MAT - Departamento de Matemática

Ana Paula Jahn

Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestrado em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier (Grenoble 1), França (1998). Atualmente é professora do IME/USP ? Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes temáticas: didática da Matemática, formação de professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), integração de novas tecnologias e recursos digitais no ensino de Matemática (em particular, sistemas de Geometria Dinâmica) e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3612359023677691 (01/12/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística. Rua do Matão, 1010 Cidade Universitaria 12516410 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30919898
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2017-Atual. Resolucao de Problemas na Atividade Matematica de Professores e Alunos da Educacao Basica
      Descrição: Este projeto tem como finalidade promover a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Matemática, a partir da resolução de problemas, dentro e fora da sala de aula. Uma componente relevante e que merece atenção nessa temática está relacionada com a necessidade de se analisar e compreender a forma como os alunos pensam e raciocinam, bem como as ideias que constroem perante aquilo que lhes é proposto. Por isso, pretende-se que este estudo de investigação se foque na resolução dos problemas dos alunos, nomeadamente nas estratégias utilizadas, nas representações e expressão do pensamento matemático nessas resoluções e, na sequência, no contributo do feedback dado aos alunos, relativo a essas resoluções, para a melhoria da aprendizagem da Matemática. Para melhor compreender e aprofundar estes princípios e de forma a conseguir-se focar os pontos importantes do estudo e a identificar os conceitos fundamentais para a elaboração do quadro teórico, define-se os seguintes objetivos: Identificar e analisar as estratégias usadas e as ideias construídas pelos alunos, na resolução de problemas; Compreender como os alunos exploram os problemas propostos; Analisar o contributo do feedback dado aos alunos, relativo à sua resolução, para o desenvolvimento da sua capacidade de resolução de problemas e, em sequência, para uma melhor compreensão das ideias matemáticas; Analisar o contributo da resolução de problemas, dentro e fora da sala de aula, na compreensão dos conceitos matemáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Coordenador / Maria Cristina Bonomi - Integrante / Alexandra Pinheiro - Integrante.
      Membro: Ana Paula Jahn.
    2. 2013-2016. Resolucao de Problemas para o Ensino e Aprendizagem da Matematica
      Descrição: Este projeto visa investigar estratégias de formação para implementação da metodologia de resolução de problemas na sala de aula. Em termos da aprendizagem, estuda a importância das diferentes representações semióticas nas estratégias de resolução de problemas por alunos da Educação Básica. Em termos da formação de professores, visa investigar quais saberes docentes estão em jogo em práticas de sala de aula pautadas na resolução de problemas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Coordenador / Maria Cristina Bonomi - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Ana Paula Jahn.
    3. 2013-Atual. RECURSOS DIGITAIS DE MATEMATICA PARA A TRANSICAO ENSINO MEDIO / ENSINO UNIVERSITARIO
      Descrição: Este projeto tem como foco de interesse duas temáticas inter-relacionadas: o ensino e a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos do Ensino Superior de cursos de Exatas e formas de apoiar práticas pedagógicas envolvendo a integração de recursos digitais nesse nível de ensino. Seu principal objetivo é conceber e experimentar um dispositivo em torno das noções de função e de transformação linear que será apoiado em um banco de tarefas integrando recursos tecnológicos, elaborados com a finalidade de dar suporte ao ensino e à aprendizagem no nível universitário. Para tanto, faz-se necessário estudar o contexto institucional e cultural do respectivo sistema educativo, principalmente os aspectos associados às propostas curriculares e às práticas docentes, bem como analisar as dificuldades de estudantes ingressantes. Trata-se de uma pesquisa-desenvolvimento, baseada em ciclos de concepção e teste para desenvolvimento de um dispositivo informático permitindo a difusão de recursos adaptados e de qualidade; o acompanhamento dos usos desses recursos; uma avaliação do impacto de tal utilização nas aprendizagens de estudantes. A estratégia metodológica planejada compreende um desenvolvimento colaborativo e contínuo entre pesquisadores e professores colaboradores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Coordenador / Jana Trgalova - Integrante / Cristina Cerri - Integrante / Maria Cristina Bonomi - Integrante / Guy Athanaze - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
      Membro: Ana Paula Jahn.
    4. 2012-2013. Atividades de Formacao do Professor de Matematica com Resolucao de Problemas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Coordenador / Rosa Monteiro Paulo - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Jahn.
