Reddit

Use o subreddit r/maratona para discutir problemas ou tirar dúvidas.

Acampamento de Primavera 2018

Aulas e contests diários dados por Jakub Šafin (Xellos). Inscrição gratuita pela página.

08 a 12 de Outubro no CEC.

Listas de problemas
Fale conosco
Seletivas
Acampamentos
Aulas
História

A Prova II da Seletiva Individual USP 2020 já está no vjudge.

Para ter a senha de acesso, você deve preencher este formulário.

Link para o editorial.

Boa prova!

A Prova I da Seletiva Individual USP 202 já está no vjudge.

Para ter a senha de acesso, você deve preencher este formulário.

Link para o editorial.

Boa prova!

Regras Gerais

A Seletiva Individual 2020 faz parte do processo de escolha dos alunos e alunas que irão representar a USP campus Butantã na Maratona de Programação 2020.

  1. Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.

  2. No segundo semestre, teremos a prova “Seletiva USP 2020”, nos moldes das provas oficiais da Maratona de Programação. As 3 melhores equipes representarão a USP. Das demais, a melhor equipe formada apenas por alunos e alunas de primeiro ano (sem experiência prévia autodeclarada) também representarão a USP.

  3. As vagas restantes serão distribuídas entre os melhores colocados na Seletiva Individual e que não se classificaram no critério por equipes.

Os participantes que passaram pela prova por equipes irão competir com suas respectivas equipes. Os participantes que passaram pela Seletiva Individual devem escolher entre si a formação de suas equipes.

Formato Seletiva Individual 2020

  • A Seletiva Individual consistirá de várias provas que irão acontecer no decorrer do primeiro semestre de 2020.

  • Parte da Seletiva Individual irá acontecer no grupo do vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta no vjudge e se inscrever no grupo.

  • Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving.

  • A Prova Oficial vai ficar aberta no vjudge por 1 semana, mas pedimos que vocês façam ela num intervalo de 3h 20min (200 minutos).

  • Para permitir nosso controle, cada Prova Oficial vai ter um formulário que você deve preencher indicando qual o ELAPSED TIME, no vjudge, de quando você começou a fazer a prova. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!

  • Pedimos que vocês só leiam a Prova Ofical depois de preencher o formulário. Preencher o formulário é o que oficialmente dá início à sua participação na prova oficial.

  • Os links necessários para participar serão divulgados aqui no blog e no Channel do MaratonUSP no Telegram.

  • Depois da semana da Prova Oficial, vai abrir no grupo do vjudge a Prova Upsolving. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas não terá a restrição de tempo para submeter soluções. Você é livre para submeter na Prova Upsolving em qualquer horário, e todo problema resolvido na Prova Upsolving que não foi resolvido na Prova Oficial será contabilizado.

Colaboração e Uso de Internet

  • Durante a Prova Upsolving os participantes podem colaborar trocando ideias ou dicas (altamente recomendado).

  • Não é permitido troca de soluções (código).

  • Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) deve ser proibido procurar pela solução do problema (ideia ou código) na internet.

  • Se o participante sabe que um certo problema requer de alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, pode procurar na internet ou livros sobre aquilo (aprender o conceito), tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. É proibido copiar e colar o código diretamente. Lembre que a intenção é que cada participante aprenda e implemente coisas novas ao longo das provas, e as saiba aplicar aos problemas, não que só saiba usar como uma “caixa preta”.

  • Caso se encontre algum tipo de cola que infrinja algum dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.

Pontuação e Critério de Desempate

  • Todo aluno ou aluna que preencheu pelo menos um formulário da Prova Oficial está se inscrevendo na Seletiva Individual como um todo.

  • Cada questão resolvida em Prova Ofical vale 2 pontos.

  • Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.

  • Caso exista empate em pontos, se prosseguirá a fazer o desemapate pelos seguintes critérios (nessa ordem):

    1. Quantidade de problemas resolvidos em Prova Oficial.
    2. Maior quantidade de Provas Oficiais da seletiva 2020 que participou.
    3. Maior rating máximo no Codeforces.
    4. Competidor mais velho.
    5. Sorteio.

Turma Turma

Nesta sexta-feira aconteceu a primeira aula do BixeCamp 2020, o curso introdutório do MaratonUSP para programação competitiva. A aula contou com nosso ilustre coach Nathan Proença, assim como a presença de vários membros veteranos do grupo.

Gostaríamos de agradecer a todos xs calourxs que participaram da aula, contamos com vocês nas próximas sextas :)

Caso você tenha perdido essa primeira aula, visite nosso canal no youtube, onde é possível encotrar gravações do BixeCamp. Além disso, não deixe de acompanhar e fazer os exercicios da planilha do BixeCamp.

BixeCamp 2020

O BixeCamp é o curso de introdução à programação competitiva do MaratonUSP. Neste semestre, nós vamos ensinar desde o básico de programação em C++ até algoritmos mais avançados para ajudar a resolver os problemas das competições.

A primeira aula vai ser dia 06 de Março (sexta-feira) às 14h no CEC (Fica do lado da Seção de Alunos).

Contamos com a presença de vocês!