MAT - Departamento de Matemática

Antonio Carlos Brolezzi

possui licenciatura em matemática (IME-USP, 1987), mestrado em educação (FEUSP, 1991) e doutorado em educação (FEUSP, 1996). Atualmente é professor associado do departamento de matemática do IME-USP e orientador do programa de pós-graduação em ensino de matemática do IME. Tem experiência na área de educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, resolução de problemas, ensino de cálculo, tecnologias, criatividade, empatia, imaginação e a formação do professor de matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2422103751979129 (11/02/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária 05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30916267 Fax: (11) 30916183 URL da Homepage: http://www.ime.usp.br/~brolezzi
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2015-Atual. PIBID 2015 - USP - Subprojeto de Matematica - Campus de Sao Paulo.
      Descrição: O subprojeto tem por objetivo a formação profissional do aluno do curso de Licenciatura do IME por meio do trabalho conjunto com os professores da educação básica e da universidade.. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (6) . Integrantes: Barbara Corominas Valerio - Coordenador / Vinicio de Macedo Santos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (6) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador / Bárbara Corominas Valério - Integrante / Émerson de Pietri - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    2. 2012-Atual. Criatividade, empatia e imaginacao em Vigotski
      Descrição: O objetivo desse projeto é aprofundar o estudo da relação entre criatividade e resolução de problemas em educação matemática, tomando como referência os temas da empatia e da imaginação tais como apresentados em Vigotski. Entre as fontes, estão os livros de Vigotski Psicologia da arte e Imaginação e criação na infância, escritos, respectivamente, em 1924 e 1930 e, eventualmente, menos conhecidos na educação matemática, além de relatos de pesquisas sobre criatividade e resolução de problemas. A empatia está sendo estudada como um construto que pode descrever a ampliação das vivências individuais em relação ao mundo da cultura, da arte e da ciência, por meio da partilha das experiências do outro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    3. 2009-2011. Criatividade na Educacao Matematica
      Descrição: Este projeto visa investigar formas criativas de lidar com o processo de ensino e aprendizagem da matemática, em particular o uso de tecnologias e seus reflexos na relação professor e aluno, com destaque para a questão do diálogo na educação matemática. O projeto interage com duas linhas de pesquisa da PUC-SP. Com a linha de pesquisa "A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores", relaciona-se por propor um estudo da formação do professor de matemática para atuar com projetos criativos em sala de aula, envolvendo, portanto, as representações dos professores feitas de sua prática e sobre as relações professor - aluno - saber matemático. Com a linha "Tecnologias da informação e Educação Matemática", relaciona-se por propor um estudo da incorporação de novas técnicas, particularmente, das tecnologias da informação e do uso de computadores de forma criativa no processo de ensino/aprendizagem da Matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    4. 2009-2011. Historia da Matematica e Projetos de Ensino
      Descrição: Este projeto visa identificar, na História da Matemática, elementos para se conceber produtos educacionais ligados à idéia de trabalhar com projetos de investigação na sala de aula de matemática. O projeto interage com duas linhas de pesquisa da PUC-SP. Com a linha de pesquisa "História, Epistemologia e Didática da Matemática", pois parte de uma análise da relação entre saberes científicos e escolares e à constituição histórico - cultural da Matemática, para propor projetos de investigação em sala de aula. Com a linha "Tecnologias da informação e Educação Matemática", o projeto interage ao propor o uso de novas técnicas, como os recursos computacionais e as redes de informação, para desenvolver projetos de pesquisa em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    5. 2009-2011. Historia e Educacao Matematica
      Descrição: O projeto tem por objetivo estudar questões relativas à metodologias de pesquisa em educação matemática envolvendo o uso da história, em particular o uso de história oral como recurso para se investigar questões relativas ao ensino de matemática e sua história. O projeto interage com a linha de pesquisa da PUC-SP intitulada "História, Epistemologia e Didática da Matemática", ao propor uma análise da relação entre saberes científicos e escolares e à constituição histórico - cultural da Matemática, em particular com o uso de fontes orais na investigação da história da matemática e da educação matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador. Número de orientações: 4
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    6. 2002-Atual. Relacoes entre historia e educacao matematica
      Descrição: Investigar as relações entre história e educação matemática, identificando questões metodológicas, didáticas e historiográficas envolvendo a história da matemática e o processo de ensino/aprendizagem da matemática. Desenvolver tendências da historiografia e da forma da escrita da história da matemática, que afetam o modo como se pode pensar nessa história para fins didáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Antonio Carlos Brolezzi - Coordenador.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2015 - Noturno, IME-USP.. 2016.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    2. Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2014 - Diurno, IME-USP.. 2015.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    3. Professor homenageado do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2014 - Noturno, IME-USP.. 2015.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    4. Professor Homenageado do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2012 - Diurno, IME-USP.. 2013.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    5. Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2011 - Diurno, IME-USP.. 2012.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    6. Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2009 - Diurno, IME-USP.. 2010.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    7. Paraninfo do Curso de Licenciatura em Matemática - Turma 2008 - Diurno, Instituto de Matemática e Estatística da USP.. 2009.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.