    5. 2012-2013. Uso de Recursos Tecnologicos no Ensino de Matematica ? estudo de processos de apropriacao de professores
      Descrição: Este projeto insere-se na temática de integração de novas tecnologias na sala de aula de Matemática, e mais especificamente, em formas de apoiar as práticas docentes para tal integração. Pensando na formação de professores, pode-se afirmar que o processo de apropriação de uma ferramenta é bastante complexo: artefatos precisam tornar-se instrumentos não só para as práticas matemáticas do professor, como também para suas práticas de sala de aula, ou seja, para ensinar Matemática. Essa complexidade do papel do professor sugere a necessidade de conceber recursos que os auxiliem no uso da tecnologia em sala de aula. Entende-se que é importante para o professor ter condições de avaliar criticamente atividades e recursos pedagógicos envolvendo tecnologias que são colocados a sua disposição. Este projeto tem por objetivo elaborar instrumentos de avaliação de recursos digitais e investigar o potencial e adequação destes no uso por docentes. O estudo compreende a organização de um dispositivo experimental no qual um grupo de professores será confrontado a situações de análise de recursos digitais, devendo avaliá-las por meio de instrumentos especialmente elaborados para tal. A proposta é acompanhar os professores neste tipo de situação, buscando investigar e identificar quais elementos ou tipos de recursos podem favorecer a apropriação por parte do professor e quais aspectos são relevantes para eles na escolha e adaptação de um recurso digital. Com isso, espera-se obter resultados que possam servir (a) ao desenvolvimento de dispositivos de formação de modo a assistir os professores em seus processos de apropriação de fontes digitais; (b) aos ?conceptores?, fornecendo elementos a serem considerados no design dos recursos, de forma a atender as necessidades dos professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Coordenador.
      Membro: Ana Paula Jahn.
    6. 2011-2013. O processo de formacao de licenciandos: acoes conjuntas da Universidade Publica e da Escola de Educacao Basica
      Descrição: O projeto tem como metas, ampliar as possibilidades de inserção do licenciando-bolsista na realidade escolar; conscientizar o licenciando quanto à importância da sua contribuição para a superação de problemas e desafios da escola pública de educação básica; formar o licenciando, em situação pré-serviço e com a colaboração da escola de educação básica. Pretende-se, com o projeto, incorporar à formação (inicial) do licenciando vivências e experiências proporcionadas pelo dia a dia da escola pública de educação básica. O Projeto integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNESP, coordenado, na instituição, pela Profa. Dra. Maria Antonia Granville. Coordenador de Área do subprojeto Matemática IGCE/FEG: Prof. Dr. José Ricardo Zeni.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Integrante / José Ricardo Zeni - Coordenador / Rosa Monteiro Paulo - Integrante / Arlete de Jesus Brito - Integrante / Miriam Penteado - Integrante / Tania Maria Lacaz Vilela Salgado - Integrante / Vera Lia Marcondes C. de Almeida - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Jahn.
    7. 2009-2011. Estudo do professor e de sua atividade no ensino de Matematica: concepcoes e recursos em e para sua atuacao profissional
      Descrição: Este projeto CAPES-COFECUB (n. 0625/09) tem por objeto de estudo o professor de Matemática e sua prática profissional. Trata-se de uma temática relativamente recente nas pesquisas em Educação Matemática, tanto no contexto nacional quanto internacional. Neste vasto campo, propõe-se estudar quatro eixos estreitamente relacionados: (1) representações sociais de professores e seus impactos sobre as práticas docentes; (2) decisões didáticas de professores e os conhecimentos que as influenciam; (3) integração de tecnologias educativas nas práticas de sala de aula associadas ao trabalho documental do professor; e (4) articulação entre o ensino secundário e o universitário. Os participantes do projeto possuem experiências em cada um desses eixos, adquiridas por meio de trabalhos de pesquisa anteriores que vêm sendo desenvolvidos há alguns anos. Este projeto visa ampliar a compreensão da situação atual, no Brasil e na França, em termos da utilização de recursos tecnológicos e de fontes pedagógicas digitais para o ensino e aprendizagem da Matemática. Busca-se, ainda, a construção de conhecimentos científicos sobre as representações sociais e práticas profissionais de professores, visando melhor formá-los e melhor assisti-los em suas atividades profissionais. Ao final dessa cooperação, pretende-se organizar um banco de tarefas e de fontes pedagógicas digitais ? concebidas e experimentadas nas diferentes fases do projeto ? a ser colocado à disposição de professores e formadores. As equipes envolvidas no projeto são: do lado brasileiro, UFPE e UNIBAN; e do lado francês, Universidade Paris 7 e INRP-Lyon 1.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Integrante / Tânia Maria Mendonça Campos - Integrante / Luc Trouche - Integrante / Jana Trgalova - Integrante / Marlene Alves Dias - Integrante / Licia Maia de Souza Leão - Coordenador / Michèle Artigue - Integrante / Iranete Lima - Integrante / Colette Laborde - Integrante. Financiador(es): CAPES-COFECUB - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Ana Paula Jahn.
