internetsecurity

Na última terça, dia 18 de junho de 2019, foi ao ar pela Rádio USP entrevista com o Professor Alfredo Goldman, do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, sobre a Teoria da Floresta Negra. O professor fez analogias a respeito da atual questão do comportamento da sociedade na internet e comentou sobre os porquês dessa analogia.

 

Ouça a entrevista em: https://jornal.usp.br/atualidades/internet-esta-se-tornando-um-ambiente-hostil/

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 25.06.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

noticia concurso doutor mat

Estão abertas as inscrições para 2 cargos de professor Doutor junto ao Departamento de Matemática. Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, pelo site https://uspdigital.usp.br/gr/admissao até as 17 horas do dia 06 de setembro de 2019. O professor trabalhará em Regime de Dedicação Integral Docência e a Pesquisa, recebendo um salário de R$ 10.830,94. 

 

Para participar do concurso, o candidato deverá apresentar um requerimento dirigido ao Diretor do IME-USP, Prof. Dr. Junior Barrera, que deverá constar o número do edital, endereço completo, e-mail, telefone para contato. Além dos seguintes documentos anexados:  memorial circunstanciado e comprovação dos trabalhos publicados e das atividades realizadas pertinentes ao concurso, prova de que é portador do título de doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional, prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino, título de eleitor, comprovantes de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa.

 

O concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira uma prova escrita de caráter eliminatório, e a segunda uma prova pública de arguição e julgamento do memorial e prova didática; a ser realizada de 30 a 120 dias após a aprovação das inscrições, que será divulgada no Diário Oficial do Estado.

 

O edital com mais informações está disponível em: 

https://www.ime.usp.br/images/arquivos/concursos/docentes/2019/Edital_MAT_022_2019.pdf

 

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 25.06.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 banner map2001 exposicao

 

O Instituto de Matemática e Estatística e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, convidam para a exposição de trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre de 2019, na disciplina MAP 2001 - Matemática, Arquitetura e Design. Na disciplina, grupos mistos de alunos do IME e da FAU realizam trabalhos que tenham como temática a intersecção das atividades recorrentes aos campos da Matemática e do Projeto de Arquitetura e Design.

 

Local: IME - Bloco B (perto da lanchonete do IME)
Data: 24 de Junho de 2019
Horário: 14h às 17h30

 

Para saber mais sobre a disciplina, faça o download gratuito do livro que narra o histórico da disciplina, intitulado "Matemática, Arquitetura e Design", através do link abaixo:
https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/matematica-arquitetura-e-design-1258

 

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 12.06.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ia etica

Em matéria do site Mobile Time, intitulada "Brasil precisa debater ética e direitos humanos em IA", publicada no dia 03.06.2019, o professor Marcelo Finger, chefe do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, explica a importância de se desenvolver Inteligência Artificial de forma ética.

 

Leia a matéria na íntegra, disponível em 

https://www.mobiletime.com.br/noticias/03/06/2019/brasil-precisa-debater-etica-e-direitos-humanos-em-ia/

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 12.06.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

panoramas matematica 700x300

Disciplina optativa oferecida pelo IME-USP, para alunos de graduação regularmente matriculados, terá sua quarta edição no segundo semestre de 2019

 

No segundo semestre de 2019 o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo oferece a quarta edição da disciplina Panoramas da Matemática - MAP2003. O objetivo da disciplina é introduzir visões e conceitos básicos de Matemática em contextos interessantes a alunos da USP que não necessariamente pertençam a cursos de Exatas. Com propostas diferentes em cada edição, a disciplina passeia por uma coleção de tópicos e temas da Matemática que ilustram sua beleza e seu funcionamento interno. Os professores da disciplina mostram uma visão descontraída da Matemática, sem deixar de mostrar a força do pensamento lógico na criação de estruturas abstratas que alargam a compreensão humana sobre seu entorno. 

 

A disciplina não possui pré-requisito e é optativa aberta para qualquer aluno regularmente matriculado em algum curso de graduação da USP. Nesta edição, o Prof. André Salles de Carvalho se somará aos professores Clodoaldo Grotta Ragazzo e Eduardo Colli, ministrando aulas e recepcionando os palestrantes convidados.

 

O professor Eduardo Colli ressalta que a experiência com as turmas dos anos anteriores de 2016, 2017 e 2018 foi bastante positiva: "o resultado tem sido muito bom, com os alunos saindo muito satisfeitos e maravilhados com o universo da matemática. É muito legal ver alunos de artes e humanidades (da ECA, da FFLCH...) contando ao final como foi essa experiência de conhecer as ciências matemáticas de perto, e mesmo os alunos de exatas, alguns declarando que se "reconciliaram" com a matemática depois da disciplina".

 

Conheça os professores:

André Salles de Carvalho
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Matemática pela City University of New York (1995). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em sistemas dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas dinâmicos em dimensões baixas, transformações de Hénon, poda, tranças e implicações entre tranças, e transformações pseudo-anosov.

Clodoaldo Grotta Ragazzo
Possui graduação em Biociências pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Física pelo Instituto de Física da USP (1989). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Trabalha na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferenciais ordinárias, sistemas hamiltonianos, mecânica de fluidos e equações diferenciais com retardamento. Foi diretor do IME-USP na gestão 2014 a 2018.

Eduardo Colli
Possui Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Matemática pelo IMPA (1993) e Doutorado em Matemática pelo IMPA (1996). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, particularmente em dinâmica unidimensional e em baixas dimensões. Atualmente é professor doutor no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Dedica-se a atividades ligadas à divulgação da Matemática, destacando-se a coordenação da Matemateca, do IME/USP e a participação no programa Aventuras na Ciência, voltado à produção de kits de introdução às ciências.

 

Saiba mais
Ementa da disciplina no Júpiter Web 
IME promove iniciativas para levar a matemática para fora do Instituto

projeto gloria

Foto: reprodução Jornal da USP 

Entrevista for ao ar em 03.06.2019 e está disponível no portal do Jornal da USP

 

Em entrevista concedida à Rádio USP, em 03.06.2019, o professor Marco Dimas Gubitoso, do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP, explicou o funcionamento do Projeto Glória, uma plataforma de inteligência artificial voltada para o combate à violência doméstica que tem por objetivo ampliar a coleta de dados e disseminar informação sobre o tema.

 

Ouça a entrevista na íntegra, disponível no portal do Jornal da USP: 

https://jornal.usp.br/atualidades/plataforma-utiliza-inteligencia-artificial-para-receber-denuncias-de-violencia-domestica/

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 04.06.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

acappoli usp tour 2019 Grupo se apresentará no saguão do Bloco B do IME-USP no dia 7 de junho, às 11:50

 

 

Na sexta-feira, dia 7 de junho, às 11:50, o Grupo Acappolli fará uma apresentação do projeto USP Tour 2019, no saguão do Bloco B do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

 

Para a apresentação do IME-USP, o grupo preparou um repertório com músicas de Elle King, Eurythmics, Lord, entre outras. O evento tem a duração prevista de 20 minutos. 

 

O Acappolli é um grupo de canto acappella, ou seja, sem uso de instrumentos, fundado na Escola Politécnica da USP em 2014 e que hoje conta com alunos de graduação e pós-graduação de várias unidades da USP, incluindo o IME. No ano de 2019 o grupo está realizando o projeto USP Tour, que pretende levar as apresentações do grupo para fora do ambiente da Escola Politécnica e divulgar mais um tipo de atividade artística que é desenvolvida na universidade.

 

 

-------

por Marcelo Modesto Costa em 30.05.2019
Serviço de Apoio Institucional do IME-USP
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.