LCC-Win32
Tutorial
Primeiro contato com o ambiente WEdit
Parte 1 | Parte 2
  Traduzido do original por
Félix Almeida

Este tutorial serve como uma rápida introdução ao uso do ambiente de programação Lcc-Win32 / WEdit. Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o WEdit ou sobre programação em C, porém você já deveria estar familiarizado com o uso de programas para o Microsoft Windows.


Seu primeiro programa em C


Todo tutorial decente sobre programação começa com um programa simples que mostra as palavras "Hello World" na tela. Este não será uma exceção.

Conforme você provavelmente já sabe, todo programa em C consiste de alguns arquivos fonte e outros arquivos de definições que são usados pelo compilador e pelo link-editor para criarem um programa executável. Uma vez que podem existir muitos arquivos fonte (várias centenas ou milhares em grandes projetos) com inúmeras dependências mútuas e interligações, o compilador deve ser instruído sobre quais arquivos fonte devem ser compilados, quais dependências eles contêm, etc. Essas informações são geralmente armazenadas num arquivo chamado Makefile. Makefiles seguem uma sintaxe muito restrita e podem se tornar bastante complicados (em grandes empresas de software, há pessoas cuja única tarefa é escrever makefiles!), por isso que o WEdit lhe oferece um jeito mais intuitivo de manter todas essas informações necessárias para fazer o seu programa.

Toda vez que você começar a escrever um programa no LCC-Win32, você estará criando um novo projeto. Depois, você terá que adicionar arquivos a esse projeto, modificar as propriedades da sua aplicação e poderá até usar um sistema de controle de versões, que lhe ajudará tanto a manter um registro das modificações feitas por você no projeto como também a trabalhar em grupo nele.

Clique no menu Project, depois na opção Create ... .


Você deve fornecer um nome para o projeto.

Digite hello


O WEdit agora precisa saber onde seus arquivos fonte serão colocados (Working directory) bem como os arquivos objeto e o executável (Output directory).

Use o botão Browse para escolher um diretório de sua preferência.


Deixe as demais opções como estão. Você pode ter notado que o tipo do projeto (Type of project) está definido como 'Aplicação para o Console' (Console Application). No Windows, há basicamente dois tipos de programas de usuário

- Aplicações para o Console (Console Applications), que são executadas numa janela de texto (também conhecida como Prompt do MS-DOS);
- Aplicações Gráficas (GUI Applications), que usam janelas, menus e outros elementos visuais como parte de sua interface com o usuário.

Nosso primeiro programa será uma aplicação para o console.

Clique em Create


O WEdit pode criar para você um esqueleto básico para a sua aplicação, a fim de que você não o tenha que escrever manualmente toda vez que você começar um novo projeto. Na nossa simples aplicação para o console, o WEdit criará o arquivo fonte hello.c e colocará algum código útil dentro dele.

Clique em Sim


A próxima janela de diálogo permite-nos modificar outras propriedades do projeto. Nós não precisamos modificar nada para esse nosso projeto.

Clique em Ok


Então, como última parte da definição do novo projeto, você verá janelas de diálogo a respeito de configurações do compilador (Compiler), link-editor (Linker) e depurador (Debugger). Novamente, você não terá que modificar nada para o nosso 'Hello World'.

Clique nos botões Avançar e, na última página, no botão Concluir.


Agora você verá o conteúdo do arquivo hello.c, que foi gerado pelo WEdit.

Se você já sabe alguma coisa sobre programação em C, você rapidamente verá que se for executado, o programa procurará pelo número de argumentos passados pela linha de comando. Se nenhum argumento foi passado, ele chamará a função

void Usage(char *programName)

E aqui é o lugar onde nós colocaremos o nosso código para mostrar as palavras Hello World.

Reescreva a chamada de função (na linha 7)


fprintf(stderr,"%s usage:\n",programName);

para

fprintf(stderr,"\n\nHello World!\n\n");

Dica: no canto inferior direito da janela da aplicação, você verá o nome da função, a linha e a coluna correspondentes à posição atual do cursor.

Nota: a seqüência '\n' é o caractere de formatação em C para mudança de linha. O nosso programa fará portanto duas mudanças de linha, depois mostrará o texto Hello World e novamente fará duas mudanças de linha.

Agora chegou a hora de gerar o executável do nosso programa.

Clique em Compiler / Make.


O WEdit mostrará a lista de arquivos que foram modificados e nos oferece a chance de salvá-los. Se você não salvar os arquivos, o compilador não conseguirá perceber as modificações que você fez.

Clique em Save all


Uma janela aparecerá na parte inferior da janela do WEdit e lhe informará sobre o andamento do processo de compilação.

Dica: no canto inferior esquerdo da janela do WEdit você verá três pequenos botões:
Você pode usá-los para mostrar/esconder a janela de status.

Agora você está pronto para executar o seu programa.

Clique em Compiler / Execute hello.exe


E aqui está como o resultado deveria se parecer:

Parabéns!
Você compilou com sucesso a sua própria aplicação Hello World!

Todo o material contido nestas páginas são de propriedade do mantenedor do web site.
Reprodução de qualquer elemento não é permitida sem um prévio consentimento.
No caso de citação, favor mencionar a origem (URL da homepage).