    8. 2008-2010. FoPeD-Mat - Fontes Pedagogicas Digitais para o Ensino de Matematica
      Descrição: No campo da Educação Matemática, a partir dos anos 90, mesmo com um interesse crescente em pesquisas sobre (ou com) o professor, o desenvolvimento de teorias sobre práticas docentes e os suportes requeridos para estas práticas é relativamente novo. Nosso grupo de pesquisa tem empreendido ações buscando contribuir na construção de conhecimento relativo à temática de integração de novas tecnologias nas práticas de professores de Matemática, enfatizando a importância da aprendizagem compartilhada e de grupos colaborativos para o desenvolvimento profissional. O potencial das ferramentas digitais não é transparente, nem para o professor nem para o aluno, e, para serem integradas de forma efetiva nas aulas de Matemática, é crucial que se tenha um entendimento de como gerar processos de gênese instrumental. No caso da formação de professores, é possível que este processo seja ainda mais complexo: artefatos precisam tornar-se instrumentos não apenas nas práticas matemáticas dos professores, mas também em suas práticas docentes. Essa complexidade do papel do professor sugere a necessidade de conceber documentos que assistam o professor na sua sala de aula. A noção de «fonte pedagógica» para documentar a ação do professor emerge como uma possível resposta a esta demanda. Este projeto propõe investigar as possibilidades de concepção e produção de fontes pedagógicas digitais por (e para) professores de Matemática, supondo análises epistemológicas e didáticas, um desenvolvimento efetivo de fontes, uma análise de seus usos e de seus efeitos. Em particular, o estudo centrará especial atenção na questão das condições e estratégias adotadas pelo grupo de professores participantes (em formação inicial e/ou continuada) para gerenciar a transição de práticas de 'concepção para o uso' para 'concepção em uso'.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Coordenador. Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Ana Paula Jahn.
    9. 2007-2010. Inter2Geo - Interoperable Interactive Geometry
      Descrição: The main objective of the Intergeo Project is to make digital content for mathematics teaching in Europe more accessible, usable and exploitable. InterGeo will: 1) offer content in a searchable and metadata-tagged portal.;2) enable users to use their software of choice by specifying a common file format based on open standards; 3) test available material in the classroom. All stakeholders, software teams, resource authors, teachers and learners will be involved, in order to promote quality enhancement cycles.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Integrante / Luc Trouche - Coordenador / Jana Trgalova - Integrante / Sophie Soury-Lavergne - Integrante / Christian Mercat - Integrante. Financiador(es): Institut Nacional de Recherche Pedagogique - Cooperação.
      Membro: Ana Paula Jahn.
    10. 2005-2007. AprovaME - Argumentacao e Prova na Matematica Escolar
      Descrição: O projeto visa o mapeamento das concepções sobre argumentação e prova de alunos (14-16 anos), a fim de subsidiar a elaboração de situações de aprendizagem em ambientes informatizados para a prova. Entende-se que uma abordagem eficiente para o ensino da prova em Matemática requer, não apenas situações de aprendizagem inovadoras como também a aceitação e apropriação, pelos professores, de tais situações. Pretende-se investigar em que medida a participação de professores em grupos colaborativos durante o design de situações sobre prova matemática, oferece condições para uma implementação efetiva destas em suas salas de aula.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (25) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Integrante / Lulu Healy - Coordenador / Vincenzo Bongiovanni - Integrante / Janete Bolite Frant - Integrante / Celina Aparecida Almeida Pereira Abar - Integrante / Sonia Pitta Coelho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Jahn.
