Primeira Fase: 10 de setembro de 2016
Final Brasileira: Belo Horizonte, 11 e 12 de novembro de 2016

Maratona de Programação 2016

No ano de 2016 ocorreu a XXI Maratona de Programação, uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação. A primeira fase ocorreu em 10 de setembro, e nela participaram 779 times de 231 escolas em 49 sedes espalhadas pelo país. Pela primeira vez todas as sedes participaram da correção centralizada, e a equipe de juízes chefiada pelo Prof. Ricardo Anido corrigiu as submissões de todas as sedes

Problemas e Resultados da Primeira Fase 2016

A final brasileira de 2016 foi realizada em Belo Horizonte, MG, com realização da UFMG, CEFET-MG e PUC-Minas. Os diretores da final brasileira são Vinicius Fernandes dos Santos (UFMG), Douglas G. Macharet (UFMG), Jefersson A. dos Santos (UFMG) e Sandro Renato Dias (CEFET-MG).

Os problemas do warm-up. Folha de informações. Entradas e saídas. Autores dos problemas:

Problemas da competição. Folha de informações. Entradas e saídas. Autores dos problemas: As pessoas abaixo ajudaram no desenvolvimento do conjunto de problemas criando e aperfeiçoando os enunciados, soluções casos de teste e checadores das entradas e saída: Bruno Junqueira Adami, Brazil; Fidel I. Schaposnik, Argentina; Guilherme Albuquerque Pinto, Brazil; Luis Fernando Dorelli de Abreu, Brazil; Paulo Cezar Pereira Costa, Brazil; Rafael Armando Garcia Gomez, Colombia; e Yonny Mondelo Hernández, Cuba.

Resultados da competição

O time campeão da XXI Maratona de Programação 2016 foi o time 0xE da Universidade Federal de Pernambuco, formado por Lucas Almeida Pereira de Lima, Duhan Caraciolo e Mario Henrique da Silva e pelos coaches Katia Guimarães e Gustavo Stor. É a nona vez que uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco é campeã da Maratona em 21 edições da competição. Será a décima segunda vez que a UFPE representará o Brasil em uma final mundial do ICPC.

Os times medalhistas foram:

O placar final da competição pode ser conferido neste link. Estatísticas. Clarifications. Runs.

Neste ano foram reconhecidos os campeões regionais:

Várias fotos, vídeos e muito da festa estão disponíveis na página da Maratona no Facebook.

Além da competição oficial houve uma competição "café com leite" com a participação de 14 equipes. A equipe "Rumpelstiltskin" sagrou-se campeã e era formada por Ivan Petrin, Marcos Kawakami e Fernando Fonseca.

Curso de Treinamento - Unicamp

O treinamento ocorreu de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2017, sob coordenação do Prof. Rodolfo Azevedo do IC-Unicamp. Participaram 133 estudantes dos quais 24 estarão nas finais mundiais da competição em maio de 2017. Os instrutores, amplamente conhecidos na comunidade da Maratona foram Maxim Akhmedov e Mike Mirzayanov, que organizaram 11 competições e 10 aulas para os estudantes. O evento foi patrocinado pela Google, Microsoft e InMetrics.

Escola de Verão 2017

Participação na Final Mundial

Classificaram-se para a Final Mundial em Rapid City, Estados Unidos, de 20 a 25 de maio de 2017 as seguintes universidades brasileiras: