Tutorial Primeiro contato com o ambiente WEdit Parte 1 | Parte 2 |
![]() F�lix Almeida |
Este tutorial serve como uma r�pida introdu��o ao uso do ambiente de programa��o Lcc-Win32 / WEdit. N�o � necess�rio nenhum conhecimento pr�vio sobre o WEdit ou sobre programa��o em C, por�m voc� j� deveria estar familiarizado com o uso de programas para o Microsoft Windows.
Seu primeiro programa em C
Todo tutorial decente sobre programa��o come�a com um programa simples que mostra as palavras "Hello World" na tela. Este n�o ser� uma exce��o.
Conforme voc� provavelmente j� sabe, todo programa em C consiste de alguns arquivos fonte e outros arquivos de defini��es que s�o usados pelo compilador e pelo link-editor para criarem um programa execut�vel. Uma vez que podem existir muitos arquivos fonte (v�rias centenas ou milhares em grandes projetos) com in�meras depend�ncias m�tuas e interliga��es, o compilador deve ser instru�do sobre quais arquivos fonte devem ser compilados, quais depend�ncias eles cont�m, etc. Essas informa��es s�o geralmente armazenadas num arquivo chamado Makefile. Makefiles seguem uma sintaxe muito restrita e podem se tornar bastante complicados (em grandes empresas de software, h� pessoas cuja �nica tarefa � escrever makefiles!), por isso que o WEdit lhe oferece um jeito mais intuitivo de manter todas essas informa��es necess�rias para fazer o seu programa.
Toda vez que voc� come�ar a escrever um programa no LCC-Win32, voc� estar� criando um novo projeto. Depois, voc� ter� que adicionar arquivos a esse projeto, modificar as propriedades da sua aplica��o e poder� at� usar um sistema de controle de vers�es, que lhe ajudar� tanto a manter um registro das modifica��es feitas por voc� no projeto como tamb�m a trabalhar em grupo nele.
Clique no menu Project,
depois na op��o Create ... .
Voc� deve fornecer um nome para o projeto.
Digite
hello
O WEdit agora precisa saber onde seus arquivos fonte ser�o colocados (Working directory)
bem como os arquivos objeto e o execut�vel (Output directory).
Use o bot�o Browse para
escolher um diret�rio de sua prefer�ncia.
Deixe as demais op��es como est�o. Voc� pode ter notado que o tipo do projeto (Type of
project) est� definido como 'Aplica��o para o Console' (Console Application). No
Windows, h� basicamente dois tipos de programas de usu�rio
- Aplica��es para o Console (Console Applications), que s�o executadas numa janela de
texto (tamb�m conhecida como Prompt do MS-DOS);
- Aplica��es Gr�ficas (GUI Applications), que usam janelas, menus e outros elementos
visuais como parte de sua interface com o usu�rio.
Nosso primeiro programa ser� uma aplica��o para o console.
Clique em
Create
O WEdit pode criar para voc� um esqueleto b�sico para a sua aplica��o, a fim de que voc� n�o
o tenha que escrever manualmente toda vez que voc� come�ar um novo projeto. Na nossa simples
aplica��o para o console, o WEdit criar� o arquivo fonte hello.c e colocar� algum c�digo �til
dentro dele.
Clique em Sim
A pr�xima janela de di�logo permite-nos modificar outras propriedades do projeto. N�s n�o
precisamos modificar nada para esse nosso projeto.
Clique em Ok
Ent�o, como �ltima parte da defini��o do novo projeto, voc� ver� janelas de di�logo a respeito
de configura��es do compilador (Compiler), link-editor (Linker) e depurador
(Debugger). Novamente, voc� n�o ter� que modificar nada para o nosso 'Hello World'.
Clique nos bot�es Avan�ar
e, na �ltima p�gina, no bot�o Concluir.
Agora voc� ver� o conte�do do arquivo hello.c, que foi gerado pelo WEdit.
Se voc� j� sabe alguma coisa sobre programa��o em C, voc� rapidamente ver� que se for executado, o programa procurar� pelo n�mero de argumentos passados pela linha de comando. Se nenhum argumento foi passado, ele chamar� a fun��o
void Usage(char *programName)
E aqui � o lugar onde n�s colocaremos o nosso c�digo para mostrar as palavras Hello World.
Reescreva a chamada de
fun��o (na linha 7)
fprintf(stderr,"%s usage:\n",programName);
para
fprintf(stderr,"\n\nHello World!\n\n");
Dica: no canto inferior direito da janela da aplica��o, voc� ver� o nome da fun��o, a linha e a coluna correspondentes � posi��o atual do cursor.
Nota: a seq��ncia '\n' � o caractere de formata��o em C para mudan�a de linha. O nosso programa far� portanto duas mudan�as de linha, depois mostrar� o texto Hello World e novamente far� duas mudan�as de linha.
Agora chegou a hora de gerar o execut�vel do nosso programa.
Clique em Compiler /
Make.
O WEdit mostrar� a lista de arquivos que foram modificados e nos oferece a chance de salv�-los.
Se voc� n�o salvar os arquivos, o compilador n�o conseguir� perceber as modifica��es que voc�
fez.
Clique em Save
all
Uma janela aparecer� na parte inferior da janela do WEdit e lhe informar� sobre o andamento do
processo de compila��o.
Dica: no canto inferior esquerdo da janela do WEdit voc� ver� tr�s pequenos bot�es:
Voc� pode us�-los para mostrar/esconder a janela de status.
Agora voc� est� pronto para executar o seu programa.
Clique em Compiler /
Execute hello.exe
E aqui est� como o resultado deveria se parecer:
Parab�ns!
Voc� compilou com sucesso a sua pr�pria aplica��o Hello World!