    8. 1 colocado em Concurso Público para Professor Doutor, IME-USP.. 2002.
      Membro: Antonio Carlos Brolezzi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (45)
    1. Mostra do CAEM 2019.Provas sem palavras e dobraduras. 2019. (Encontro).
    2. Semana da Matemática.Empatia no Ensino de Matemática. 2019. (Encontro).
    3. Virada Malba Tahan.Malba Tahan e a Matemática em Construção. 2019. (Encontro).
    4. Virada Malba Tahan.Malba Tahan e a beleza da matemática. 2018. (Encontro).
    5. Mostra do CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemátiticaca.Senoide com canudinhos. 2017. (Oficina).
    6. 32ª Feria del Libro 2015. Malba Tahan: o homem que sabia contar. 2015. (Feira).
    7. XI SNHM - Seminário Nacional de História da Matemática. Empatia e história da matemática. 2015. (Congresso).
    8. SELIC 2014 Semana da Licenciatura em Matemática.Criatividade em Vigotski e a resolução de problemas. 2014. (Encontro).
    9. IV Semana de Educação Matemática.Criatividade, empatia e resolução de problemas. 2013. (Encontro).
    10. Mostra Cultural do Colégio Albert Sabin. Juri do Projeto Consciência Sabin - Prêmio de Pré-Iniciação Científica. 2013. (Feira).
    11. Mostra do CAEM 2013.História da Matemática enquanto fonte da lógica da Matemática em construção. 2013. (Encontro).
    12. Mostra do CAEM 2013. A importância da história da matemática na formação do professor. 2013. (Exposição).
    13. XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Avaliador. 2013. (Congresso).
    14. SELIC 2012 Semana da Licenciatura em Matemática do IME- USP.Empatia cognitiva e educação matemática. 2012. (Encontro).
    15. SEMAT 2010 FSA.Resolvendo problemas. 2010. (Encontro).
    16. SEMAT 2009.Resolução de Problemas. 2009. (Encontro).
    17. SEMAT 2009.Resolução de problemas. 2009. (Encontro).
    18. VIII Semana de Ciências Exatas e Tecnologia Integrada.Trigonometria e Astronomia: aspectos históricos. 2009. (Encontro).
    19. 1º Seminário de História do Ensino de Matemática e das Ciências. 2008. (Seminário).
    20. Semana da Licenciatura do IME-USP.Pós-graduação para licenciados em matemática. 2008. (Encontro).
    21. Semana da Matemática.Episódios da história da álgebra e sua relação com o ensino de matemática. 2008. (Encontro).
    22. SEMAT 2008.Resolução de problemas. 2008. (Encontro).
    23. SEMAT 2008 - Semana da Matemática.Criatividade e resolução de problemas. 2008. (Encontro).
    24. VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. Algumas contribuições de Portugal na disseminação e estabelecimento das frações decimais. 2008. (Congresso).
