Em função da suspensão das aulas presenciais, toda a comunidade acadêmica se deparou com a necessidade de converter as atividades presencias para "a distância". Com isso, várias iniciativas para orientar essa transformação foram adotadas. Abaixo relacionamos algumas delas: 

 

PACA 

O PACA é um ambiente de aprendizagem virtual, hospedado e mantido pelo IME-USP, que contém uma coletânea de experiências com aulas remotas, preparadas por nossos professores.

 

 

Moodle para iniciantes

O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem e possui um grande conjunto de ferramentas que podem facilitar a utilização de tecnologia educacionais digitais. 

 

 

Web conferência

A conversão mais simples de uma aula presencial para uma online é usando tecnologias do tipo Web conferência. Neste post a equipe do Grupo de Apoio Técnico-Pedagógico (ATP-USP) indica algumas tecnologias de web conferência e explica como podem ser usadas em conjunto com a plataforma e-Disciplinas.

 

 

Videoaula.usp.br

Site desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação com tutoriais sobre videoaula e atividades remotas.

 

 

Aprendizagem em Ambientes Virtuais: Experiências, Estado da Arte e Potencialidades na USP (PRCEU/USP)

Treinamento disponibilizado na plataforma e-Disciplinas em que foram apresentadas a utilização de WebConf e outras possíveis ferramentas digitais, considerando o contexto de materiais, comunicação/interação e avaliação no processo on-line.

 

 

Ensine em casa

A cada dia, mais e mais educadores precisam passar a ensinar de casa.  Por isso a Google lançou um site com orientações e ferramentas para ajudar os professores durante o periodo de isolamento social. 

 

 

Jornal da USP

O Jornal da USP tem contribuído ativamente com na disseminação de informações relevantes, para que a comunidade acadêmica possa superar as dificuldades técnicas nesse momento.

 

 

 

Marcelo Modesto Costa | 07.04.2020
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.