    11. 2002-2005. EaD: Transformacoes Geometicas
      Descrição: Estudo dos processos de mediação e avaliação em um projeto de Educação a Distância, relacionado com a aprendizagem de transformações geométricas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Coordenador / Lulu Healy - Integrante / Anderson Lopes - Integrante / Vincenzo Bongiovanni - Integrante / Mario Abbondati - Integrante / Nielce Meneguelo Lobo da Costa - Integrante / Walmir Rodrigues Bello - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Ana Paula Jahn.
    12. 2002-2005. Transformacoes em Educacao Matematica: aprendizagem em cenarios informatizados
      Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de cenários para aprendizagem de conceitos relaciondas a funções e transformações e a investigação do impacto de mídias tecnológicas nos processos cognitivos, epistemológicos e didáticos associados a estes coneitos. A pesquisa pretende analisar o potencial dos diferentes ambientes informatizados, tanto no ensino de Matemática vigente, quanto nas novas visões da própria Matemática permitidas por estes ambientes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Coordenador / Lulu Healy - Integrante / Vincenzo Bongiovanni - Integrante / Janete Bolite Frant - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3
      Membro: Ana Paula Jahn.
    13. 2000-2001. Integracao do Computador nas Aulas de Matematica do Ensino Fundamental: Formacao e Desenvolvimento de um Nucleo Ensino-Pesquisa
      Descrição: Este projeto tem por objetivo a criação e desenvolvimento de um núcleo de pesquisas e ensino-aprendizagem, construído a partir da parceria universidade-escola. A meta do projeto é buscar a integração do computador como ferramenta poderosa nas aulas de Matemática. Para tanto o núcleo pretende ser um espaço aberto para formação de professores e alunos, atuando através de oficinas, seminários, grupos de estudos, produção de material didático e na realização de pesquisas, sendo sua prioridade pesquisas voltada para os dois ciclos iniciais do Ensino Fundamental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ana Paula Jahn - Integrante / Lulu Healy - Integrante / Sandra Maria Pinto Magina - Coordenador / Nielce Meneguelo Lobo da Costa - Integrante / Ruy Cesar Pietropaolo - Integrante / Tânia Maria Medonça Campos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Paula Jahn.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (35)
      1. 1o LADIMA - Simpósio Latino-americano de Didática da Matemática.Análise do trabalho documental de professores de Matemática: reflexões sobre possibilidades e limitações metodológicas. 2016. (Simpósio).
      2. III Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. 2016. (Simpósio).
      3. SELIC - Semana da Licenciatura do IME-USP.LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Outra).
      4. Semana USP de Ciência e Tecnologia 2016. Problemas das 1001 noites. 2016. (Feira).
      5. 2° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.ESTUDO HISTÓRICO E DIDÁTICO DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO GEOMÉTRICA: UMA ABORDAGEM DINÂMICA PARA SEU ENSINO. 2015. (Simpósio).
      6. CIEMELP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Uso de diferentes registros de representação semiótica em situações didáticas num curso de formação inicial de professores de Matemática no Brasil. 2015. (Congresso).
      7. ICTMT12 - International Conference on Technology in Mathematics Teaching. Digital resource quality and evaluation: a pre-service teacher experience. 2015. (Congresso).
      8. Ciclo de Workshops - Múltiplas abordagens na pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática.Registros de Representação Semiótica e Aprendizagem Matemática na abordagem de R. Duval. 2014. (Encontro).
      9. Colóquio de Didática da Matemática.Teoria de Situações Didáticas de Guy Brousseau e a metodologia de Engenharia Didática. 2014. (Encontro).
      10. III SERP - Seminário em Resolução de Problemas.Representações e Resolução de Problemas: uma experiência no Ensino Médio inspirada no Rali Matemático. 2014. (Seminário).
      11. Seminário Comemorativo aos 10 anos do PPGEMat - Matemática na Escola.Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática. 2014. (Seminário).
      12. V SELIC - 5a. Semana da Licenciatura em Matemática.Importância de diferenças representações na resolução de problemas matemáticos. 2014. (Outra).
      13. 17ème Colloque International du Rallye Mathématique Transalpin.Activités de résolution de problèmes en formation d'enseignants. 2013. (Encontro).
      14. Mostra do CAEM 2013.Transformações Geométricas no Geogebra. 2013. (Encontro).
      15. VI HTEM - Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática.Formação de Professores de Matemática para uso de Tecnologias. 2013. (Encontro).
      16. 16 ème Colloque International du Rallye Mathématique Transalpin.Groupe de Travail sur les Fonctions Mathématiques. 2012. (Seminário).