    25. IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Pensamento reverso no ensino de matemática. 2007. (Encontro).
    26. Mostra do CAEM 2007.Matemática: aprendendo com pesquisa. 2007. (Oficina).
    27. Semana da Matemática. Alguns exemplos de história da matemática no ensino fundamental e médio. 2007. (Congresso).
    28. Seminário de Educação Estatística.História e educação matemática. 2007. (Seminário).
    29. I Feira de Profissões. 2006. (Feira).
    30. III HTEM - História e Tecnologia no Ensino de Matemática. Internet, história da matemática e educação matemática. 2006. (Congresso).
    31. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. A influência do positivismo na história da educação matemática no Brasil. 2006. (Congresso).
    32. 1º SPHEM - Seminário Paulista de História e Educação Matemática. 2005. (Congresso).
    33. IX Ebrapem.Sessão de comunicação. 2005. (Encontro).
    34. IX EBRAPEM.As linhas de pesquisa debatem em torno do tema do evento. 2005. (Encontro).
    35. II HTEM. Tecnologias. 2004. (Congresso).
    36. INFOM@T2004.Lógica. 2004. (Encontro).
    37. Semana da Licenciatura.Semana da Licenciatura em Matemática do IME-USP. 2004. (Encontro).
    38. VII EPEM. VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. (Congresso).
    39. VII EPEM. Práticas e currículos de matemática no ensino médio. 2004. (Congresso).
    40. VII EPEM. História da matemática na formação de professores. 2004. (Congresso).
    41. I Encontro para Integração dos Novos Docentes da Universidade de São Paulo. 2003. (Encontro).
    42. II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2003. (Seminário).
    43. I Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 2002. (Congresso).
    44. II CIEM - Congresso Internacional de Etnomatemática. 2002. (Congresso).
    45. V Encontro de Matemática da Universidade Brás Cubas.Trigonometria e Astronomia: Aspectos Históricos e Didáticos. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. BROLEZZI, A. C.; MIGUEL, Antonio ; ABDOUNUR, Oscar João ; SANTOS, Vinício de Macedo ; VALENTE, Wagner Rodrigues. SPHEM - 1° Seminário Paulista de História e Educação Matemática. 2005. Congresso
    2. BROLEZZI, A. C.. VII Encontro Paulista de Educação Matemática. 2004. (Congresso).. . 0.
    3. BROLEZZI, A. C.. XXXVII COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 2000. (Congresso).. . 0.
    4. BROLEZZI, A. C.. ForGRAD - Encontro das Regionais Sudeste e Centro-Oeste do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 1999. (Congresso).. . 0.
    5. BROLEZZI, A. C.. 2º Fórum das Licenciaturas da UFOP. 1999. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Antonio Carlos Brolezzi ⇔ Barbara Corominas Valerio (1.0)
      1. BROLEZZI, A. C. ; VALERIO, B. C. ; TREVIZAN, W. A.. O PIBID entre a Pesquisa e a Prática: Situações Potencialmente Adidáticas em Análise Combinatória na Escola de Aplicação da USP. Em: Emerson de Peitri; Vinicio Macedo Santos; Mirim Cardoso Utsumi; Claudia Valentina Assumpção Galian.. (Org.). A cooperação unversidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). 1ed.São Paulo. : Editora da Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 257-272.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Antonio Carlos Brolezzi ⇔ Orlando Stanley Juriaans (1.0)
      1. CASTRO, Helena Maria de Ávila ; FIGUEIREDO, Leila Maria Vasconcelos ; BROLEZZI, A. C. ; JURIAANS, Orlando Stanley ; HUMES, Ana Flora Pereira de Castro ; TOLOSA, Thiago Antonio Grandi de. Cálculo, vol. 1. São Paulo: McGraw-Hill. 2006. Tradução/Livro
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2020
Data de processamento: 13/07/2020 16:08:07