LCC-Win32
Tutorial
Primeiro contato com o ambiente WEdit
Parte 1 | Parte 2
  Traduzido do original por
Félix Almeida

Depois que você tiver compilado e executado com sucesso a sua primeira aplicação para o console, é hora de passar para outro nível - programação usando interface gráfica.

Antigamente, os computadores somente eram capazes de receber e fornecer informações através de interfaces simples baseadas em texto, o que é suficientemente coberto pela biblioteca padrão da linguagem C stdio.h (nós usamos a função printf() dessa biblioteca na nossa aplicação Hello World para o console). Hoje em dia, a grande maioria dos usuários de computador usam interfaces gráficas - também conhecidas como GUI (Graphical User Interface) - para controlarem as aplicações com as quais trabalham. Através do uso de janelas, que contém controles como caixas de texto, botões, etc., a interação com o usuário é mais intuitiva e fácil.

Porém, isso não significa que atualmente toda aplicação para computador deva usar GUI. Na verdade, frequentemente se vê um péssimo hábito de colocar GUI em aplicações que seriam melhor controladas através da linha de comando (ferramentas para administração remota de servidores são um bom exemplo disso). Além do mais, em geral é uma boa prática separar uma aplicação em duas partes - a parte de linha de comando responsável pela execução das tarefas, e a parte de interface com o usuário.


Seu primeiro programa usando a GUI do Windows


Nós continuaremos com o nosso programa Hello World, mas desta vez nós usaremos a GUI do Windows. Nossa aplicação consistirá de uma simples janela de diálogo contendo uma mensagem e um botão para fechá-la.

Clique no menu Project, depois na opção Create ... .


Você deve fornecer um nome para o projeto.

Digite hello-win


Como na primeira parte deste tutorial, o WEdit agora precisa saber onde seus arquivos fonte serão colocados (Working directory) bem como os arquivos objeto e o executável (Output directory).

Use o botão Browse para escolher um diretório de sua preferência (escolha um diretório diferente daquele que você usou para a aplicação para o console)


Note que o tipo do projeto (Type of project) agora é 'Executável para Windows' (Windows executable)!

Clique em Create


O WEdit pode criar para você um esqueleto básico para a sua aplicação, a fim de que você não o tenha que escrever manualmente toda vez que você começar um novo projeto. Na nossa simples aplicação gráfica, o WEdit criará o arquivo fonte hello-win.c e colocará algum código útil dentro dele.

Clique em Sim


A próxima janela de diálogo permite-nos modificar outras propriedades do projeto. Uma vez que queremos que a nossa aplicação apenas mostre uma janela com uma informação, nós selecionaremos o seu tipo como sendo uma aplicação beaseada em janelas de diálogo (dialog based application).

Selecione o botão de rádio Dialog based no grupo Type of application, depois clique em Ok


Como última parte da definição do novo projeto, você verá janelas de diálogo a respeito de configurações do compilador (Compiler), link-editor (Linker) e depurador (Debugger). Você não terá que modificar nada para o nosso projeto 'Hello World'.

Clique nos botões Avançar e, na última página, no botão Concluir.


Agora você verá o conteúdo do arquivo hello-win.c, que foi gerado pelo WEdit.

Diferentemente da nossa aplicação Hello World para console, onde todas as informações que descrevem o comportamento e a aparência do programa estavam contidas no arquivo hello.c, a descrição dos elementos gráficos da interface com o usuário está convenientemente armazenada num arquivo diferente, chamado arquivo de recursos (resources file).

Se você der uma olhada acima, na janela de diálogo sobre as características da aplicação (Application characteristics), você verá dois arquivos que estão relacionados com recursos: o arquivo de recursos hello-win.rc, e o arquivo-cabeçalho de recursos (resources header file) hello-winres.h.

Agora nós abriremos o arquivo de recursos no Editor de recursos (Resource editor) e o editaremos apropriadamente.

Selecione Resources / Open a partir do menu.

Selecione o arquivo hello-winres.h e clique em Abrir


Então você poderá ver uma diagramação básica para a sua janela de diálogo ...

... e também a paleta de controles.

Você pode usar essa paleta para posicionar controles na sua janela de diálogo. Dê um duplo clique em qualquer item para acessar a janela de propriedades. Sinta-se à vontade para explorar o editor de recursos até que a diagramação da sua janela de diálogo se pareça com algo como o seguinte:

Feche o editor de recursos e clique em Sim para salvar as modificações


Para terminar, basta gerar o executável a partir do menu Compiler e executá-lo.

Parabéns!
Você chegou ao final do tutorial do Lcc-Win32. Através dele você teve apenas uma noção de como as coisas funcionam. Para usar todo o potencial que o Lcc-Win32 lhe oferece você terá que praticar e experimentar muito. Boa sorte!

Todo o material contido nestas páginas são de propriedade do mantenedor do web site.
Reprodução de qualquer elemento não é permitida sem um prévio consentimento.
No caso de citação, favor mencionar a origem (URL da homepage).