      17. II SERP - Seminário em Resolução de Problemas.Resolução de Problemas e Tecnologias. 2011. (Seminário).
      18. XIII CIAEM - Conferência Iberoamericana de Educação Matemática. Uso da calculadora no ensino de Matemática nas séries iniciais: concepções de um grupo de estudantes de Pedagogia. 2011. (Congresso).
      19. 15ème Ecole d'Eté de Didactique des Mathématiques.Analyse de ressources pédagogiques de géométrie dynamique et amélioration de leur qualité. 2009. (Outra).
      20. CERME 6 - Sixth Conference of European Research in Mathematics Education. Quality process for dynamic geometry resources: the Intergeo project. 2009. (Congresso).
      21. II SIEMAT - Seminário Internacional de Educação Matemática. 2009. (Seminário).
      22. IV SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Dynamic Geometry Transformations: some functions and applications for the classroom. 2009. (Seminário).
      23. ICME 11 - International Congress on Mathematical Education. Studying plane linear transformations on a dynamic geometry environment: analysis of tasks emphasizing the graphic register. 2008. (Congresso).
      24. IV HTEM - Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática.Explorações em geometria espacial com o software Cabri 3D. 2008. (Outra).
      25. SIEMAT - Seminário Internacional de Educação Matemática. 2008. (Seminário).
      26. Worshop de Pesquisa em Educação Matemática. 2008. (Outra).
      27. III HTEM - Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática.Geometria Hiperbólica na formação inicial de professores de Matemática: perspectiva histórica em um ambiente de geometria dinâmica. 2006. (Outra).
      28. III SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A Geometria Hiperbólica na formação docente: possibilidades de uma proposta com o auxílio do Cabri-géomètre. 2006. (Seminário).
      29. VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. Transformações lineares planas: um experimento de ensino explorando os registros gráficos no ambiente Cabri-géomètre. 2006. (Congresso).
      30. Cercle des Géomètres Disparus.Cercle des Géomètres Disparus. 2005. (Seminário).
      31. Ecole Thématique - Méthodes d'enregistrement et d'analyse de données vidéo prises en situations de formation. 2005. (Outra).
      32. II Seminário Nacional de Tecnologia na Educação.II Seminário Nacional de Tecnologia na Educação. 2005. (Seminário).
      33. VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática.VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática: Matemática na escola, conteúdos e contextos. 2004. (Encontro).
      34. Conferência de 10 anos do Grupo de Pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática.Conferência GPIMEM - 10 anos (UNESP/RC). 2003. (Simpósio).
      35. I Congresso Internacional de Telemática na Educação. I Congresso Internacional de Telemática na Educação: Avanços, Desafios e Perspectivas. 2003. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. Jahn, Ana Paula; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. Virada Malba Tahan. 2018. Exposição
      2. Jahn, Ana Paula; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. Virada Malba Tahan. 2017. Exposição
      3. Jahn, Ana Paula; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. Mostra do CAEM 2017. 2017. Outro
      4. Jahn, Ana Paula; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. CAEM na Semana USP de Ciência e Tecnologia. 2017. Exposição
      5. Jahn, Ana Paula; SANTOS, M. A. ; CHAPARIN, R. O.. LIGA PROMAT - Competição de Resolução de Problemas Matemáticos. 2017. Concurso
      6. JAHN, A. P.; CERRI, C. ; CANDIDO, C. C. ; FERRAZ, R. ; MATHEUS, A. R. ; SALLES, P. P.. Virada Malba Tahan. 2016. Exposição
      7. CERRI, C. ; CANDIDO, C. C. ; JAHN, A. P. ; FERRAZ, R.. Mostra CAEM 2015. 2015. Outro
      8. JAHN, A. P.. V HTEM - Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matémática. 2010. (Congresso).. . 0.
      9. CAMPOS, T. M. M. ; JAHN, A. P. ; KARRER, Monica ; Alves Dias, M. ; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da ; FRANT, Janete Bolite. II SIEMAT - Seminário Internacional de Educação Matemática. 2009. Congresso
      10. JAHN, A. P.. VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. 2006. (Congresso).. . 0.
      11. JAHN, A. P.. III HTEM - Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 2006. (Congresso).. . 0.
      12. CAMPOS, T. M. M. ; JAHN, A. P.. I SIPEM - Seminário Internacional em Educação Matemática. 2000. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2000 até 2020
      Data de processamento: 13/07/2020 16:08:07