, um bom EWS não apenas detecta ou prevê ameaças, mas propaga os alertas de forma eficiente, alcançando o maior número possível de interessados.

 

Notícia Completa

O Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, em reunião realizada em março deste ano, elegeu como Associado Honorário o professor Chaim Samuel Hönig.

 

Parabéns ao professor Chaim Samuel Hönig, do Departamento de Matemática do IME, pela indicação.

 

Veja lista completa